Por Marcos Marinho e Matheus Morais

A Estácio de Sá definiu às 6h da manhã a vitória da parceria de Luiz Antônio Simas, Júlio Alves, Thiago Daniel, Magrão do Estácio, Tinga, Marquinho BF, Diego Nicolau, Adolfo Konder, Totonho, Dilson Marimbas, HB, Juninho do Estácio e Cláudio Russo no concurso de samba-enredo para o Carnaval 2026. A escola levará para Sapucaí “Tata Tancredo – O Papa Negro no Terreiro do Estácio”, que será desenvolvido pelo carnavalesco Marcus Paulo, e será a quinta a desfilar no sábado de carnaval pela Série Ouro. * OUÇA AQUI O SAMBA

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

estacio final2026 1
Fotos: Marcos Marinho e Matheus Morais/CARNAVALESCO

“É muito importante vencer, ninguém é tricampeão à toa. Essa parceria maravilhosa nos possibilitou isso. Tata Tancredo, é precursor, pioneiro, na Umbanda Omolokô, deve ser sempre saudado e a Estácio é uma escola maravilhosa. Importante também dizer que eu sou um cara que sempre tentei trazer coisas novas, palavras novas, às vezes até rebuscadas. E nesse samba eu me encontrei com a simplicidade. Macumba é macumba, parece óbvio mas é o simples que é bonito, porque é uma afirmação da nossa cultura”, apontou Claudio Russo, que citou a parte que mais gosta do samba: “Macumba é Macumba. Eu estou dando a entrevista e está cantando o refrão. Macumba é muito forte para gente, porque a religião é muito combatida e está na hora de acabar o preconceito”, comentou o compositor Claudio Russo.

estacio final2026 2

O compositor Diego Nicolau também comemorou a vitória: “É um enredo maravilhoso. É tricampeão, muito feliz. Depois de Vovo Cambinda, do ano passado, agora, macumba é macumba. É o novo lema da Estácio de Sá. Muito feliz, muito feliz. Também pelos meus parceiros. O refrão, mexeu com todo mundo. Macumba é macumba, pegou. Macumba é macumba, que é o gênero de hoje o mar”.

estacio final2026 3

O intérprete Tinga, da Vila Isabel, também assina como compositor no samba da Estácio para 2026, e celebrou mais uma vitória na escola. “É maravilhoso vencer! A Estácio é uma grande escola de samba. É uma escola que faz questão de escolher seu samba. A gente fica muito feliz cada vez que a gente ganha um samba em uma escola que a gente ama de coração. O importante é ajudar o Estácio a voltar para o seu lugar, que é no Grupo Especial. “O enredo é maravilhoso e ajuda a gente a fazer um grande samba. Macumba é macumba, né? Feliz demais! Tenho certeza que a Estácio vai ser sucesso em 26 com esse samba na avenida. Essa foi a sétima, salvo engano, vez que ganho samba na Estácio de Sá”.

Estácio terá nova rainha de bateria

O presidente da Estácio, Edson Marinho, conversou com o CARNAVALESCO, fez um balanço do desfile de 2025 e contou o que está preparando para 2026. Ele revelou que Tati Minerato não segue como rainha de bateria e que a nova será anunciada nos próximos dias, com a festa de coroação ainda em agosto.

estacio final2026 11
Presidente da Estácio, Edson Marinho

“O que pode se esperar é um grande carnaval, tivemos uma felicidade de ter mais um grande enredo, falar de Tata Tancredo, e a escola já está trabalhando para o sucesso. Podem esperar. Sem desmerecer as coirmãs, a escola vai vir daquele jeito. Muito honestamente falando, achamos que não faltou nada em 2025. Na nossa concepção, nós fizemos um grande desfile como falado até pela mídia. Um grande pesquisador de carnaval, comentarista, deu a escola como uma das melhores, ou a melhor que desfilou. Claro que estamos trabalhando para vir melhor do que fizemos. Cada ano a gente tem que estar se superando cada vez mais, e estamos trabalhando para fazer um grande desfile”.

Marinho também respondeu sobre a dificuldade em fazer carnaval na Série Ouro. “A questão financeira é uma desproporção muito grande de um grupo para o outro, mas a gente tem que fazer com o que tem. Estar bem administrado, organizado, com a ajuda de um amigo ou outro, trabalhando, a gente consegue fazer, conforme fizemos, e o nosso entendimento não faltou nada para a gente ano passado. Com toda dificuldade, mesmo com a dívida que ficou, a gente fez um carnaval lindo, respeitoso, porém um carnaval grandioso, conforme Estácio, que é uma escola grandiosa. E em 2026 não vai ser diferente, os protótipos das fantasias já estão prontos, vamos fazer o lançamento agora dia 22 de agosto, e estamos trabalhando com mais vontade até do que em 2025 para fazer melhor, muito melhor do que foi feito”.

