InícioGrupo EspecialEscafura e Nilce Fran anunciam candidatura à presidência da Portela com discurso...

Escafura e Nilce Fran anunciam candidatura à presidência da Portela com discurso de união e resgate histórico

Com a desistência do atual presidente da Portela, Fábio Pavão, da disputa eleitoral, a eleição da maior campeã do carnaval, que deve acontecer no dia 25 de maio, ganhou um novo capítulo. A chapa “Portela Raiz”, encabeçada por Júnior Escafura e Nilce Fran, foi lançada na noite da última quinta-feira, em uma casa de shows em Madureira. O evento reuniu personalidades como o baluarte da escola, Jerônimo do Patrocínio, e o deputado federal Júlio Lopes, que declararam apoio à chapa. Além disso, o público presente curtiu as apresentações das Herdeiras do Samba e do grupo Puxadores do Samba.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

escafura portela 00
Fotos: Marcos Marinho/CARNAVALESCO

Em um discurso cheio de simbolismo, Escafura oficializou sua candidatura à presidência da Portela, prometendo uma gestão de transparência, união e valorização da história da escola. Ele destacou que sua trajetória dentro da agremiação o preparou para o cargo de presidente e que sua candidatura não é movida por ambição, mas por um “chamado”.

“Não foi hoje que eu cheguei na Portela. Várias pessoas aqui me viram chegar ainda criança, e isto é motivo de muita emoção: quando reencontro essas pessoas lá de trás, de quando eu era um menino, e que me falavam ‘um dia você vai ser presidente da Portela’. Acho que está chegando a hora”, declarou Escafura, lembrando sua trajetória ao lado de seu pai, José Carlos Escafura, ex-presidente da Portela, de quem herdou o lema: “Dignidade não se negocia”.

O candidato admitiu que a escola vive um momento de “tensão” e “divisão”. Sua candidatura, por exemplo, foi marcada por reviravoltas: inicialmente, ele teria feito um acordo com a atual administração da escola, da qual é vice-presidente, para concorrer à presidência pela chapa “Portela Verdade”. No entanto, o acordo político teria sido quebrado, resultando na formação da chapa “Portela Raiz”, que vai enfrentar a “Supera Portela” na eleição portelense.

escafura portela

Sobre os desafios, Escafura defendeu uma reestruturação financeira e a busca por excelência no Carnaval. “Precisamos dar mais condições para as pessoas poderem realizar o Carnaval. A Portela tem que estar sempre buscando os primeiros lugares. Não podemos nos contentar em voltar apenas nas campeãs. O portelense quer voltar a gritar: ‘É campeã!’”, disse o candidato.

Caso eleito, ele prometeu dialogar com todos os segmentos da escola para entender suas demandas e iniciar os preparativos para o Carnaval 2026. Sobre a reestruturação financeira da escola, Escafura destacou a valorização da marca Portela: “Precisamos fortalecer a marca para captar patrocínios e garantir que a escola tenha o destaque que merece – afinal, é a maior campeã do Carnaval”.

Nilce Fran, responsável pela ala de passistas da escola e candidata à vice-presidência na chapa, será uma das principais aliadas nesse projeto. À frente da ala há 26 anos, ela confessou que está vivendo um sonho. “Eu sempre disse para o Vento e para o Tempo: um dia vou ser presidente da Portela”, revelou.

escafura portela 04

Apesar da alegria, Nilce não esconde o desafio do desapego. Caso eleita, ela terá que iniciar um processo de transição para deixar a coordenação da ala de Passistas, cargo que ocupa há décadas, e revelou que o jovem Lucks Matheus, de 26 anos, é um nome forte para sucedê-la. “Ele merece estar ali, um garoto que começou na escola aos 9 anos. Segue tudo o que aprendemos com Paulo, Claudionor, Jerônimo, Nega Pelé, todos os grandes passistas e bailarinos. Só vamos ter que entender a parceira que ele merece, à altura dela”, revelou.

