O Camisa Verde e Branco viveu uma segunda-feira de grandes definições. A escola da Barra Funda anunciou oficialmente o enredo que levará para a avenida em 2026, “Abre Caminhos”, e também confirmou a permanência de Erica Regina Ferro na presidência após decisão liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

A medida foi tomada pela juíza Tamara Hochgreb Matos, que determinou a recondução imediata de Erica ao cargo, assim como de sua diretoria, até o julgamento final da ação. O despacho suspende a validade da sentença do processo nº 1081694-96.2022.8.26.0100 e do acórdão que a havia confirmado, após laudo pericial do Instituto de Criminalística apontar falsidade na citação inicial. Com isso, ficam anulados os efeitos da decisão anterior que afastava a dirigente e convocava novas eleições.
Em nota, a agremiação comunicou aos torcedores e componentes a recondução da presidente: “A senhora Erica Regina Ferro foi reconduzida à presidência da Associação Cultural e Social Mocidade Camisa Verde e Branco. A presidenta deve assumir imediatamente seu cargo, juntamente com seus diretores, com a suspensão da sentença inicial e das eleições”, informou a publicação.
‘Abre Caminhos’ é o enredo de 2026
Além da vitória jurídica, o Camisa Verde e Branco apresentou seu enredo para o Carnaval 2026: “Abre Caminhos”. Desenvolvido pelo carnavalesco Guilherme Estevão e com enredo assinado por Clark Mangabeira e Victor Marques, a proposta vai mergulhar na simbologia de Exu, abordando seus caminhos de energia, formas de manifestação, a construção dos cultos e assentamento de fé no Brasil.
O projeto também homenageia o povo de rua, guardião dos caminhos, e busca ampliar o olhar sobre as entidades, destacando sua proximidade com o povo, a pluralidade de saberes e o elo com a luta social por dignidade. Segundo o texto oficial, o enredo reforça ainda a ancestralidade do próprio Camisa Verde e Branco.
“Saudando os seus fundamentos, pisaremos na avenida pedindo caminhos abertos para nossa vitória”, destacou a escola em suas redes sociais.
O desfile marcará mais um capítulo da tradicional Verde e Branco da Barra Funda, que une agora estabilidade em sua gestão e a expectativa de um enredo que promete profundidade cultural e impacto na avenida.
Ver essa foto no Instagram