‘Procuro dar a liguaguem do povo do samba na sinopse’, diz Marcus Paulo

Em entrevista ao CARNAVALESCO, Marcus Paulo contou como surgiu a ideia do enredo para o Carnaval 2026. “Era uma ideia já da escola. O presidente Edison Marinho, que é um grande amigo, fala muito nesse enredo e era uma ideia minha também. O Tata Tancredo da Silva Pinto é pouco conhecido do grande público. Já era uma vontade minha e percebi que era uma grande vontade do presidente também. Esse enredo já estava na gaveta sendo maturado, a pesquisa sempre aumentando, sempre entrando uma coisa ali outra aqui. Meus enredos nunca são de um ano para o outro. Eles vêm de uma pesquisa longa. Quero trazer para a Marquês de Sapucaí esse conhecimento de Tata Tancredo para uma linguagem popular, que o público conheça mais a história desse grande homem”.

estacio final2026 9
Carnavalesco Marcus Paulo

O carnavalesco falou sobre o processo de produção do desfile de 2026. “Terminamos os protótipos das fantasias. Foi um mês e meio de protótipos, vamos fotografar na segunda-feira para o book da escola. São quatro alas comerciais que divulgam para a venda. O barracão está começando dia 15 de agosto. Termos uma festa fechada no dia 22 de agosto para apresentar para a diretoria e os segmentos da escola. O samba, diferente da sinopse, não precisa ser setorizado. O compositor não precisa pegar a sinopse e versar essa sinopse. Assim perde o encanto, perde a poesia. Procuro dar a liguaguem do povo do samba na sinopse. E não trazer um artigo de academia como uma sinopse. O Tata Tancredo se apaixonou pelos cortejos coloridos, pelos blocos, que seus familiares fundavam esses blocos, em Cantagalo, quando ele era criança. Daí, ele despertou a paixão pelo samba e, só depois dessa paixão pelo samba, é que ele vai para espiritualidade”.

‘Medalha de Ouro’ carrega o Estrela do Carnaval 2025

Comandante da bateria “Medalha de Ouro”, mestre Chuvisco conversou com o CARNAVALESCO sobre o trabalho de 2025, que rendeu o prêmio ESTRELA DO CARNAVAL, de melhor bateria da Série Ouro, e contou o planejamento para o desfile de 2026.

“A análise do nosso último desfile foi a melhor possível. Temos a certeza de que fizemos um belíssimo desfile, tanto em termos de bateria quanto de escola também. A gente fez o desfile para ser campeão no Carnaval, mas infelizmente não conseguimos mais uma vez. Estamos trabalhando muito para chegar a nossa hora de voltar ao Clube Especial. Acho que a cada ano a gente tem que estar buscando se superar. Não é nem superar uma outra bateria adversária, mas superar a gente mesmo, porque fica cada vez mais difícil, cada vez o sarrafo mais alto, tanto da nossa parte quanto da parte de outras baterias também”, disse o mestre, que completou sobre 2026.

estacio final2026 10
Mestre Chuvisco

“Estamos pensando em algumas coisas diferentes sim, mas, por enquanto, tá só guardado para a gente. Vamos esperar o samba ser escolhido para começar a trabalhar em conjunto com a direção de bateria. E começar a montar tudo oficialmente para a avenida. Vamos explorar a origem do nosso enredo que é ancestral”.

Mestre Chuvisco falou também do entrosamento da bateria com os cantores oficiais da Estácio. “O Serginho do Porto já está aqui com a gente há muito tempo, já temos uma identificação muito grande. E o Tiganá chegou e também foi muito rápido o entrosamento dele com ritmistas e diretores. Ele está o tempo todo buscando estar junto com a gente, e isso facilita muito o nosso trabalho em conjunto, que é o da bateria com o carro de som”.

Foco é o Grupo Especial

Em plena sintonia, a dupla de intérpretes da Estácio, formada por Serginho do Porto e Tiganá, está muito bem alinhada.

“Estamos muito satisfeitos com o carnaval 2025. Por pouco a gente conseguiu alcançar nosso objetivo. Entrosamento com o Serginho é fácil, porque eu já era fã dele já. Eu aprendi com ele. Quando criança eu já vi eles cantando, ele, Jackson Martins, Wantuir, Pixulé, Wander Pires, quer dizer, foi fácil observar. E agora a gente é um só. A nossa parceria é o seguinte: aqui não tem vaidade, aqui é a Estácio. Em 2026, a gente vai chegar, porque estamos batendo na porta há muito tempo. Já está na hora! A Estácio merece estar no Grupo Especial. E em 2026 vamos brigar pelo título”, prometeu Tiganá.

estacio final2026 5
Intérpretes Serginho do Porto e Tiganá

“Hoje a gente se despede do Carnaval 2025. Já estamos aqui na porta do Carnaval 2026, escolhendo samba. Sabemos que segundo, terceiro, quarto lugar, é todo mundo último. Só sobe uma escola. Estou aqui há 26 anos. Com a bateria, a gente se fala no olhar. É fácil trabalhar com o mestre Viscoso e a bateria ‘Medalha de Ouro’. As coisas estão acontecendo, não só comigo e com Tiganá, mas com todo o carro de som. Isso só beneficia a escola. Não tem vaidade. Carnaval não pode ter vaidade. O nosso trabalho vai ser árduo, mas com muita vontade de voltar ao Especial. Para que a Estácio lá esteja no seu centenário”, contou Serginho.

