Por Gustavo Lima e Will Ferreira

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) anunciou uma grande novidade para o Carnaval de 2026: a Band será a responsável pela transmissão, ao vivo e em rede nacional, dos desfiles do Grupo de Acesso I, que acontecem no domingo, dia 15 de fevereiro de 2026, no Sambódromo do Anhembi. A transmissão fará parte do tradicional Band Folia, que dá voz e vida às centenas de manifestações carnavalescas do país. Veja abaixo o posiciomaneto de cada escola sobre a parceria.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

acesso1 parceriaband
Divulgação/Band

Bruna Moreira (Babalu), Nenê de Vila Matilde
“A importância para todas escolas é muito especial. Para Nenê, ainda mais porque remete a homenagem que fizemos para Band com o João Carlos Saad. A Nenê está muito feliz com esse acordo”.

Rodrigo Delduque, Tucuruvi
“É um marco a televisão aberta, com a potência que tem o Grupo Band, transmitir o Grupo de Acesso e espero que futuramente a gente consiga também alguma parceria para o Acesso 2. Fortalece nossa cultura, trabalho e empenho das escolas. Leva muito entretenimento para todas pessoas. A Band vai mostrar todo o trabalho anual para que não conhece o trabalho diário de uma escola de samba”.

Glaucio, Independente Tricolor
“A importância é enorme para gente. Essa chegada da Band traz o crescimento na melhor hora da disputa do Grupo de Acesso. Agradecer a Band”.

Presidente Adilson José, Vila Maria
“Tínhamos a dificuldade de mostrar nosso carnaval. Temos um grande potencial. A Band se comprometeu a mostrar, não só o desfile, mas o dia a dia de cada escola. Vai trazer o diferencial e mostrando para o Brasil todo, valoriza muito o carnaval paulista. Fizemos uma parceria e vamos contar com grandes patrocinadores. O apoio é crucial”.

Dênis Roberto, diretor de carnaval da Camisa 12
“A gente está em uma mudança de patamar. Há muito tempo a gente vê o Acesso de forma diferente do que realmente possui. Sempre falo que deveríamos unir e fazer um grande Grupo de Acesso. São 8 escolas no Acesso 1, sem gordura e que não estava tendo visibilidade. Por isso, a Band chega para dar essa visibilidade que o grupo precisava. Estávamos precisando muito de uma transmissão em TV aberta para o Brasil inteiro. Será uma parceria de grande futuro e lucro para ambas as partes”.

Paulo Serdan Filho, diretor de Mancha Verde
“Há muito tempo o carnaval do Acesso não era transmitido. Já tinha o flerte da Band com a Liga. Com o crescimento do Acesso, que hoje é extensão do Especial, a Band viu essa oportunidade. É sensacional para todas escolas. É uma construção em conjunto, bem livre para todas escolas trabalharem seus patrocínios individuais e em conjunto. Essas ações vão fortelecer todas escolas”.

Carlos Shakila, diretor da Dom Bosco
“Estou muito feliz que a representavidade do Acesso 1 será transmitida para TV aberta. As escolas todas estão de parabéns por essa conquista. Abraçamos essa causa. É um marco para todas escolas”.

Ordem dos desfiles do Acesso 1 em 2026:

  • Camisa 12
  • Unidos de Vila Maria
  • Acadêmicos do Tucuruvi
  • Mancha Verde
  • Nenê de Vila Matilde
  • Pérola Negra
  • Dom Bosco de Itaquera
  • Independente Tricolor