Já se preparando para o carnaval 2026, quando compareceu para a Marquês de Sapucaí “Das Mais Antigas da Vida, o Doce e Amargo Beijo da Noite” , enredo que aborda a história da prostituição, a Porto da Pedra escolheu o dia 04 de agosto, das 19h às 23h59, para lançar o concurso de samba-enredo, com a inscrição das obras que disputarão, semana a semana, a preferência do público e dos julgadores. O tema de Mauro Quintaes com pesquisa de Diego Araújo, tem sido amplamente treinado pelos poetas, que teve uma experiência diferente para a construção das letras: em lugar de dados inseridos para o tira-dúvidas, foi feito um canal direto para que o carnavalesco pudesse acompanhar o passo a passo dos poetas do Tigre, rumo aos sambas que mantêm as notas máximas dos últimos anos.

logo pp2026

SAIBA MAIS 
* ‘Todo mundo sempre teve uma puta guardada dentro de si’, diz Mauro Quintaes sobre enredo da Porto da Pedra para o Carnaval 2026
* Sinopse da Porto da Pedra para o Carnaval 2026

“O Mauro está fazendo questão de elucidar os pontos que geram dúvidas e, com isso, a gente vai trocando ideias para construir sambas de alto nível para a disputa”, diz Fernando Macaco, presidente da ala dos compositores.

Para este ano, o formato da disputa segue os moldes de 2025, sendo expressamente proibido o uso de fogos de artifícios e papel picado nas apresentações. Cada parceria poderá ser composta por até 12 autores que irão desembolsar o valor de R$100 por compositor para participar do concurso. O valor deverá ser depositado em conta corrente que será fornecida pelo presidente da ala, e o comprovante anexado junto com a letra e a gravação do samba no dia da inscrição. Para quem já integra a ala, o custo é de R$ 50.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Também não serão permitidas nas parcerias, as chamadas “participações especiais” e os alusivos com sambas da escola durante as eliminatórias. No ato da inscrição, a parceria deverá apresentar, além do comprovante de depósito, 20 cópias da letra do samba e 03 pen drives com a gravação do samba.

Em 2026, a Porto da Pedra será a 7ª escola a desfilar pela Série Ouro, no sábado de carnaval, 14 de fevereiro.