A quadra da Imperatriz Leopoldinense viveu um dia de pura emoção neste domingo. Em uma grande festa que reuniu a comunidade de Ramos, o mundo do samba e convidados especiais, a cantora Iza foi coroada rainha de bateria da agremiação, retomando o posto após três anos. O retorno da artista à sua escola do coração simbolizou não apenas a volta de uma musa, mas também a reafirmação de laços, memórias e raízes com a Leopoldina.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

A coroação aconteceu no palco principal da quadra, com direito a feijoada, apresentações dos segmentos da escola e show completo do cantor Tiee. Iza foi anunciada pela presidente Cátia Drumond, pelo vice-presidente João Drumond, e recebeu das mãos da atriz Cris Vianna, que reinou por quatro anos à frente da bateria, a coroa que a consagra novamente como Rainha da Swing da Leopoldina, comandada por mestre Lolo.

“Estou muito feliz. Me sinto muito lisonjeada. Não iria para outra escola. Só faz sentido porque sou daqui, estudei ali atrás, morava aqui, minha família está toda na quadra. Samba é sobre isso: legado, pertencer, saber de onde você veio. Fico muito feliz de me sentir abraçada e amada pela comunidade”, disse Iza, emocionada.
‘Sou toda da Imperatriz’

Em nova fase da vida, agora como mãe, Iza contou que se sente mais preparada e organizada para encarar o desafio de reinar novamente à frente da bateria.
“Mãe, a gente dá jeito de fazer tudo. Me sinto mais preparada. Depois da maternidade a gente aprende a priorizar o que é importante. Bloqueei minha agenda até o fim do ano. Sou toda da Imperatriz. Estou sempre conversando com a presidente Cátia para conseguirmos nos organizar para estar nos ensaios de rua e de quadra”, revelou a artista.

A cantora ainda destacou que o posto é uma missão de respeito e entrega total.
“A comunidade tem que cobrar mesmo. Samba é legado, ancestralidade. O cargo não é meu, ele é da escola. Quem se dispõe a estar nesse lugar precisa estar disponível. Dessa vez, estou em paz, e a Imperatriz também. O mínimo é ter dedicação e respeito”.
Orgulho e força da mulher da Leopoldina

A presidente Cátia Drumond não escondeu a emoção ao ver Iza de volta à quadra e exaltou o protagonismo das mulheres da comunidade.
“Como diz a Pitty, o sonho virou realidade. Temos aqui um grupo de mulheres poderosas da Leopoldina. Viva Ramos! Nós merecemos! A mulher da Leopoldina tem uma força do cacete. Eu me incluo, porque sou nascida em Olaria e faço parte dessa comunidade”, declarou Cátia, empolgada.
O vice-presidente João Drumond também ressaltou a importância simbólica da volta de Iza.

“A Iza é uma artista de tamanho global que saiu de Olaria. Ela representa a admiração de todas as meninas da nossa comunidade. Todo mundo quer ser a Iza. Para mim é motivo de orgulho que ela volte para a gente como rainha de bateria, como uma das protagonistas mulheres da Leopoldina”.
Representatividade e emoção na coroação
A coroação teve um momento de forte simbolismo quando Cris Vianna passou a coroa para Iza, emocionando o público presente.

“Coroar a Iza foi muito especial para mim. Ver uma mulher preta como rainha ainda é muito importante. Me sinto honrada de estar aqui e coroar uma mulher que admiro e respeito. Uma pretona! De verdade, acho que hoje vou embora mais feliz do que cheguei”, declarou Cris.
O presidente da Liesa, Gabriel David, também esteve presente e destacou o significado do retorno da cantora para o Carnaval carioca.

“A Iza é uma pessoa que se entrega muito ao carnaval, especialmente para a comunidade de Ramos. Sua volta é muito importante e tem tudo para ser uma jornada de muito êxito”, afirmou.
Rumo ao Carnaval 2026

No próximo desfile, a Imperatriz Leopoldinense levará para a Marquês de Sapucaí o enredo “Camaleônico”, idealizado pelo carnavalesco Leandro Vieira, que vai celebrar a obra e a genialidade performática de Ney Matogrosso, intérprete de clássicos como “Sangue Latino”, “Rosa de Hiroshima”, “O Vira”, “Homem com H” e “Metamorfose Ambulante”. A Verde e Branca será a segunda escola a desfilar no domingo de carnaval, dia 15 de fevereiro de 2026.









