O Grupo Arruda, conhecido pelas rodas de samba no Rio de Janeiro e presença marcante nas feijoadas das Escolas do Grupo Especial, se prepara para uma grande celebração no próximo domingo, dia 14 de setembro. Após uma apresentação de sucesso no retorno do Botequim da Cidade do Samba, na última segunda-feira, quando também dividiu o palco com o cantor Arlindinho, filho do poeta Arlindo Cruz, o Arruda lança no final de semana o Audiovisual “Pagode da Arruda 20 anos”.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

arruda
Foto: Divulgação/Arruda

O evento será no domingo, na Base do Samba, na Praça da Bandeira, a partir das 16h. As cortesias já estão liberadas no site Sympla e são válidas até às 19h. O Audiovisual foi gravado no mesmo local e a apresentação promete cantar a história de duas décadas de um grupo que arrasta amantes do samba por onde passa.

“Estamos muito felizes com a marca dos 20 anos. É uma história de muito sacrifício. Sem gravadora, sem escritório, tudo de maneira independente. Que essa história seja contada cada vez mais. É o nosso sonho”, celebrou o fundador, líder e percussionista, Gustavo Palmito.

O “Pagode da Arruda” começou de forma improvisada em 2005, em frente à quadra da Mangueira. De lá pra cá, ganhou adeptos, se transformou em um grupo referência do estilo na Música Popular Brasileira e construiu uma história sólida com cerca de 20 apresentações por mês.

“Tocávamos em uma banca de jornal, que na parte da noite se transformava em uma birosca. De cara para o Viaduto da Mangueira e em frente à casa da Dona Neuma. Não era nada profissional, mas era tão verdadeiro que se transformou em um grande movimento. Passou a vir gente de todo o lugar. A adesão foi tamanha que continuamos mesmo com o fim do Carnaval e dos ensaios da Mangueira. A partir dali se formava o Grupo Arruda”, lembrou Palmito.

Cena comum em todos os shows: um enorme galho de Arruda que tem seus galhinhos retirados e ostentados com orgulho pelos frequentadores atrás das respectivas orelhas.

O nome “Arruda” veio exatamente deste hábito, que também começou lá nos arredores da Estação Primeira de Mangueira.

Conhecido por cultuar a ancestralidade e raízes do Samba, o Arruda lança no Audiovisual a música “Povo de Rua” e promete uma festa incrível no próximo domingo. Estão todos convidados.

Serviço
Lançamento do Audiovisual 20 anos do Pagode da Arruda
Data/hora: 14/09/2025, às 16h
Local: Na Base do Samba
Endereço: Rua Joaquim Palhares, 497 – Praça da Bandeira
Ingressos: Entrada Gratuita até as 19h. Retirada no site Sympla.