A União de Maricá segue reforçando sua equipe para o Carnaval 2026 e confirmou, nesta quinta-feira (2), a chegada do artista Carlinhos Salgueiro. Um dos nomes mais respeitados do samba, ele será destaque performático do desfile “Berenguendéns e Balangandãns” e levará para a Avenida a consagrada Ala do Maculelê, prometendo abrilhantar ainda mais a apresentação da escola na Série Ouro.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Carlinhos Salgueiro construiu uma carreira sólida no carnaval e no samba, com passagens marcantes no Brasil e no exterior. No último carnaval, venceu o Estandarte de Ouro de Melhor Ala de Passistas pela Academia do Samba, além de ter conquistado ao longo da trajetória prêmios como Samba Net, Prêmio Jorge Lafond, dentre outros.
Nascido na comunidade do Andaraí, no Rio de Janeiro, Carlinhos é diretor artístico do Salgueiro. Fora da Sapucaí, sua carreira internacional também é referência: foi coroado Rei da Folia em Londres, eleito Rei do Samba na Austrália, recebeu na Alemanha o título de Embaixador do Samba Internacional, além de já ter brilhado na Suíça, na Argentina e, mais recentemente, no Carnaval de Hollywood. Professor de dança, já ministrou workshops em 37 países e criou o método Samba Diva, utilizado por professores de samba no mundo inteiro. Ele comentou sobre a oportunidade de integrar a escola maricaense, refletindo também sobre como a arte transformou a sua vida:
“Nunca imaginei que o samba fosse me levar a conhecer o mundo e me transformar em referência. Era um sonho e hoje é realidade. Nasci no Andaraí e levo minhas raízes em tudo o que faço. Hoje, poder trabalhar com o Leandro Vieira é um presente, pois considero ele um gênio da nova geração. Quero agradecer à presidência da União de Maricá pela confiança e dizer que vem aí um grande projeto, que vai marcar o carnaval”, garantiu o sambista.
A chegada de Carlinhos se soma ao projeto da União de Maricá de valorizar as pessoas do carnaval. A escola já conta com a rainha de bateria Rayane Dumont, a musa da comunidade Aninha Estrela e a recém-convidada Thay Rodrigues como musa, reforçando a presença de nomes ligados ao samba em seu elenco.
Em 2026, a União de Maricá será a sexta escola a desfilar no dia 14 de fevereiro, na Marquês de Sapucaí, pela Série Ouro.