A Mocidade Independente de Padre Miguel anunciou, nesta quinta-feira, o enredo que levará para a Marquês de Sapucaí no Carnaval 2026. Com assinatura do carnavalesco Renato Lage, a verde e branco da Zona Oeste prestará homenagem à cantora e compositora Rita Lee, ícone da música brasileira, com o enredo “Rita Lee, a padroeira da liberdade”.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

A proposta da agremiação é celebrar o legado multifacetado de Rita, falecida em maio de 2023, aos 75 anos. Mais do que referência musical, a artista será exaltada como símbolo de irreverência, liberdade, transgressão e criatividade — marcas registradas de sua trajetória artística e pessoal.
Para marcar o lançamento do enredo, a escola promoveu uma intervenção artística pela cidade do Rio de Janeiro. Réplicas gigantes dos famosos óculos vermelhos de Rita foram instaladas em pontos icônicos da capital, como a Lapa, o Largo da Carioca e o Museu do Amanhã, chamando a atenção do público e já dando o tom irreverente da proposta.

Renato Lage explicou ao telejornal “Bom Dia, Rio”, da TV Globo, a escolha: “Rita representa um grito de independência musical, estética e comportamental. Ela foi muito além da música. É um espírito livre que continua inspirando o Brasil”.
A Mocidade será a primeira a desfilar na segunda-feira de carnaval, em 2026, e já começa a mobilizar sua comunidade para construir uma homenagem à altura da “rainha do rock brasileiro”.