Em tom franco, Nilce reforçou o compromisso de unir a Portela, mesmo que isso exija conflitos: “Vamos sair na porrada até chegar a um denominador comum, mas será o melhor para a escola”. Ela enfatizou que a agremiação “não é de uma pessoa só” e que seu papel, ao lado de Escafura, será ouvir a comunidade portelense. “Vi pessoas que não vinham à Portela há 20 anos. E, do palco, via a esperança nos olhos delas”, emocionou-se. E finalizou: “É essa esperança que nos move. Se precisarmos pedir ajuda aos mais velhos, aos de dentro e aos de fora, faremos. O importante é uma Portela melhor”.

escafura portela 02

Para Escafura, esta será a tônica de sua eventual gestão: a união. “Nós vamos governar a Portela para todos. Não queremos caça às bruxas. É uma democracia”, declarou o candidato, que ainda afirmou que, em uma eventual vitória, as portas estarão abertas para a chapa adversária. “Todas as pessoas que são Portela e querem ajudar, estaremos de portas abertas. A Portela vai estar de portas abertas. Aqui não tem vaidade, aqui é águia, é Portela”, finalizou.

Personalidades declaram apoio à chapa Portela Raiz em noite de apresentações

escafura portela 01

Jerônimo do Patrocínio, um dos nomes mais tradicionais da Portela, não esconde sua identificação com a “Portela Raiz”, liderada por Júnior Escafura e Nilce Fran. Em entrevista ao CARNAVALESCO, o baluarte afirmou que seu apoio vem de sua história familiar na escola. “Sou nascido e criado na Portela, filho de pai, mãe, avós, toda uma família portelense. A ‘Portela Raiz’ tem a ver comigo”, disse.

escafura portela 03

O deputado federal Júlio Lopes, conhecido por sua paixão pela azul e branco, também declarou apoio à Portela Raiz. “Amo a Portela a vida inteira, tenho essa paixão enlouquecida por ela”, afirmou. Ele acredita que Júnior Escafura, junto com a chapa, tem condições de promover as mudanças que a escola aguarda. “Eles precisam fazer a transformação que a Portela espera”, disse, confiante no projeto apresentado pela chapa.

escafura portela 05

Vilma Nascimento, uma das mais respeitadas e referenciadas porta-bandeiras da história da Portela e candidata ao posto de Presidente de Honra, explicou por que decidiu apoiar a chapa de Escafura e Nilce. Ela afirmou que discordava da forma como a atual gestão conduzia a escola, especialmente pela influência do setor financeiro. “Quem mandava na escola não era o presidente. Ele até tinha boas intenções, mas quem dava as ordens era o financeiro”, criticou.

Ela também destacou que a escola perdeu credibilidade nos últimos anos e acredita que a Portela Raiz pode resgatar o orgulho que a agremiação tinha no passado, como nas gestões Falcon e Natal. “Vou cobrar como sempre cobrei, mas agora ainda mais, porque estarei mais próxima”, avisou.

Por fim, Vilma deixou um recado aos portelenses: “Que os portelenses de verdade votem na Portela Raiz. Não se deixem influenciar por outras questões. Vamos botar a mão no coração e votar Raiz”.

escafura portela 06

A noite de lançamento da chapa “Portela Raiz” terminou com muita música. As Herdeiras do Samba, grupo formado por Andrea Moreira, Geisa Ketti, Mônica Tropite e Eliane Duarte, filhas de Wilson Moreira, Zé Ketti, Mestre Casquinha e Mauro Duarte, respectivamente, cantaram sambas dos pais, lendários portelenses. Já os Puxadores de Samba, grupo formado por diversos intérpretes do Carnaval, relembrou os sambas da Águia Altaneira nas vozes de Wantuir, Marquinhos Art’Samba, Bruno Ribas, Serginho do Porto e Rixxah.

- ads-

Morro da Casa Verde anuncia renovação de Wantuir

O Morro da Casa Verde anunciou a renovação do intérprete Wantuir e, com essa permanência, será o terceiro ano do cantor carioca na Verde...

Terceiro Milênio mantém dupla Grazzi Brasil e Darlan Alves como intérpretes oficiais da escola

A Estrela do Terceiro Milênio irá permanecer com a sua dupla de sucesso para o Carnaval 2026. Grazzi Brasil e Darlan Alves vão para...

Sidnei Carrioulo exalta coletividade e avalia o seu mandato na Liga-SP como positivo

Sidnei Carrioulo encerrou seu mandato na Liga-SP depois de cinco anos. Na época, quando era vice-presidente, o mandatário assumiu interinamente durante a pandemia, após...