Casal projeta dança tradicional

Vencedores do prêmio ESTRELA DO CARNAVAL 2025, o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Feliciano e Raphaela, conversaram com o CARNAVALESCO sobre o trabalho de 2025.

“Foi minha estreia na escola, mas como sambista e apaixonada pelo carnaval, eu fiquei muito feliz de ver e poder ter participado nessa crescente que a Estácio se encontra no momento. Veio de um terceiro lugar em 2024, em 2025 conseguiu o vice-campeonato e a nossa expectativa, empenho e trabalho é para que venha, enfim, o tão sonhado título. A gente está muito confiante, tem um enredo muito emblemático e significativo para a escola e eu acho que de grande impacto social. Estamos em um momento constante de reafirmação da nossa história, identidade, cultura, não só falando como agremiação Estácio de Sá, mas como o samba como um todo, e tudo que envolve a origem dessa festa tão grande. Vamos trabalhar o máximo, nos empelhar para conseguir ajudar a escola a trazer esse título que a gente merece”, disse a porta-bandeira.

estacio final2026 14
Feliciano e Raphaela, casal da Estácio

“A Estácio, vem em uma crescente, desde o Vovó Cambinda (2024), a gente vem nessa trilogia, Vovó Cambinda, a Amazônia, e agora é o fato de falar de alguém do nosso meio, um dos fundadores da nossa escola, tão importante para cultura e para política do nosso país. Creio que vai ser um desfile muito emocionante porque a Estácio tem isso, quando ela puxa histórias, fundamentos da nossa própria raiz, tem uma emoção diferente, tem um calor diferente. Estou vendo os quesitos trabalhando, o canto, a bateria, a gente já começou a ensaiar, e está sendo muito prazeroso, todo esse processo, desde o primeiro momento que lançou o enredo. Hoje é um dia muito especial para a Estácio. A gente precisa do samba para poder construir um trabalho, fazer uma coreografia em cima dele, e a escola também, para se organizar e cada vez mais estar afiada para o grande dia”, completou o mestre-sala.

estacio final2026 12

A dupla citou a fantasia para o desfile de 2026 e como está o trabalho. “Ver a fantasia traz essa ansiedade, e eu faço questão de dar palpite, o Marquinhos (Marcus Paulo, carnavalesco), ele é um cara muito compreensivo em relação a isso. Ele dá total liberdade da gente estar falando sobre o desenho. Essa semana a gente traz novidades para vocês e se tratando de Marquinhos, eu creio que vai ser um belo trabalho. Eu ainda nem parei para conversar muito sobre coreografia com a Rapha, mas eu creio que a nossa arte é composta de tanta ancestralidade e é um enredo muito ancestral, que é melhor vir com o tradicional, um arroz com feijão bem temperado, claro, com alguns elementos”, contou Feliciano.

estacio final2026 8

“O Marquinhos já tinha agendado uma reunião conosco para poder apresentar o figurino, mas a gente está com uma rotina bem apertada, trabalhos, ensaios, preparação para o próximo desfile, infelizmente, tivemos que desmarcar. Desde então eu estou sonhando todo dia com o figurino, estou muito ansiosa sim, mas no sentido de saber o que é, porque eu estou bem tranquila com relação ao que vai ser proposto. Eu acho que quando a gente escolhe um samba, apesar de já ter tido a escolha do enredo e tudo mais, como o Feliciano falou, acho que é o pontapé inicial. É claro que quando a gente tem um samba que inspire nossa criatividade para poder elaborar uma apresentação bonita e a altura do que a escola merece, melhor”, citou Raphaela.

Diretor de carnaval da Estácio, Edvaldo Fonseca, fez um balanço da apresentação deste ano. “O desfile de 2025 pra gente foi fantástico. A gente teve muito mais acerto do que erro. Achamos um segundo lugar, mas tudo bem, a gente já diferenciou que fazer um grande carnaval é uma coisa, ser campeão do carnaval é outra totalmente diferente. Fizemos um grande carnaval, todos os segmentos, não é só a direção de carnaval, todos, absolutamente todos os segmentos têm a consciência de que a gente fez um belíssimo trabalho”.

estacio final2026 4
Diretor de carnaval da Estácio, Edvaldo Fonseca

O diretor falou também sobre o que melhorar para 2026, ter o samba escolhido no início de agosto e a previsão do início dos ensaios de rua.

