A Beija-Flor, atual campeã do Grupo Especial do Rio de Janeiro, realizou na noite da última quinta-feira mais uma etapa da disputa de samba-enredo para o Carnaval 2026. Abaixo, você pode conferir nossa análise das parcerias classificadas.
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Parceria de Arnaldo Matheus: A parceria de Arnaldo Matheus, Alencar Oliveira, Ted Carvalho, Marcelo 100, Vinicius e Claudio foi a segunda a se apresentar na noite de quinta-feira, com Thiago Curió sendo a voz à frente do microfone. O samba apresentou uma primeira parte interessante, em especial no início, em que traz o enredo bem atrelado à sinopse, a partir de 13 de maio e de João de Obá, nos versos “TEM ROMARIA EM SANTO AMARO NA BAHIA” até “VAI ANCESTRALIDADE RESGATAR”. O destaque do samba fica na subida “NO ENCONTRO DO RIO COM O MAR E NA SAPUCAÍ BEMBÊ DO SAMBA/A NOSSA VERDADEIRA LIBERDADE SE LIGA NO AXÉ DA SOBERANA/COM A COMUNIDADE NILOPOLITANA”, que cumpre muito bem seu papel de crescer a obra.
Parceria de Picolé da Beija-Flor: Ronaldo Júnior comandou o samba da parceria de Picolé da Beija-Flor, Oswaldo Vadinho, Sebastião Tainha, Afrânio, Dom Sérgio e Valdir do Samba, a terceira a subir ao palco. A obra apresentou momentos interessantes, especialmente na segunda parte, destacando-se os versos que iniciam a subida para o refrão principal “ROSAS NO BALAIO, PERFUME NO AR/NO FIM DA JORNADA É SÓ GRATIDÃO”, e o próprio refrão, em especial os dois últimos versos: “ESTRADA SAGRADA DE UM POVO ENCANTADO/BEMBÉ DO MERCADO NO TERREIRO COROADO”, em que a melodia em conjunto se sobressai.
Parceria de Rômulo Massacesi: A quarta parceria contou com a autoria de Rômulo Massacesi, Lucas Gringo, André Jr., Nurynho Almawi, Doguinho e Ali Jabr. Com Leozinho Nunes e Marquinho Art’Samba como cantores principais, o samba teve uma apresentação animada, com bons momentos ao longo do tempo no palco. O refrão do meio foi um dos pontos altos, com os versos “MACULELÊ, SAMBA DE RODA, CAPOEIRA/Ê CAMARÁ, Ê SARAVÁ!”, já na parte final, que chamou a atenção, assim como a subida da obra: “AO VER MINHA LUTA RESISTA/TEM SANGUE POR TRÁS DA CONQUISTA/O JOGO ALAFIOU O MEU LEGADO/RESPEITA PRA SER RESPEITADO”, cantada com força não só pelos intérpretes, mas também pela torcida presente, que durante a apresentação reproduziu momentos do Bembé.
Parceria de Marcelo Guimarães: Quinto samba a pisar no palco, a parceria de Marcelo Guimarães, Cesar Neguinho, Wander Timbalada, Rogério Damata, Maicon Lazarim e Vander Sinval teve o próprio Marcelo como cantor. A obra apresentou bons momentos tanto na primeira quanto na segunda parte. Entre os destaques estão os versos “TOCA O TAMBOR IJEXÁ, SEJA ADARRUM, ALUJÁ/BROTE JUSTIÇA EM CADA PEDRA DO MERCADO”, que chamam a atenção na primeira parte e iniciam uma subida interessante para o refrão do meio, além de “PRO RIO SEGUE O MAR DE GENTE, VÃO PASSANDO AS HORAS/SÃO FILHOS A ENTREGAR PRESENTES PRAS MAMÃES SENHORAS”, da segunda parte, que traz uma sonoridade marcante.
