InícioGrupo EspecialViradouroEmocionado por ser enredo da Viradouro para o Carnaval 2026, mestre Ciça...

Emocionado por ser enredo da Viradouro para o Carnaval 2026, mestre Ciça diz: ‘É o maior título da minha vida’

'Valeu a pena ser sambista. Valeu ser chato, porque eu sou profissionalmente. O primeiro a chegar, o último a sair. Valeu tudo', disse Ciça ao CARNAVALESCO

A Unidos do Viradouro surpreendeu o mundo do samba ao anunciar, na noite desta terça-feira, que seu enredo para o Carnaval 2026 será uma homenagem a uma das figuras mais emblemáticas da história do carnaval carioca: o mestre de bateria Ciça. Emocionado, o homenageado recebeu a notícia durante a festa de lançamento, e, em entrevista ao CARNAVALESCO, não conteve a emoção ao comentar a escolha.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

cica enredo viradouro2026

“Soube na hora aqui. Não tinha noção do que seria. Sempre brinquei com o Tarcísio (Zanon, carnavalesco) no barracão, desde o ano passado, com aquelas piadinhas: ‘Você rende um enredo, hein?’. Era uma brincadeira, mas virou realidade. E eu atuando como mestre de bateria… isso não tem preço. É a minha família. Me emociono muito”, revelou Ciça, visivelmente emocionado.

A homenagem acontece em um momento simbólico: em 2026, Ciça completa 70 anos de vida e 30 como mestre de bateria. Ele, que atualmente comanda a bateria da Viradouro, coleciona passagens marcantes por escolas como Grande Rio, União da Ilha e Estácio de Sá. Reconhecido pelo seu rigor técnico e paixão pelo ofício, Ciça é um dos nomes mais respeitados do carnaval.

“Essa comunidade de Niterói me adora. Eu sei disso. Sou muito querido. Farei 70 anos. Ser homenageado assim é uma vitória pessoal. Eu durar, estar 30 anos no carnaval como mestre de bateria… falta até palavra num momento desses”, desabafou.

Aposentadoria? Ainda é tema indefinido

Durante o bate-papo, o mestre também fez questão de agradecer aos dirigentes da escola. “Tenho que agradecer ao Marcelão (patrono), Marcelinho (Calil, diretor-executivo), toda a direção da escola, do porteiro até o nosso patrono. Na pandemia, então, foi um momento muito difícil. E a Viradouro foi fantástica comigo”.

Quando questionado sobre o futuro, Ciça revelou que pensa na aposentadoria, mas ainda com cautela. “Eu penso em me aposentar. Setenta anos… não sei. A saúde vai ditar o meu ritmo. Mas é um pensamento que está amadurecendo em mim”.

Para o desfile que levará sua trajetória para a Marquês de Sapucaí, o mestre já sabe o que não pode faltar. “Não pode faltar as paradinhas! Quem sabe até algumas lá de trás. E claro, o meu surgimento como mestre de bateria, onde eu comecei, a Estácio, as escolas por onde passei… isso tem que estar presente”.

Um dos momentos mais tocantes da entrevista foi quando falou do irmão, Belôba, músico e companheiro de vida. “Ele teve doente agora e graças a Deus se recuperou. É o único que eu tenho. Cuido dele, ele cuida de mim. Com certeza já deve ter me mandado mensagem dizendo: ‘Você é enredo, cara! Do Grupo Especial!'”.

Ao final da entrevista, a frase que sintetiza toda a emoção de uma vida dedicada ao samba: “Valeu a pena ser sambista. Valeu ser chato, porque eu sou profissionalmente. O primeiro a chegar, o último a sair. Valeu tudo. Esse é o maior título da minha vida”.

Com um dos maiores nomes da história do carnaval como tema, a Viradouro promete um desfile histórico em 2026. Sob a assinatura do carnavalesco Tarcísio Zanon, a expectativa já é enorme. Afinal, homenagear o mestre é também reverenciar o samba.

 

- ads-

PodCARNAVALESCO RJ: veja o programa com Marquinho Marino e João Vitor

https://www.youtube.com/live/m0UzicyZb-c

Em dia de novo papa, conheça a escola de samba de São Paulo que tem padre como presidente

Na Zona Leste de São Paulo, um padre comanda uma escola de samba que vem conquistando espaço no carnaval paulistano. Padre Rosalvino, salesiano, de...

Freddy Ferreira: ‘Enredo da Viradouro sobre mestre Ciça emociona sambistas e cativa ritmistas’

O “conclave” festivo da Unidos do Viradouro realizado em sua quadra de ensaios na noite de terça-fera decretou que mestre Ciça (o Papa do...