“A gente acertou mais do que errou. Tdos os segmentos foram muito bem, nossos quesitos foram muito bem. Bateria, comissão de frente, casal, a gente gabaritou em absolutamente tudo. Perdemos alguma coisa em alegoria, então vamos focar em alegoria e adereços para ver se precisa melhorar em alguma coisa, porque sempre tem o que melhorar. Mas o trabalho foi feito, foi muito bem feito. Ter o samba cedo já é um modelo que a gente vem adotando e as coirmãs já vem copiando, que quanto mais cedo a gente escolhe, mais tempo a gente tem pra trabalhar canto, quadra, segmento, ajustes se for preciso fazer, só tem vantagem de escolher cedo. Muito provavelmente a gente deve começar nosso ensaio de quadra para início de outubro. A gente vai agora para esse mês de agosto já com os protótipos, vamos fazer uma festa de protótipos, festa de aniversário da escola, provavelmente, início ou meados de outubro a gente já vai começar nosso ensaio de canto na quadra e na rua”.

estacio final2026 6

Veja como foram as apresentações das parcerias na final

Parceria de Alexandre Naval: Com uma torcida animada, com bandeiras em vermelho e branco e cantando forte o samba, a primeira parceria a se apresentar na noite foi a de Alexandre Naval, com Ito Melodia e Tem-Tem Jr. à frente dos microfones principais, defendendo bem o samba concorrente com uma apresentação também bastante animada. A letra do samba tem como destaque os refrões bem cantados e empolgantes, especialmente o refrão final: “ELE É GENERAL DA BANDA DE ARUANDA, SARAVÁ!/ELE É GENERAL DA BANDA DE ARUANDA, SARAVÁ!/PAPA NEGRO DA UMBANDA,/MENSAGEIRO DE IFÁ/VAI TER XIRÊ NO ILÊ DA ESTÁCIO DE SÁ”, assim como a primeira parte do samba, com uma letra e melodia bem animadas, destacando a subida para o refrão do meio: “MEU SAMBA DE CABOCLO É RITUAL/FEITO CARNAVAL…/É FÉ QUE ‘ALASTRA’ (ALASTRA)”.

Parceria de Luiz Antonio Simas: Com Tinga como intérprete principal, a parceria de Luiz Antonio Simas teve uma apresentação muito forte, com participação intensa da torcida e de outros componentes que cantaram bem o samba durante toda a apresentação. O samba é bastante animado, com boa melodia e letra, destacando-se o refrão do meio: “ATABAQUES NO TERREIRO, NA PORTEIRA O GUARDIÃO/UMA VELA NO CRUZEIRO, DUAS VELAS PRO LEÃO/CHEGOU GENERAL DA BANDA, AZEITADO NO DENDÊ/NA CANGIRA GALÔ CANTA, CANTAGALO EU QUERO VER”, que, assim como o refrão final, chama a atenção e tem boa explosão. Também merece destaque o início da primeira parte do samba: “OH, TATA!/TRAZ A GUIA DE MIÇANGA/PRA QUEM É DA NOSSA BANDA/A DEMANDA ENFRENTAR”, evocando Tata Tancredo antes de remeter aos tempos em que ele viveu.

estacio final2026 7

Parceria de Moisés Santiago: Charles Silva comandou o microfone durante a apresentação da parceria de Moisés Santiago. A torcida do samba veio com muitos balões, cantando bem os versos da obra, que é bastante fluida. O destaque vai para o refrão: “Ao preto o que é do preto/Pois o samba vem do gueto/É herança quilombola/Toda história tem prefácio/Resistir é ser Estácio/Fundamento das escolas”, que tem uma construção de letra e melodia marcante e foi cantado por componentes além da torcida. Também se destaca a subida que antecede esse refrão: “Patacori Ogum!/General da sua banda/Kaô, a justiça é de Aruanda/Xangô! Salve o povo de Umbanda”, que prepara bem para o trecho seguinte.

Parceria de Diego Nogueira: A parceria de Diego Nogueira trouxe Dowglas Diniz como cantor principal, que realizou uma boa apresentação da obra que encerrou a disputa na Estácio. Mesmo com algumas repetições na segunda parte, o samba teve como destaque a subida: “COROADO PELO BRILHO DA HISTÓRIA, MANTIDO DE PÉ/É FESTA NO ORUM,/DE EXU A OXALÁ/ALAFIOU, ORUNMILÁ!”, antes do refrão final, sendo bem cantado pela torcida da parceria, assim como o refrão do meio, também bastante entoado pelos presentes.