A Unidos do Viradouro prepara um desfile para 2026 que promete emocionar a Sapucaí do começo ao fim. A escola de Niterói vai homenagear uma verdadeira lenda viva do carnaval: o mestre de bateria Ciça. Diretor-executivo da vermelho e branco, Marcelinho Calil falou ao CARNAVALESCO sobre a emoção que tomou conta da equipe ao confirmar o enredo que exaltará o sambista.

calil enredoviradouro2026
Fotos: Matheus Morais/CARNAVALESCO

“Convicção, êxtase, alegria, emoção, choro… Não há nada mais potente, mais completo para gente falar no próximo ano. Ciça é uma lenda. Tem história, conteúdo, plástica, narrativa, setorização e carisma, coisas que não se vende, não se compra, é dele”.

Aos 55 anos de dedicação ao carnaval, mestre Ciça ganhará um enredo que, segundo o dirigente, simboliza mais do que uma homenagem pessoal: é um tributo ao sambista do dia a dia, aquele que vive o carnaval além da avenida.

“O meu enredo está toda terça no ensaio, fumando cigarro, tomando Coca-Cola, afinando instrumento. Isso tem que ter valor para o sambista, para a imprensa, para a escola, para o mundo do carnaval. É lindo homenagear outras pessoas, mas é mais bonito ainda render homenagem e ajoelhar aos pés de uma lenda como é o mestre Ciça”, exaltou.

calil enredoviradouro2026 2

Calil destacou ainda que a proposta do enredo tem todos os elementos que caracterizam um grande desfile. “É inquestionável, é desfile de escola de samba e eu estou falando de uma lenda. Está desfilando no seu próprio quesito. É um enredo que praticamente termina ao vivo, é gigante”.

Sobre notas e confiança no enredista

O diretor também comentou a repercussão das notas no quesito enredo no último carnaval, quando a escola ficou na quarta colocação. Para ele, as justificativas apresentadas não dizem respeito à concepção do enredo sobre Malunguinho, mas sim à parte técnica e à execução no desfile.

“As notas de enredo do último carnaval dizem basicamente respeito à construção, à realização, à ordem de alegoria, de setorização. Não dizem respeito à concepção, à ideia do Malunguinho. Aqui não tem caça às bruxas. Essa equipe me deu tudo 10, essa equipe me deu um quarto lugar. É da vida. O importante é que a gente fez essa análise, corrigiu. É uma justificativa bem clara, muito simples de resolver.”

Calil reforçou a confiança no trabalho do enredista João Gustavo Melo, que seguirá na escola em 2026. “O João Gustavo Melo é o maior, é bom pra cacete, renovei com ele rápido. Não estou preocupado com nota quanto à manutenção do profissional. Sei que ele é capacitado, gabaritado e confio plenamente nele”.