O Acadêmicos do Salgueiro realizou, na noite do último sábado, a semifinal de samba-enredo para o Carnaval 2026. Cinco obras se apresentaram. Os classificados devem ser divulgados na segunda-feira. A final acontece no próximo sábado. Veja abaixo a análise do CARNAVALESCO.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

salgueiro2109
Foto: Roberto Narciso/Divulgação Salgueiro

Parceria Marcelo Adnet: O primeiro samba da noite, foi assinado pelos compositores Marcelo Adnet, Gustavo Albuquerque, Babby do Cavaco, Andre Capá, Bruno Zullo, Marcelinho Simon, Rafael Castilho, Luizinho do Méier, Igor Marinho e Fabiano Paiva. Wander Pires deu mais um show na apresentação. A torcida do samba mostrou o samba na ponta da língua, cantando sem parar. O refrão principal teve um rendimento excelente ‘Deixa meu povo festejar/ Lembra, sou eu….O seu Carnaval/ No meu jardim quem te viu primeiro/ Ó linda Rosa, foi o morro do Salgueiro’. Outra parte de destaque da apresentação foi ‘Aplausos! Desfilo pra eterna professora’. O refrão do meio assim como o refrão de cabeça, foi muito bem cantado pela torcida ‘Vem provar minha cachaça/ Puxa o banco e vem prosear/ Nesses bares da Ouvidor/ Tem paticumbum! Um brinde à minha flor’. Mais uma apresentação sólida dessa parceria que vem colecionando grandes apresentações.

Parceria Marcelo Motta: A obra assinada pelos poetas Marcelo Motta, Dudu Nobre, Julio Alves, Manolo, Daniel Paixão, Jonathan Tenório, Kadu Gomes, Zé Moraes, Jorge Arthur e Fadico, teve como intérprete a excelência de Tinga. A torcida deu conta do recado e cantou bastante a obra. O samba possui uma riqueza poética muito grande e isso já fica perceptível na cabeça do samba ‘Plantei no velho Salgueiro, aos pés da ladeira/ No ventre da arte, uma linda roseira / Onde a cada ano colhi um buquê’. O samba teve um ótimo rendimento, embalado por um excelente refrão de cabeça ‘Ô lelê! Eis a flor dos amanhãs/ A décima estrela brilha em Rosa Magalhães/ Onde o samba é primavera que florece em fevereiro/ Nem melhor, nem pior… Salgueiro’. Outro momento importante na apresentação foi na virada melódica onde exaltam os Carnavalescos que são legado de Rosa Magalhães. Esta parceria cresceu muito nas últimas duas semanas e hoje realizou uma grande apresentação.

Parceria de Rafa Hecht: O terceiro samba da noite teve a assinatura dos compositores Rafa Hecht, Samir Trindade, Thiago Daniel, Clairton Fonseca, Fabrício Sena, Deiny Leite, Felipe Sena, Ricardo Castanheira, JP Figueira e Deco. Leonardo Bessa e Marquinho Artsamba conduziram muito bem o samba durante toda a apresentação. A torcida apaixonada, cantou alto durante os 20 minutos. É impressionante a qualidade das apresentações desta parceria e hoje foi mais uma noite inspirada. O refrão principal foi um dos grandes destaques, obtendo um grande rendimento ‘Professora volta pra Academia/ Traz pamplona e Arlindo pra celebrar/ Não esquece João, é desse terreiro/ Revoluciona outra vez, Salgueiro!’ A parte final do samba preparando para o refrão principal é de muita sensibilidade e emoção ‘Mestra, você me fez amar a festa / E eu virei Carnavalesco/ Sonhei ser Rosa, te faço enredo/ Mestra, você me fez amar a festa/ Tantos alunos por aqui/ Segue o legado na Sapucaí! Foi uma apresentação que somou qualidade e emoção. Grande apresentação!

Parceria de Moisés Santiago: A obra assinada pelos poetas Moisés Santiago, Pedrinho da Flor, Gilmar L. Silva, Leonardo Gallo, Orlando Ambrosio, Zeca do Cavaco, Alexandre Cabeça, Bruno Dallari, Marquinho Bombeiro e D’Miranda, teve os intérpretes Ito Melodia, Tem-Tem Jr e Tuninho Junior que incendiaram a quadra mais uma vez. O refrão principal mostrou a sua força em mais uma vez e embalou a apresentação da parceria ‘Balança a roseira! Ferve o caldeirão! / Avenida inteira marejada de emoção/ Lá vem Salgueiro no perfume das manhãs/ Raiz de Rosa Magalhães’. O samba conta com uma melodia que funciona, com alguns momentos de alegria, como por exemplo no refrão de meio e na segunda do samba no verso ‘De lá pra cá, daqui pra lá eu naveguei’ Mais uma grande apresentação da parceria que vem passando muito bem desde o início da disputa.

Parceria de Xande de Pilares: O último samba da noite teve a assinatura dos poetas Xande de Pilares, Fred Camacho, Betinho de Pilares, Renato Galante, Miguel Dibo, Jorginho Via 13, Jefferson Oliveira, Jassa, João Diniz e W Corrêa. Charles Silva conduziu com maestria a obra fazendo com que o samba tivesse um bom rendimento. A torcida compareceu mais uma vez em grande número. Destaque principal da apresentação mais uma vez foi o refrão principal, fechando com o verso de efeito que o Salgueirense adora ‘À Rosa imortal, a poesia/ É teu o Carnaval da academia / Não há argumento que negue o fato/ Eu sou Salgueiro e fim de papo’. O samba conta o enredo, trazendo personagens marcantes dos carnavais da Rosa e também momentos importantes da carnavalesca. Foi uma boa apresentação da parceria, fechando assim a noite da Academia do Samba.