A Grande Rio inaugura oficialmente seu Departamento Cultural neste sábado, 13, com a realização do seminário “Samba Caxias: Território, Memórias e Pertencimento”, na quadra da escola (Rua Almirante Barroso, 5 – Centro, Duque de Caxias). Gratuito e aberto ao público, o encontro acontece das 8h às 18h e reúne debates, apresentações culturais e uma grande roda de samba de encerramento. O seminário tem como objetivo refletir sobre a importância da memória, do território e do pertencimento para as escolas de samba e para a sociedade, valorizando o papel da Baixada Fluminense na construção da cultura popular brasileira.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

A programação conta com mesas de discussão que reúnem pesquisadores, dirigentes e personalidades do carnaval, além de apresentações da Pimpolhos da Grande Rio e manifestações culturais ao longo do dia. Entre os convidados estão o presidente da Grande Rio Milton Perácio, o presidente da Velha-Guarda Pedrinho Naval, além de Marli Moraes, Heraldo HB, Nielson Bezerra, Nilcemar Nogueira e Phellipe Patrizi.

O evento foi idealizado pelos diretores do Departamento Cultural, Yasmin Menezes e Gabriel Gomes e é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura de Duque de Caxias, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, através do fomento da Política Nacional Aldir Blanc.

Programação completa:
● 8h – Boas-vindas e café da manhã
● 9h – Mesa de abertura: Quem escreve nossas histórias? (Milton Perácio, Pedrinho Naval e Marli Moraes)
● 10h – Apresentação da Pimpolhos da Grande Rio
● 10h30 – Painel temático: Apresentações de trabalhos
● 12h – Almoço
● 13h30 – Mesa: Por que pensar a memória na Baixada Fluminense? (Heraldo HB e Nielson Bezerra)
● 14h30 – Mesa: Por que pensar a memória nas Escolas de Samba? (Nilcemar Nogueira e Phellipe Patrizi)
● 16h – Roda de samba de encerramento