Pelo terceiro ano consecutivo, a agência Nova assina a campanha de Carnaval da Secretaria da Mulher do Governo do Estado do Rio de Janeiro, desta vez protagonizada pela atriz, ritmista e rainha de bateria Viviane Araújo. Com conceito que vem evoluindo anualmente, a campanha priorizou, em 2023, informar ao público feminino sobre assédio. Em 2024, conscientizou o público masculino sobre o assunto. Agora, procura dialogar com toda a sociedade. Nesse sentido, para o Carnaval 2025, foi criada a assinatura “Aqui não é não. Respeite a decisão”.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

“Visualmente, o conceito é transmitido num bloco de rua, diverso e alegre. O bloco é liderado por Viviane Araújo, uma mulher forte e carismática. É ela quem dá o recado de que não podemos nos omitir. É preciso agir e denunciar qualquer forma de assédio”, afirma Virginia Lencastre, diretora da agência Nova no Rio.
Além da mensagem principal, todas as peças da campanha divulgam o aplicativo Rede Mulher e o telefone 190 como ferramentas para combater o assédio durante o Carnaval, sugerindo que a mulher que se sentir incomodada e qualquer pessoa que testemunhe um caso de assédio acesse o app ou ligue 190.
A campanha começa a ser veiculada em todo o estado do Rio de Janeiro no dia 26 de fevereiro e inclui filme para o digital, mídia digital, spot de rádio, ativações e material para OOH/ DOOH.
A assinatura “Aqui não é não. Respeite a decisão.” analisada em partes: ‘Aqui’ representa o espaço público. Aqui no bloco, no baile, na quadra da escola, na Sapucaí, no transporte público. Aqui no estado do Rio de Janeiro. Todos que dividem as ruas durante o Carnaval são responsáveis por combater o assédio.
‘Não é não’ é uma frase popular, um slogan de reconhecimento imediato. Todos sabem o que significa: se uma mulher responde negativamente a uma abordagem, é porque ela realmente não está interessada, por favor não insista. Ou, para usar uma expressão associada aos blocos de Carnaval (e que está presente em várias peças da campanha), pediu pra parar, parou.
‘Respeite a decisão’ é o call to action que conclui a assinatura da campanha. Basta agir com respeito para fazer do Carnaval a maior festa do mundo.