Estreando no Grupo Especial, a Acadêmicos de Niterói realizou, no último dia 30 de setembro, a gravação do seu samba oficial para o Carnaval 2026. A escola da Cidade Sorriso levará para a Marquês de Sapucaí o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, do carnavalesco Thiago Martins, que conta a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A gravação ocorreu no Estúdio Century, e o CARNAVALESCO conversou com alguns integrantes da agremiação que participaram desse momento histórico para a escola.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Gustavo Vieira, de 15 anos, ficou muito feliz em participar da gravação da agremiação onde deu seus primeiros passos no samba. O jovem estudante começou a tocar no ano passado e está ansioso com a repercussão do samba, imaginando como a Sapucaí vai receber a caçula do Especial exaltando o presidente do Brasil.

niteroigrava26 1
Gustavo Vieira

“Estou bem feliz. A Niterói subiu, gosto muito e comecei na Niterói. Estar no Grupo Especial agora, ter essa oportunidade de vir ao estúdio gravar com meus amigos e o mestre de bateria, é algo que me deixa muito contente. O samba e o enredo são bem fortes, até porque a Niterói acabou de subir e está falando do presidente Lula, um tema que divide opiniões. Acho o enredo bom e potente, sobre o nosso presidente. A Avenida toda vai cantar, vai ser uma coisa muito maneira”, disse Gustavo.

Pablo de Oliveira, músico de 27 anos, toca na “Cadência de Niterói” desde 2024 e se emocionou ao participar da gravação. Ele destacou a força da obra que a Azul e Branco levará à Sapucaí e acredita que o samba conquistará os foliões.

niteroigrava26 4
Pablo de Oliveira

“É bacana pra caramba! A escola acabou de subir para o Grupo Especial. É a minha primeira vez gravando. O samba é bonito, a melodia mexe bastante com a gente, falando do presidente Lula. É uma obra que toca o coração, não só o meu, mas acredito que o de todo mundo”, afirmou o músico.

Vinicius Braga, de 32 anos, que está na Niterói desde 2023, também participou da gravação e destacou seu verso favorito do samba, ‘Vale uma nação, vale um grande enredo, em Niterói o amor venceu o medo’.

niteroigrava26 3
Vinicius Braga

“É gratificante fazer parte dessa gravação, a primeira no Grupo Especial, de uma escola recém-chegada. Pra mim, é uma satisfação enorme estar presente nesse momento. O samba traz uma representatividade política muito forte. Sou negro, de favela, pobre, e o enredo fala de um presidente que representa muito pra gente. Fui beneficiado por programas como o Pronatec, onde me formei, então é gratificante contar um pouco da história de um presidente que considero um dos melhores do Brasil”, afirmou Vinicius.

Diego Nicolau também integrou o coro da gravação marcando seu retorno à ala musical de uma escola de samba. O cantor elogiou a escolha de Dona Lindu, mãe do presidente Lula, como narradora da história do filho.

niteroigrava26 2
Diego Nicolau

“O que me motivou muito a vir é o enredo. Acho incrível mostrar a vida do maior estadista do país, um homem com uma trajetória tão marcante. Isso me motivou a voltar ao time de canto, agora na Niterói, com o Emerson. A expectativa é a melhor possível. A escola está se preparando muito bem, com uma equipe excelente, e vamos brigar para fazer um desfile bonito. Os compositores foram muito felizes em colocar a mãe do Lula como narradora da história. Isso deixou tudo mais emotivo e verdadeiro. O samba é aguerrido, crítico, bate em quem tem que bater. É muito atual, mesmo contando a trajetória do personagem. Acho que as pessoas vão se enxergar ali. Quem é pobre no Brasil se espelha no presidente Lula, porque é uma história parecida com a de muitos brasileiros. Vai ficar muito bonito”, declarou Nicolau.