O Concurso da Corte Real 2026 segue a todo vapor! Na última sexta-feira, o segundo dia de eliminatórias colocou os segundos grupos para competir. Com oito candidatos a Rei e 23 a Rainha, o evento promoveu uma disputa acirrada, com direito à muitas histórias, vivências e, claro, samba no pé. Entre os postulantes do dia, classificaram-se os candidatos Alexandre Fernandes (11), João Pedro Drummond (10), Jonata dos Santos (12), Márcio Paulo (16) e Rey Jerônimo (13).
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Pelo lado das candidatas, as escolhidas foram Ana Carolina Antunes (28), Aninha Paula (33), Caroline Xavier (29), Daniele Alves (38), Dany Oliveira (31), Gabriela Carvalho (42), Ingrid Ferreira (34), Malu Mercês (44), Ruanda Monteiro (23) e Verônica Jacominn (24). Ao lado dos classificados de quinta (9), todos irão disputar as semifinais, que acontecem na próxima sexta-feira (17/10).
Com a apresentação de Wilson Neto, o Rei Momo de 2022, e Bianca Monteiro, rainha de bateria da Portela, o evento teve início às 19h, na Cidade do Samba, com entrada gratuita.Assim como no dia anterior, a banca de jurados contou com Cinthia Camillo, dançarina e designer de moda, Quitéria Chagas, rainha de bateria da Império Serrano, além da cantora Dorina e da vice-presidente da Portela, Nilce Fran.
As adições da vez foram George Louzada, diretor artístico e coordenador de ala da Mocidade; Bruno Chateaubriand, jornalista e júri do Estandarte de Ouro, e Selminha Sorriso, grande porta-bandeira da Beija-Flor. Além disso, também fizeram parte da mesa o presidente da Riotur, Bernardo Fellows, o vice-presidente Luís Monsores e o diretor de operações Flávio Teixeira.
“Cada candidato que sobe ao palco mostra o quanto a Corte do Rio é feita de paixão, técnica e entrega. Está sendo um ano muito disputado, e isso só engrandece o concurso e a nossa festa.”, disse Fellows.
Além do concurso, o evento foi dominado por apresentações especiais: os tradicionais ‘Samba da Alvorada’ e ‘Samba da Volta’, queridinhos do público carioca, são sucesso absoluto nos fins de semana do Rio. Ambos aqueceram os ânimos e fizeram a abertura e o encerramento da noite, respectivamente. Junto, o espetáculo ‘Rio Samba Show’ conduziu a maior parte do evento, incluindo as apresentações dos candidatos. Além disso, as gigantes Portela e Mocidade levaram todos ao delírio com seus passistas e sambas históricos, que são eternos na cultura popular.
A segunda noite homenageou outro grande nome da história do carnaval: a carnavalesca Márcia Lage. Aluna da Escola de Belas Artes (EBA), Lage teve passagens históricas por escolas como Mocidade, Salgueiro e Império Serrano. Ao lado de seu marido, Renato Lage, a carioca participou de desfiles lendários, como o tricampeonato da escola de Padre Miguel nos anos 90 (90, 91 e 96), e veio a falecer em janeiro de 2025, enquanto assinava o desfile da mesma agremiação.
Como parte da homenagem, Renato subiu ao palco para celebrar a memória de sua companheira. “É uma feliz surpresa essa homenagem para minha rainha. Tivemos 32 anos de parceria, filhos e muitos trabalhos, e agora, tenho que seguir sozinho, e procuro fazer de tudo para honrá-la”. O carnavalesco lembrou o desfile de 1999 da Mocidade, intitulado “Villa-Lobos e a apoteose brasileira”, que foi assinado pelos dois como forma de celebrar a paixão de Márcia pela música. “Ela era musicista. Tocava o piano que tenho em casa até hoje. E era apaixonada por Villa-Lobos”.