A Secretaria de Conservação do Rio iniciou esta semana o recapeamento da Marquês de Sapucaí para o Carnaval de 2026. O serviço será realizado em etapas para respeitar o cronograma de eventos do Sambódromo. Da Praça da Apoteose até a Avenida Salvador de Sá, o processo foi iniciado na quarta-feira com a fresagem da pista, que consiste na retirada do asfalto antigo. Na noite da última quinta-feira, o asfalto novo começou a ser aplicado.

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Fotos: Hector Santos/ Secretaria de Conservação

“Depois das obras que prepararam a Marquês de Sapucaí para modernização do sistema de som, agora, a Conservação realiza o recapeamento completo da Avenida. Na noite desta quinta-feira, foram aplicados dez caminhões de asfalto no Sambódromo. O serviço é alinhado com a Riotur para não comprometer a agenda de eventos no Sambódromo. Nosso compromisso é deixar a Avenida nova para os ensaios e o Carnaval 2026”, explicou o secretário Diego Vaz.

O presidente da Riotur, Bernardo Fellows destaca a relevância da Sapucaí para o Carnaval. “O Carnaval é o maior evento cultural e turístico do Rio, e a Sapucaí é o seu principal palco. O recapeamento é mais uma demonstração do compromisso da Prefeitura em garantir uma infraestrutura à altura da importância da festa. Esse cuidado com o Sambódromo beneficia não só o espetáculo, mas toda a cadeia produtiva do Carnaval, que movimenta a economia e projeta o Rio para o mundo”, diz Bernardo Fellows, presidente da Riotur.

O último recapeamento completo da Sapucaí foi realizado pela Prefeitura do Rio em 2022.

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Reformulação do sistema de som

A Prefeitura do Rio prepara a Marquês de Sapucaí para o processo de reformulação no sistema de som do Carnaval. A Secretaria de Conservação construiu dez dutos transversais na Passarela do Samba em toda a sua extensão. As estruturas, além de abrigar os cabos de som, também vão contemplar os condutores de elétrica e iluminação cênica, acabando com os cabos expostos na pista. Os novos dutos foram construídos em valas rasas para conectar o novo sistema de som do Sambódromo. As valas são fechadas com concreto armado e, em seguida, asfaltadas. As dez canaletas têm 14 metros de extensão, e cada uma delas contém três dutos de 100 mm.