A Portela promove, no dia 17 de agosto, a apresentação oficial dos sambas concorrentes para o Carnaval 2026. O evento será realizado na quadra da escola, em Madureira, com abertura dos portões às 17h. Com o objetivo de garantir condições igualitárias entre as parcerias e promover um processo mais equilibrado, a Portela reformulou o formato do concurso de samba-enredo.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Neste ano, apenas três fases eliminatórias serão abertas ao público antes da grande final, marcada para o dia 26 de setembro. São elas: a apresentação oficial dos sambas, no dia 17 de agosto; a junção das chaves, no dia 14 de setembro, com a participação da obra classificada na seletiva do Rio Grande do Sul; e a semifinal, no dia 21 de setembro.
As demais etapas ocorrerão de forma interna, com participação restrita aos compositores e à diretoria da escola, garantindo um ambiente focado na avaliação das obras. Sobre a mudança, o presidente da Majestade do Samba, Junior Escafura, destaca o intuito do novo formato.
SAIBA MAIS
* Opinião: ‘Portela busca renascer e propõe nova história para o Brasil com seu enredo para o Carnaval 2026’
* Sinopse do enredo da Portela para o Carnaval 2026
* Portela lança gravação especial em homenagem ao povo gaúcho
“A Portela está em constante evolução, e a adoção deste modelo tem como objetivo valorizar ainda mais os compositores e estabelecer um processo de apresentação das obras mais justo e igualitário para todas as parcerias. Esse é o nosso objetivo: que todos tenham as mesmas condições no concurso”, afirma Junior Escafura.
Vale lembrar que, para o Carnaval de 2026, a Portela levará para a avenida o enredo “O Mistério do Príncipe do Bará — A oração do Negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande”, desenvolvido pelo carnavalesco André Rodrigues.