Por Carolina Freitas e Gabriel Radicetti
A Inocentes de Belford Roxo apresentou, em grande festa, o samba-enredo que levará para a Avenida em 2026. A obra foi encomendada aos compositores Rafael Gigante, Vinicius Ferreira, Lucas Macedo, Charles Silva, Cabeça do Ajax, Alessandro Crespo e Bira. A Caçulinha da Baixada será a segunda escola a desfilar pela Série Ouro da Liga RJ, na sexta-feira de Carnaval, no Sambódromo, com o enredo “Um sonho de um tal pagode russo, nos frevos do meu Pernambuco”, assinado pelo carnavalesco Edson Pereira.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
Presidente Reginaldo garante disputa pelo título
Durante a apresentação, o presidente Reginaldo Gomes destacou a preparação da escola e a confiança no projeto. “A Inocentes vem para disputar o título. A gente levou um tempo se preparando, mas esse carnaval é para brigar lá em cima. Quem espera algo diferente vai se surpreender, porque nós viremos com uma força muito grande, um grande carnaval. Aqui hoje é só o início dessa história que a gente quer preparar para 2026″.
O dirigente também ressaltou a importância dos ensaios de rua, que voltam a acontecer em Belford Roxo. “Sou fervoroso com o ensaio de rua. A partir de outubro estaremos na entrada da cidade, ensaiando direto, de quarta a domingo. Isso traz mais componentes e aproxima a população da escola. É fundamental para a gente buscar o título”.
Julinho Fonseca destaca renovação
O diretor de carnaval, Julinho Fonseca, celebrou o novo momento da agremiação. “Estamos trabalhando bastante. É uma Inocentes nova, renovada e motivada pelo presidente Reginaldo. Hoje lançamos uma obra construída com muito estudo, falando de Pernambuco. Daqui para a frente é trabalho duro até o carnaval”.
Sobre o planejamento, Julinho garantiu que a escola aprendeu com os erros de 2025. “Já vimos todos os problemas do último desfile, sentamos com a diretoria e decidimos repaginar tudo. Nosso barracão começou do zero, as fantasias também. Vamos procurar não errar e colocar a Inocentes de volta ao Grupo Especial”.
Ele também explicou a decisão pelo samba encomendado. “Ajuda porque não tem a dor de cabeça da disputa. No Acesso, a verba é diferente e fica difícil para os compositores. Graças a Deus temos uma bela obra, de 40 pontos, com a cara da escola, do nosso cantor e da nossa bateria”.
Rainha Carolane Silva celebra sonho realizado
A festa também teve a presença de Carolane Silva, que é a nova rainha de bateria. “O presidente Reginaldo é uma pessoa muito querida e fez esse convite que eu não pude recusar. Sonho de toda passista é ser rainha de bateria. Estou muito feliz, fui recebida com muito carinho pela comunidade e quero entregar tudo que esperam de mim”.
Mestre Washington promete inovação
À frente da bateria de Belford Roxo, mestre Washington revelou que o trabalho está sendo direcionado para corrigir os detalhes do último desfile.
“Perdemos um décimo em 2025 e agora vamos trabalhar em cima disso para alcançar a nota máxima. Podem esperar bastante inovação, com ritmos e células diferentes. O entrosamento com o Ito está maravilhoso, vai se refletir no desfile”.
Casal de mestre-sala e porta-bandeira inicia nova fase
O novo casal da escola, Vinicius Jesus e Thainá Teixeira, falou sobre a expectativa de dançarem juntos. “Era um sonho antigo. Temos muita sintonia, começamos ensaiando a dança pura e agora, com o samba, vamos intensificar o trabalho coreográfico”, disse Vinicius.
Thainá completou: “A comunidade nos recebeu muito bem e o carnavalesco Edson está cuidando de cada detalhe. Estamos muito felizes e focados em representar a escola”.
Carnavalesco Edson Pereira exalta enredo
Responsável pelo enredo, Edson Pereira explicou a proposta da obra. “O carnaval é coisa séria, mas também é alegria. Por isso, quis trazer essa história de Pernambuco de uma forma divertida e emocionante para a comunidade. Estamos a pleno vapor no barracão e trazendo protótipos para perto do povo, porque o carnaval se faz junto”.
Ito Melodia: emoção e gratidão
O intérprete Ito Melodia vibrou com a recepção calorosa e destacou a força da escola. “Estou muito feliz com essa comunidade, que me abraçou de verdade. Estamos com um time volumoso, do carnavalesco ao casal, passando pela bateria. A Inocentes se preparou para um grande carnaval. O samba é excelente, tem até um pedacinho do meu refrão. Podem ter certeza: vamos fazer um desfile brilhante e trazer orgulho para a Baixada”.