Por Carolina Freitas e Rhyan de Meira

A parceria de Thiago Vaz, Jefinho Rodrigues, W.Correa, Richard Valença, Miguel Dibo e Cabeça do Ajax venceu a disputa de samba-enredo da Unidos de Padre Miguel para o Carnaval 2026. O resultado saiu depois das 6h deste domingo. A vermelho e branco da Vila Vintém levará para a Marquês de Sapucaí o enredo “Kunhã eté – O sopro sagrado da Jurema”, desenvolvido pelo carnavalesco Lucas Milato, que homenageia a guerreira indígena Clara Camarão, símbolo de coragem, liderança e resistência feminina no Brasil colonial. * OUÇA AQUI O SAMBA CAMPEÃO

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

finalupm2526 12
Foto: S1 Comunicação/Divulgação UPM

“A emoção da vitória é indescritível. Eu nasci aqui em frente, e é onde eu comecei no samba. Aqui é onde eu aprendi a amar o samba. E esse é o sexto samba que eu ganho aqui, mas é uma emoção única. Não tem como descrever. O enredo é muito bom, maravilhoso. E pode ter certeza que a Unidos de Padre Miguel pode pegar uma força máxima com esse samba para voltar para o Grupo Especial. Em duas reuniões nós fizemos o samba e a parceria logo se tornou muito conectada, foi maravilhosa. E a comunidade toda cantando meu samba é a coisa mais gostosa desse mundo. Não tem dinheiro, não tem nada que pague isso”, comentou o compositor Jefinho Rodrigues.

finalupm2526 14

“A sensação é indescritível. O enredo traz muita cultura, mas também muita emoção. Ele traz a história que a escola passou no ano passado, mas também apresenta uma história muito bonita. A gente está muito feliz, tenho certeza de que esse samba vai representar muito bem a Unidos de Padre Miguel. Estamos completando três campeonatos, estamos comemorando o tricampeonato”, revelou o compositor Thiago Vaz.

finalupm2526 15

“A Unidos de Padre Miguel é oriunda do bairro onde eu moro, da favela onde eu moro, a sensação de vencer aqui vai ser sempre especial. Tenho uma história na escola. A Unidos de Padre Miguel vem conquistando amantes do samba, estudando nos últimos anos, e vencer aqui, depois de um desfile tão injustiçado, com um samba que é essa resposta que a Unidos quer dar na avenida, é muito especial. Assinando, são três vitórias, mas tem outras também. É a minha terceira vitória seguida aqui, assinando. Quero agradecer especialmente ao meu parceiro Cabeça do Ajax, que mais uma vez venceu comigo na escola. Foi ele quem me trouxe para o samba-enredo, esse cara me fez ser compositor”, afirmou o compositor Richard Valença.

Lucas Milato explica a concepção do enredo

O carnavalesco Lucas Milato detalha como surgiu o enredo e a importância de Clara Camarão para a escola. “Foi um carnaval muito especial para a gente. Era um sonho da escola realizar esse desfile no grupo especial. Infelizmente, o resultado final não foi o que a gente esperava, mas a Unidos é uma escola muito guerreira. A Unidos é uma escola que não desiste, ela não abaixa a cabeça e é isso que a gente está fazendo para a 26. Vamos realizar novamente um carnaval grandioso para, se Deus quiser, retornarmos para o lugar de onde não deveríamos ter saído, mas principalmente para presentear a nossa comunidade com um desfile grandioso, que é o que eles merecem, que é o que eles esperam da gente”.

finalupm2526 1

Ele ressalta ainda a relação familiar com a escola: “Eu acho que a Unidos já é, por si só, uma escola muito familiar, uma escola que abraça os profissionais e os segmentos, e com o tempo a gente vai intensificando essa relação. E isso faz toda a diferença. Hoje eu tenho uma relação familiar com a Unidos Padre Miguel, e isso faz toda a diferença no trabalho. É muito gostoso e especial para mim ter esse laço”.

E explica a escolha do tema: “O enredo surgiu de uma necessidade que a gente tinha de continuar essa pegada de exaltar mulheres e de falar sobre elas, e acima de tudo trazer cultura para a nossa comunidade e para o povo do samba. Clara Camarão é uma mulher guerreira de muita força, que ainda não tem o reconhecimento devido, por isso, a gente pode falar que a Padre Miguel, enquanto instituição, tem esse dever de dar voz e protagonismo não só a mulheres, mas a personagens que não são tão conhecidos ainda e que possuem histórias incríveis”.

Bruno Ribas sobre o legado do samba

O intérprete Bruno Ribas destaca a importância do samba no pós-carnaval e o trabalho em equipe. “O desfile de 2025 ainda representa muito… Apesar de tudo, para mim o saldo foi muito positivo. Não para mim particularmente, mas para a UPM. Hoje a escola tem mais respeito ainda no carnaval. E além de tudo, acontece uma coisa inédita: o samba, ele acontece depois do carnaval. Até hoje, está rendendo frutos e está aí mostrando que a escola tem muita capacidade”.

finalupm2526 7

Ele completa falando sobre a equipe: “Na verdade, essa equipe já existia aqui. Eu só complementei mais duas pessoas e toquei o projeto, que eram meus amigos antes de eu chegar aqui”.

Cícero Costa fala sobre a preparação para 2026

O diretor de carnaval, Cícero Costa, detalha a organização e o planejamento da escola para o próximo desfile. “Acho que, à essa altura, a escola está bem coesa e com o pezinho no chão. Ela sabe que tem que fazer aquele trabalho de formiguinha para tentar voltar ao Grupo Especial, respeitando as co-irmãs do Grupo de Acesso”.

finalupm2526 8

Ele reforça a estrutura da escola: “O que a gente tem mostrado através dos anos. É uma escola grande, imponente, que faz carnaval para o público ver e admirar”.

E sobre a quantidade de componentes: “A escola vai vir com 1.700 componentes. De 1.700 a 1.800, que acho que é o número limite para o Grupo de Acesso”.

Mestre Laion antecipa a bateria de 2026

finalupm2526 13

O mestre da bateria, Laion, fala sobre a musicalidade e os instrumentos que vão guiar a comunidade. “Acho que fomos injustiçados. Pelo tamanho da escola e pelo carnaval que colocamos na avenida, merecíamos a oportunidade de permanência. Para 2026, o principal instrumento da bateria serão os maracás, que representam os povos originários”.

Marcinho e Cris destacam a dedicação da dança

O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Marcinho e Cris, comenta como vai se preparar para 2026 e a entrega à comunidade.

finalupm2526 10

“Acho que tudo na vida é aprendizado. Muitas coisas ficaram de lição. Eu tenho certeza de que a gente fez o máximo que pôde, dentro das condições que tivemos. Agora é virar a página. Não estamos mais pensando em 2025, estamos olhando para 2026 e para frente. Vamos vir com suporte, carinho, respeito e a admiração de toda a comunidade para o nosso trabalho, para o que a gente representa. Estamos muito felizes na Unidos de Padre Miguel e vamos com tudo para 2026. Para a gente, não tem diferença: a entrega é total. Tenho certeza de que aqui na Unidos vou viver o carnaval mais incrível da minha vida”, comentou a porta-bandeira.

finalupm2526 4

“Nada muda na nossa dança, independente de escola ou grupo. A entrega, a responsabilidade, o carinho e o empenho são os mesmos. A gente quer retribuir todo o carinho e a recepção que a Unidos de Padre Miguel teve com a gente. Vamos dar tudo de nós e mais um pouco”, garantiu o mestre-sala.

finalupm2526 9