A União de Maricá viveu um final de semana inesquecível. Na Bahia, a escola participou do lançamento do tema do Ilê Aiyê para o Carnaval 2026, realizado no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, em Salvador, na noite do último sábado. O evento reuniu expressões da cultura afro-brasileira e celebrou a união entre Bahia e a cidade da agremiação, destacando o tema “Turbantes e Cocares: a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá”, que o bloco vai apresentar na folia baiana.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Matheus Santos, presidente da União de Maricá, celebrou essa parceria entre a União de Maricá e o Ilê Aiyê. Ele destacou a importância de fazer com que a escola possa atingir novos públicos, mostrando a força do samba.
“Estar ao lado do Ilê Aiyê é motivo de orgulho para a União de Maricá. Estou muito feliz porque estamos levando o samba da nossa cidade cada vez mais longe. Agradeço ao Vovô do Ilê pelo carinho, pela amizade e por proporcionar esse intercâmbio cultural conosco”, afirmou Matheus Santos.
O lançamento do tema contou com apresentações da anfitriã Band’Aiyê, da banda Orisun e da União de Maricá, que levou seus segmentos liderados pelo intérprete Zé Paulo Sierra para uma grande celebração no Pelourinho.
A relação entre o Ilê Aiyê e a União de Maricá tem se fortalecido desde junho, quando o bloco afro participou do lançamento do enredo da escola carioca. A parceria com a cidade se estende através do projeto “Ilê in Maricá”, uma iniciativa que promove oficinas e cursos gratuitos de cultura afro-brasileira em comunidades de Maricá, com aulas de dança, percussão, tranças e turbantes.