No lançamento oficial do samba-enredo da Acadêmicos de Niterói para o Carnaval 2026, que terá como enredo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Fabiano Leitão, o trompetista (militante do PT, ele já tocou ‘marcha fúnebre’ em entrevista do ex-presidente Bolsonaro), conversou com o CARNAVALESCO. O músico exaltou a escolha da agremiação e classificou a homenagem como histórica para o mundo do samba. Segundo ele, o reconhecimento ao líder político já deveria ter acontecido há muito tempo.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

trompetista niteroi
O presidente da Niterói, Wallace Palhares, com Fabiano Leitão, o trompetista. Foto: Gabriel Gomes/CARNAVALESCO

“Ele já merecia essa homenagem há muito tempo. O presidente Lula fez justiça com a própria história do samba e com a história do povo brasileiro. O que mais ele precisa fazer para ser homenageado? Ele colocou o nosso povo pobre nas universidades, criou o Luz para Todos, o Minha Casa Minha Vida, tirou o Brasil do mapa da fome duas vezes”, destacou.

O trompetista também rebateu críticas de que política e carnaval não deveriam se misturar. “O samba é cultura popular brasileira, e a cultura tem que falar dos seus heróis. O Brasil precisa valorizar os seus heróis, e Lula é um herói do povo brasileiro. Tenho família no Piauí. Quando eu era jovem, cerca de 300 crianças morriam de fome por dia neste país, que é um dos maiores produtores de alimentos do mundo. Por isso é tão importante reverenciar a história de luta de um retirante nordestino que viajou treze dias em um pau de arara e virou Presidente da República. Isso é um milagre do Brasil”, afirmou.

‘Acadêmicos de Niterói marcou seu nome na história’

O músico ressaltou a coragem da escola ao assumir a homenagem a Lula. “Eu gostaria de ter visto escolas como Mangueira, Portela, Beija-Flor, Imperatriz e Salgueiro fazendo isso. Mas foi a corajosa Acadêmicos de Niterói quem tomou a frente. E, por isso, o nome da escola já está marcado na história do samba e da cultura popular brasileira. Fico muito feliz e honrado com o convite do presidente Wallace Palhares”.

Força do povo na Sapucaí: Acadêmicos de Niterói lança samba para o Carnaval 2026 que mistura emoção, resistência e esperança

Expectativa pela presença de Lula

Ao ser questionado sobre a possibilidade de o presidente estar no desfile, o trompetista não escondeu a emoção. “Eu espero muito. Ser homenageado na Marquês de Sapucaí é maior do que ganhar um Prêmio Nobel da Paz. É estar no palco da maior potência da cultura popular brasileira, junto de compositores, coreógrafos, costureiras, todo um conjunto de gente dedicada a contar a história do maior brasileiro de todos os tempos”, disse.

Noite de festa e repercussão

Sobre o evento de lançamento, ele relatou ter sentido uma recepção calorosa dentro e fora do universo do samba.

“A repercussão foi muito boa, inclusive, fora do mundo do samba. Eu digo que sou um soldado do presidente Lula e, agora, também um soldado da Acadêmicos de Niterói. Já fui presidente, já estive em Brasília, e também sou sambista. É uma honra imensa estar aqui. Nunca desfilei na Sapucaí, será emocionante. Estou encantado com o povo carioca, com a cultura e com o samba. Vou comemorar muito e lutar ainda mais para que meu partido e nossos militantes participem desse processo histórico. Porque homenagear o Lula é mais do que justo. Lula merece!”.

Lula recebe equipe da Acadêmicos de Niterói e ouve samba-enredo para o Carnaval 2026 em sua homenagem