A Vigário Geral foi uma das grandes vencedoras da premiação do Estrela do Carnaval 2025, conquistando as placas de “Melhor Comissão de Frente” e “Desfile do Ano” da Série Ouro. A dupla de carnavalescos, Caio Cidrini e Alex Carvalho, ainda levou o prêmio de “Revelação”, consolidando o trabalho da escola, que homenageou o jornalista Francisco Guimarães, o Vagalume, importante divulgador da cultura popular carioca no início do século XX.
A presidente Betinha, à frente da agremiação há mais de 20 anos, subiu ao palco da Unidos da Tijuca e soltou seu tradicional grito de guerra: “Pra cima deles! E o olho no sangue e o sangue no olho!”. Ela celebrou o reconhecimento: “Estou muito feliz com esse monte de prêmios que a Vigário Geral ganhou. Foi um trabalho muito bonito o que a gente fez. Temos do que nos honrar”, comemorou.
Betinha destacou a importância da nova estrutura da escola, que conta com três diretores de carnaval e dois carnavalescos. “Eu só fico na retaguarda. Eu falo assim para eles: ‘Vai passar pelo que passei de chorar pedindo dinheiro para colocar o carnaval na rua’. Sei o que é a Vigário colocar um carnaval na rua”, afirmou a presidente.
Consolidação de uma trajetória

Revelação do Carnaval 2025, a dupla de carnavalescos, Caio Cidrini e Alex Carvalho, vê a conquista do prêmio como uma coroação de anos de dedicação. “Consagra um trabalho de um ano todo, que é um ano de estudos, pesquisas, execução de fantasias e alegorias, com todos os perrengues e sacrifícios. O prêmio dá acalanto, reconhecimento e alegria. É momento de comemorar. E, ainda mais vindo do CARNAVALESCO, que é um site que tem credibilidade no carnaval, se torna ainda mais relevante para a gente”, disse Alex.
Caio reforçou que a conquista vai além do desfile de 2025: “Por mais que seja a nossa estreia na Sapucaí, a gente vem trabalhando desde 2019 em escola mirim, na Intendente, e, como assistente de outros carnavalescos, na própria Sapucaí. Cada ano a gente vem dando um passo que se concretizou nesse prêmio”, avaliou o carnavalesco.
Comissão de Frente premiada marca 20 anos de Big no carnaval
Para o coreógrafo Handerson Big, responsável pela Comissão de Frente da Vigário, ganhar o Estrela do Carnaval em 2025 é especial. “Significa muita coisa ganhar esse prêmio no momento em que completo 20 anos de trabalho em Comissões de Frente. Estou muito feliz porque é um prêmio que dá visibilidade para o trabalho do artista e da escola”, disse.
Big contou que os pisca-piscas do figurino da Comissão foram inspirados em um figurino de Milton Cunha. “Acho que tudo na vida é referência. Eu vi no Rock in Rio o Milton Cunha dar uma entrevista com vários pisca-piscas na roupa e eu pensei: é isso!”, revelou.
Ele também destacou os desafios estruturais enfrentados na preparação para o Carnaval. “A gente não tem uma Cidade do Samba, não temos um barracão que abarque as nossas ideias. Talvez essa tenha sido a nossa maior dificuldade. A gente tinha que tirar o elemento cenográfico do barracão para ensaiar na rua. Apesar disso, todo o processo foi muito bom, porque tive liberdade de criação junto à dupla de carnavalescos”, afirmou.
Olho no Carnaval 2026
Com os prêmios na bagagem, a Vigário Geral já mira 2026. A escola fechará os desfiles da sexta-feira de Carnaval, o que exigirá adaptações para a luz do dia. “Pensando em fechar o primeiro dia de desfile, a luz do dia vai interferir na plástica, porque teremos que pensar na cor”, avaliou Alex.
Betinha já cobrou a equipe: “Quero ver os enredos nesta semana. Em maio faremos o lançamento”. E deixou um recado: “Minha comunidade está feliz, mas vai ficar ainda mais quando estivermos no Especial”.
Caio revelou que o próximo enredo seguirá contando histórias da cultura brasileira. “O que a gente pode dar de spoiler agora é que a gente quer continuar nesse caminho de leveza, cultura brasileira. É o que a gente se identifica e o que a gente acha que a Vigário tem de identidade”, disse.
A mensagem final ficou com Alex: “A Vigário acreditou na juventude, e a colocação e os prêmios vieram para consolidar as apostas bem-feitas”.