O diretor de marketing da Mocidade, Bryan Clem, entrevista concedida ao CARNAVALESCO, falou sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos em torno do enredo “Rita Lee, a padroeira da liberdade”, que homenageará a cantora Rita Lee no Carnaval de 2026. A conversa revelou bastidores de ações já em curso, como a impactante instalação de óculos gigantes pelas ruas do Rio, referência icônica ao visual adotado pela artista.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

bryan mocidade
Diretor de marketing da Mocidade, Bryan Clem. Foto: Arquivo pessoal

“Precisávamos fazer algo que impactasse a cidade e mostrasse a força do nosso enredo. Trazer um dos maiores ícones da Rita foi a sacada que tivemos para associar ao nosso tema. Fizemos isso com uma estratégia de marketing de guerrilha em diversos pontos para gerar, ao mesmo tempo, essa interação orgânica na cidade e atrair não só torcedores e apaixonados pelo carnaval, mas todos que são fãs da nossa padroeira, assim como os cariocas em geral. Ficamos muito orgulhosos com o impacto gerado com esse lançamento”, contou.

Sobre o espaço que o marketing vem ganhando no universo do samba, ele não hesita: “Até pouco tempo atrás, por incrível que pareça, o marketing era ‘embrionário’ nas escolas, e hoje todo mundo sabe da importância e relevância dele para levarmos as ações a outro nível. Falo sempre que carnaval tem que mirar em estratégia que vá além do povo do samba. É para impactar a sociedade como um todo, porque pesamos muito como cultura, e valorizar isso é fundamental”.

O diretor também adiantou que novas peças de vestuário e produtos licenciados da Verde e Branca devem chegar em breve ao mercado: “A nossa área de licenciamento vem fazendo um trabalho muito bacana em prol da escola. A boutique oficial já ultrapassa a marca de 100 produtos de diversos segmentos para atrair os nossos torcedores. Buscamos sempre a inovação. Pioneirismo é uma marca da Mocidade. O contrato com a Kappa reforça isso, e podem esperar, porque no segundo semestre vamos trazer mais uma bomba para o mercado (risos)”.

Ao ser questionado sobre o reconhecimento que tem recebido de torcedores e admiradores da Estrela Guia, Bryan reagiu com humildade e bom humor: “Ídolo eu deixo para o mestre Dudu, para o casal, para o Renato Lage… Mas fico muito feliz com o carinho recebido de todos. É um estímulo a mais para seguirmos nessa loucura que é o carnaval. Dá uma alegria muito grande ver nosso trabalho sendo reconhecido e também ver as coirmãs investindo cada vez mais na área, reconhecendo os profissionais. Quem ganha é o carnaval, e temos que sempre caminhar juntos para fortalecer esse produto tão importante para a cultura do nosso país”.

Com relação à construção do samba que vai embalar o enredo sobre Rita Lee, Bryan demonstrou confiança na equipe musical da escola: “Aqui, costumamos trabalhar muito em quatro mãos nesse processo. Temos uma safra que representa bem a força da nossa ala de compositores. Confio demais em nossa direção musical para escolher a melhor obra e fazermos mais um trabalho em prol do samba campeão. A nossa ideia é preparar mais uma ação de impacto na cidade assim que a obra for escolhida. Precisamos deixar sempre a Rita Lee em evidência, por conta de toda a importância dela para a história da música e da luta da mulher no Brasil”.

Por fim, Bryan falou sobre o futuro do Castorzinho, mascote oficial da Mocidade e um dos símbolos mais carismáticos do carnaval carioca nos últimos anos:

“O Castorzinho é a nossa lenda. Temos muito cuidado em como usá-lo, para não desgastar a ‘marca’ e saber sempre deixá-lo em evidência dentro da nossa estratégia. Ele já teve produto licenciado exclusivo, já possui vida própria e é contratado para festas infantis e até blocos de carnaval. Agora nós vamos preparar uma nova fase dele, que virá junto com a escolha do nosso samba. Os Independentes podem esperar uma lenda muito ativa neste ciclo até a Avenida”.

Com essa combinação de criatividade, planejamento e irreverência, marcas que a homenageada Rita Lee sempre carregou consigo, a Mocidade promete para o Carnaval de 2026.