A temporada do Salgueiro Convida de 2025 foi aberta no último sábado com a participação da campeã do Carnaval deste ano, a Beija-Flor de Nilópolis. Em uma apresentação marcante, a Deusa da Passarela relembrou grandes carnavais em sua exibição na quadra salgueirense, sendo ovacionada pelos torcedores de ambas as agremiações. A noite também marcou a estreia de Nino e Jéssica Martin como novos intérpretes da Beija-Flor, assumindo o microfone oficial após o resultado do reality “A Voz do Carnaval”. O CARNAVALESCO conversou com integrantes da escola sobre o retorno ao evento e o início da trajetória da nova dupla de cantores.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

nino jessica beijaflor
Fotos: Matheus Morais/CARNAVALESCO

Selminha Sorriso, porta-bandeira da Azul e Branca, estava radiante por retornar ao Salgueiro Convida com o título de 2025. Ela destacou a emoção e o respeito envolvidos na troca entre as escolas e enfatizou como o público, especialmente os turistas, valoriza o encontro de duas grandes agremiações na mesma noite.

“Poder fazer esse intercâmbio cultural entre esses dois quilombos, o tijucano e o nilopolitano, sempre será um prazer. Voltaremos sempre com fé nos orixás. É bom para quem está visitando o Rio de Janeiro ter a chance de ver Beija-Flor e Salgueiro na mesma noite, duas grandes escolas com grandes sambas. A Beija-Flor veio com um grande elenco, respeitando o convite. Sejamos todos felizes nesses intercâmbios, com essa escola de samba realizando um evento que convida coirmãs a estarem aqui com seus quilombos”, afirmou Selminha.

selminha beija flor

Ela também destacou a representatividade da estreia de Jéssica à frente do microfone principal, ao lado de Nino, como uma vitória simbólica para as mulheres e o povo preto.

“Estava escrito, era para ser! Vamos abraçar, acolher, incentivar e acreditar no talento da Jéssica e do Nino. Ter uma mulher à frente do microfone principal representa muito para nós. Só o samba é capaz de promover essas reparações históricas e culturais. Que venham outras Jéssicas em outras escolas também”, completou.

Marquinho Marino, diretor de carnaval da Azul e Branca, enalteceu a participação da Beija-Flor no evento e agradeceu o convite e o carinho do Salgueiro, ressaltando também sua ligação pessoal com a escola da Tijuca.

marino beijaflor

“O Salgueiro é uma escola muito querida. Tenho muito carinho, muitos amigos e frequentei bastante a quadra na infância. Vir aqui é sempre prazeroso, porque a recepção é de primeiro mundo. Fico muito feliz sempre que somos convidados”, declarou.

Ele também comentou sobre a estreia da nova dupla de intérpretes, explicando como tem sido o processo de preparação, que inclui ensaios em estúdio e acompanhamento de profissionais especializados.

nino jessica beijaflor 3

“Quem esteve na quadra pôde começar a entender um pouco do que será esse trabalho com Nino e Jéssica. A gente tem essa preocupação de mostrar que, embora sejam uma dupla, ambos têm talentos individuais que precisam se somar. Não é só colocá-los no palco e deixá-los se virar. Temos feito um trabalho forte com a equipe de harmonia, professor de canto, fonoaudióloga e o diretor musical, tudo de forma muito específica. As pessoas devem ter percebido isso hoje”.

Marino encerrou destacando a disciplina e a dedicação da dupla, e como o resultado já pôde ser percebido na estreia.

beijaflor salgueiroconvida

“O mais importante não é apenas colocar duas vozes, mas fazer com que elas se somem. Nino e Jéssica estão fazendo um ótimo trabalho, com disciplina e entrega. O que vimos na quadra é fruto desse esforço. Estou muito feliz e vejo grande potencial. Já fizemos 14 ensaios em estúdio, onde podemos testar e ajustar tudo. Mas, quando chega no palco, tem que executar o que foi ensaiado. E eles fizeram isso hoje. Estou confiante de que terão um caminho de glória, desde que mantenham o foco, trabalhem com humildade e continuem se respeitando como artistas”.

A dupla também falou ao CARNAVALESCO sobre a emoção da estreia como intérpretes oficiais da Beija-Flor, especialmente em uma noite especial na quadra do Salgueiro.

nino jessica beijaflor 2

“Estar aqui é uma felicidade enorme. Assumir o microfone é, além de uma grande responsabilidade, uma emoção imensa. Como eu já disse, não haverá outro Neguinho da Beija-Flor. Ele é insubstituível. Nossa missão é dar continuidade ao trabalho dessa escola gigante”, declarou Nino.

“Foi incrível, um trabalho maravilhoso. Estamos nos preparando há um mês e espero que tenhamos conseguido entregar pelo menos um pouco do que queremos mostrar em 2026. Suceder nosso mestre Neguinho está sendo maravilhoso. Sabemos da responsabilidade, mas tenho certeza de que, junto com o Nino, faremos um trabalho incrível com a família Beija-Flor”, finalizou Jéssica.

nino jessica beijaflor 4