O Salgueiro vai colocar toda a sua comunidade no desfile de 2026. Em uma decisão inédita na gestão do presidente André Vaz, a escola optou por extinguir as alas comerciais e distribuir gratuitamente 100% das fantasias para os componentes salgueirenses.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
“Salgueiro não vai vender fantasia esse ano. Isso foi conversado logo após o carnaval com a diretoria. Esse ano vai ser 100% comunidade. Tínhamos duas alas que a gente vendia. Esse ano vai ser um ano que vai ser comunidade 100%”, explicou o presidente André Vaz, em entrevista ao CARNAVALESCO.
Segundo o diretor de carnaval, Wilsinho Alves, a mudança tem base técnica. Uma análise detalhada do desempenho da escola em 2025 apontou que as únicas notas descartadas nos quesitos de Harmonia e Evolução vieram justamente das alas comerciais.
“Tiramos a questão das alas comerciais por conta de uma análise técnica. Tanto o julgamento de Harmonia como o de Evolução, apesar de terem sido duas notas descartadas, foram em cima das duas alas comerciais do Salgueiro. Para que a gente não corra nenhum risco, o presidente decidiu que a gente não teria mais as alas comerciais para o próximo carnaval. E a gente tem uma comunidade muito potente”, reforçou o diretor.
Wilsinho ainda destacou que todos os componentes da escola foram recadastrados, garantindo que quem cumpriu os compromissos no último desfile está apto para continuar representando a agremiação.
“Todo mundo que desfilou, cumpriu os requisitos, entregou sua fantasia, está apto. Já se recadastraram. Toda a nossa comunidade está recadastrada”.
om o enredo intitulado “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”, a escola celebrará a obra, o legado e o universo criativo da saudosa carnavalesca Rosa Magalhães, que se consagrou como a maior campeã da Sapucaí.
Assinado pelo carnavalesco Jorge Silveira em parceria com o curador Leonardo Antan, o enredo propõe um cortejo lúdico e fabuloso, inspirado na trajetória de Rosa, com passagens por bibliotecas encantadas, reinos imaginários e encontros com personagens clássicos dos contos de fadas, da mitologia e do folclore brasileiro. A proposta é mergulhar no processo criativo de Rosa Magalhães, reverenciada por sua genialidade estética, rigor histórico e sensibilidade artística. Além de Jorge e Antan, a equipe de criação do enredo conta com Ricardo Hessez e Allan Barbosa.
Em 2026, o GRES Acadêmicos do Salgueiro fecha a última noite de desfiles do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí, na terça-feira de Carnaval, dia 17 de fevereiro.