Escolas de saamba estão publicando em suas páginas nas redes sociais homenagens para a canravalesca Maria Augusta, que faleceu nesta sexta-feira. Veja abaixo.
Liesa
“O Carnaval se despediu nesta sexta-feira de Maria Augusta Rodrigues. Mais do que uma carnavalesca de sucesso, com trabalhos brilhantes em escolas como a União da Ilha do Governador, sempre defendeu a bandeira do samba, atuando também como comentarista e jurada do Estandarte de Ouro. Sua paixão era tanta que não perdia um evento da Liesa e das escolas de samba que tanto admirava. Descanse em paz!”
Paraíso do Tuiuti
“Com imensa tristeza nos despedimos de Maria Augusta — mulher pioneira, carnavalesca visionária e referência eterna do nosso carnaval. Maria nos proporcionou sambas memoráveis, fazendo parte da nossa história.
Obrigada por tudo, Augusta. O samba te aplaude! 💛💙👑
#Tuiuti”
Império Serrano
“Com imensa tristeza, o Império Serrano comunica o falecimento de Maria Augusta Rodrigues, aos 83 anos, ocorrido nesta sexta-feira (11). Grande carnavalesca e madrinha da nossa Sinfônica do Samba, ela estava internada no Hospital São Lucas, em Copacabana.
A relação entre Maria Augusta e o Império Serrano remonta à década de 1980, quando ela passou a ocupar o posto de madrinha da nossa comissão de frente e da bateria. Sempre presente nos ensaios, eventos e desfiles, tornou-se uma figura querida e marcante, símbolo de carinho e respeito à frente dos nossos ritmistas.
Como carnavalesca, Maria Augusta se consolidou como uma das maiores da história, rompendo barreiras em uma profissão dominada por homens. Filha da revolução salgueirense, assinou os históricos e campeões desfiles “Festa para um Rei Negro” (1971) e “O Rei de França na Ilha de Assombração” (1974). Deixou sua marca também na União da Ilha do Governador, com os inesquecíveis enredos “Domingo” (1977) e “O Amanhã” (1978). Sua trajetória brilhante incluiu ainda passagens vitoriosas por Paraíso do Tuiuti e Tradição, além da Beija-Flor de Nilópolis.
Na televisão, emprestou seu talento e conhecimento como comentarista de carnaval em emissoras como Globo, Band, Manchete e CNT, ajudando a contar a história da maior festa popular do mundo para milhões de brasileiros. Também atuava como jurada do prêmio Estandarte de Ouro, contribuindo com seu olhar técnico e sensível para valorizar os grandes destaques do carnaval carioca.
O Império Serrano agradece profundamente por toda a contribuição e amor de Maria Augusta pelo samba, pelo carnaval e, em especial, pelo nosso pavilhão e toda família imperiana. Seu legado permanecerá vivo na memória e no coração de cada um de nós.
Nos solidarizamos com os familiares, amigos e admiradores neste momento de dor, e decretamos luto oficial, em nome do presidente Flavio França e de toda a diretoria.
Que Maria Augusta siga sendo luz”.
Imperatriz
“O G.R.E.S Imperatriz Leopoldinense, em nome da presidente Catia Drumond, do vice-presidente João Drumond, sua diretoria e segmentos, lamenta profundamente a morte de Maria Augusta, uma das artistas mais importantes da história do Carnaval”.
Portela
“A Portela lamenta profundamente o falecimento da querida carnavalesca Maria Augusta, aos 83 anos.
O presidente Junior Escafura, a Vice-presidente Nilce Fran, o Carnavalesco André Rodrigues e toda família portelense se solidarizam com os familiares e amigos de Maria Augusta”.
Beija-Flor
“A Beija-Flor de Nilópolis manifesta profundo pesar pelo falecimento da carnavalesca Maria Augusta, uma das grandes damas da folia e nome essencial na construção da história do carnaval brasileiro.
Em 1993, tivemos a honra de contar com sua assinatura artística em nosso desfile, num trabalho marcado por elegância, inteligência e um olhar estético apurado, características que fizeram de Augusta uma referência para gerações de profissionais do samba.
Sua trajetória inspiradora segue viva na memória do carnaval e de todos que reconhecem na arte do desfile uma manifestação profunda de cultura e identidade.
Aos familiares, amigos e admiradores, nossa solidariedade e carinho neste momento de despedida.
Descanse em paz, Augusta. A avenida sentirá sua falta”.
Viradouro
“A Unidos do Viradouro lamenta profundamente o falecimento da carnavalesca, professora e jurada do Estandarte de Ouro, Maria Augusta.
A artista marcou o Carnaval, com passagens por diversas agremiações, deixando um legado de talento e criatividade. A contribuição de Maria Augusta para a cultura brasileira é eterna.
Nossos sentimentos aos familiares, amigos e admiradores”.
Unidos de Padre Miguel
“Com profundo pesar, a Unidos de Padre Miguel lamenta a partida de Maria Augusta, ícone do nosso Carnaval. Sua arte, talento e legado seguirão eternamente vivos na história do samba e nos corações que ela encantou.
Nossos sentimentos à família, amigos e admiradores dessa grande carnavalesca”.
Mangueira
“Hoje, a Estação Primeira de Mangueira se despede com profunda tristeza da querida carnavalesca Maria Augusta. Sua paixão, talento e dedicação ao samba deixaram marcas eternas em nossos corações e na história do carnaval. Um dos momentos icônicos de Maria Augusta com a nossa agremiação foi quando levou Mujica para beijar o pavilhão da Mangueira em um evento oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Banco de Desenvolvimento Latino-Americano e Caribe – CAF.
Em nome da presidenta Guanayra Firmino, desejamos nossos sentimentos aos familiares e amigos. Que seu legado continue a inspirar gerações futuras. Descanse em paz, Maria Augusta”.
Unidos da Tijuca
“Com profundo pesar, lamentamos a partida de Maria Augusta, carnavalesca que fez parte da histórica “Revolução Salgueirense” capitaneada por Fernando Pamplona, e que também nos brindou com desfiles clássicos e inesquecíveis no comando artístico da União da Ilha.
Mesmo afastada da função de produção artística dos desfiles desde 1993, Maria Augusta era presença constante nos barracões, em debates e momentos importantes do carnaval, além de ter integrado por anos a equipe de transmissão da Tv Globo e o júri do Estandarte de Ouro.
Vá colorir o céu como em dias de Domingo e alinhe as estrelas para iluminar o nosso Amanhã, Dona Maria.
Aqui a gente fica com a lembrança de seus leves e coloridos carnavais, e de sua companhia inseparável em nossas jornadas carnavalescas”.
União da Ilha presta homenagem para carnavalesca Maria Augusta
Em atualização