Parceria de Júnior Trindade: Bruno Ribas comandou a apresentação da obra de Júnior Trindade, Élson Ramires, JP Figueira, Ricardo Castanheira, Marcão da Gráfica e Júlio Alves. Com uma boa performance de Ribas, o samba foi cantado com força pela torcida presente. Entre os destaques está o início: “Adorei as almas é 13 de maio/Laroyê vou pra casa de Exu/Há cicatriz nos terreiros do mercado/Meu Onirê se levanta no adarrum”, cuja melodia se encaixa bem aos versos. Outro momento marcante foi a subida para o refrão final, a partir de “Yabás, um reencontro ancestral”, que também trouxe uma boa sonoridade.
Parceria de Junior PQD: A parceria de Junior PQD, Ailson Picanço, Nando Billy Mandy, Marcelo Moraes, Geraldo M. Felício e Robson Carlos foi a sétima a se apresentar. Pitty de Menezes comandou o samba em uma performance muito boa. O refrão final ganhou destaque nos versos “CABEÇA FEITA NA FÉ! QUEM VAI PRA RUA É BEMBÉ/ABRE OS CAMINHOS PRO XIRÊ DA BEIJA-FLOR!”, além do início da segunda parte, bastante animado, com os versos “É CANTO DE LADAINHA MARCADO NOS ATABAQUES/CADA GUIA NOS PROTEGE DOS ATAQUES/CHAMA OS PRETOS DO PELÔ E O RECÔNCAVO INTEIRO/NINGUÉM ESCONDE OS MEUS TERREIROS!”, que mantiveram o bom nível da obra.
Parceria de Sidney de Pilares: O oitavo samba da noite foi da parceria de Sidney de Pilares, Marquinhos Beija-Flor, Chacal do Sax, Cláudio Gladiador, Marcelo Lepiane e Salgado João Conga. Com Wander Pires no comando, a apresentação foi animada e contou com participação intensa da torcida, além de pessoas fora dela que também cantaram. O início da obra, “Não me peça pra calar minha verdade/Pois a nossa liberdade não depende de papel/Em Santo Amaro, todo 13 de maio/Nossa ancestralidade é festejada à luz do céu”, foi bem cantado e se destacou, assim como os refrões e a repetição “A curimba de baiano faz Nilópolis cantar/Aiê yê! Odoyá!”, outro ponto alto da apresentação.
Parceria de Kirrazinho: Kirrazinho, Gui Karraz, Moisés Santiago, Miguel Dibo, Dr. André Lima e Denilson Sodré apresentaram seu samba com Charles Silva, Tem-Tem Jr e Igor Vianna à frente dos vocais. A obra, de caráter poético, contou até com pessoas fora da torcida oficial cantando trechos durante a apresentação, especialmente os refrões e a subida da segunda parte: “COM A ALMA DA BAHIA QUE ME SERVE COMO AMPARO/VIVA O NILOPOLITANO, MACUMBEIRO SOBERANO COM O AXÉ DE SANTO AMARO”. O refrão do meio, “ORO MI MÁ ORO MI MAIOR/ORO MI MÁ ORO MI MAIOR/A BENÇÃO MAINHA, NOS CUBRA DE AMOR/E LEVA MEU SONHO NAS ASAS DE UM BEIJA-FLOR”, foi um dos momentos mais fortes da noite.
Parceria de Julio de Assis: A parceria de Julio de Assis, Diego Oliveira, Diogo Rosa, Manolo, Julio Alves e Léo do Piso encerrou a noite. Com melodia e letra fortes, a apresentação comandada por Tinga e Nêgo empolgou a quadra. A obra trouxe uma boa descrição do enredo de forma poética, com destaque para o falso refrão e para os versos “EVOCA… SEUS ORIXÁS A CÉU ABERTO/SENTE O ORUM VIBRAR MAIS PERTO/VIRA UM CANDOMBLÉ”, na primeira parte, e “SOU EU BEIJA-FLOR/FILHO DE SANTO QUE JAMAIS SE OMITIU/O CANTO LIVRE DOS TERREIROS DO BRASIL”, na segunda. A torcida, presente em peso, levou ainda uma réplica de um busto de João de Obá, reforçando o impacto da apresentação.