O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Gabriel David, avaliou positivamente o segundo dia de ensaios técnicos realizados pelas agremiações. Em entrevista ao CARNAVALESCO, ele destacou a importância da testagem de som e luz para o sucesso dos desfiles. “Acho que as escolas apresentaram alto nível de ensaios. Foi muito importante a testagem de som e luz para uma série de fatores que normalmente aconteciam nos desfiles”, afirmou.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
David ressaltou a complexidade do desafio sonoro no carnaval, que representa a maior linha de custo do evento, e mencionou a existência de apenas um fornecedor na América Latina capaz de atender às demandas técnicas. “O desafio de som é gigantesco no Carnaval, é a maior linha de custo. Não existem dois fornecedores, só existe um fornecedor na América Latina inteira que consegue atender as demandas do carnaval”, explicou.
Ele também comentou sobre o problema técnico ocorrido durante o ensaio da Mocidade, na última sexta-feira, quando uma peça quebrou em um dos caminhões, mas foi substituída no dia seguinte. “Teve um problema, principalmente, no ensaio da Mocidade. Uma peça inteira quebrou em um dos caminhões. Ela foi trocada no dia seguinte. Os outros [problemas] são questões de ajustes. A gente acha que o som está completamente preparado”, disse o presidente da Liga elogiando os técnicos do departamento de carnaval.
Outro ponto de atenção durante os ensaios de som e luz foram as radiofrequências, que impactaram o início do desfile da Viradouro, no último sábado. O presidente da Liesa explicou as questões técnicas que resultaram no atraso da passagem da atual campeã do carnaval. “É uma radiofrequência nova que é ligada em um dos camarotes, ela atinge o som, você tem que trocar o carro para adaptar as radiofrequências, ou seja, a frequência é muito importante”, afirmou.
Por fim, Gabriel David celebrou a presença do público em todos os dias dos ensaios técnicos. “Acho que foi muito, muito legal a gente ter o povo do samba presente, ver a Sapucaí lotada todos esses dias, foi algo incrível e acho que a entrega popular, que é a dos ensaios técnicos, ela foi realizada com muito êxito”, concluiu.
Expectativas para os desfiles
Gabriel David expressou grandes expectativas para os três dias de desfiles, especialmente com a novidade da inclusão do terceiro dia. “Acho que a gente espera um nível ainda mais alto de apresentação das escolas, mais comodidade para as pessoas que vão ao Sambódromo, e que a experiência seja ainda mais incrível. Queremos que o carnaval seja marcante na memória de todo mundo”, afirmou. Ele destacou que a mudança no formato dos desfiles visa não apenas elevar o padrão das apresentações, mas também proporcionar uma experiência mais confortável e memorável para o público.
Acesso aos roteiros das escolas de samba
Sobre o acesso do público aos roteiros das escolas de samba, David explicou que o material estará disponível tanto em formato digital quanto físico. “Os roteiros das escolas vão estar presentes no aplicativo Rio Carnaval. Lá no Sambódromo também vai ter distribuição física, mas todo mundo que quiser baixar o aplicativo já tem algumas novidades lá”, afirmou. Ele destacou que o app é atualizado diariamente com as informações fornecidas pelas agremiações, garantindo que o público fique por dentro de tudo o que será apresentado. “No dia do desfile, o app também vai revelar alguns segredos das escolas, porque já está atento à parte específica dos desfiles”, completou, reforçando que o aplicativo será a principal ferramenta para acompanhar os detalhes e novidades dos desfiles.
Celebração do cinema brasileiro no Carnaval
Sobre a possibilidade do Brasil ganhar o Oscar e como isso será divulgado durante o Carnaval, David adiantou que haverá uma menção ao prêmio, caso ocorra. “Vai ter uma divulgação durante um dos intervalos. É mais para marcar o momento do que algo pirotécnico. É só um anúncio, para a gente marcar esse momento importante da cultura popular brasileira”, explicou. A proposta é celebrar o possível reconhecimento internacional do cinema nacional, que concorre com o filme “Ainda estou aqui” à premiação nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz [Fernanda Torres]. A cerimônia acontecerá no dia 02 de março, no primeiro dia de desfiles do Grupo Especial.
Recorde de arrecadação e investimentos
Gabriel David encerrou a entrevista destacando que este foi um ano de arrecadação recorde para o carnaval. “Em todos os sentidos. É um ano de custos recordes, nunca se investiu tanto, nem nas escolas, nem no espetáculo, nem no ensaio técnico”, afirmou. O presidente da Liesa declarou que as receitas acompanharam o aumento dos investimentos, com crescimento em todas as áreas, incluindo a comercial e a venda de ingressos. “Todas as receitas, extremamente potencializadas, a receita comercial, proveniente da venda de ingressos”, explicou.
David também mencionou que o repasse do poder público manteve-se equilibrado, sem grandes variações em relação ao ano anterior, com um leve aumento por parte do governo do Estado. “O que ficou mais equilibrado, parecido com o ano passado, foi de fato o repasse do poder público. Acho que também tem um aumento ali por parte do governo do Estado”, concluiu.