InícioGrupo EspecialDedê Marinho: A rainha da bateria que brotou do chão da Vintém

Dedê Marinho: A rainha da bateria que brotou do chão da Vintém

Da Vila Vintém para o Trono da UPM, uma trajetória que inspira meninas a sonharem sem abandonar suas raízes no carnaval carioca

Aos cinco anos, Andressa Marinho caminhava pelas ruas de sua comunidade quando ouviu o som contagiante de uma batucada. Curiosa, perguntou à mãe sobre aquele barulho. Ao descobrir que se tratava de um ensaio de escola de samba, a menina ficou encantada. Assim, naquele dia, nasceu uma verdadeira rainha.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

upm ensaio tecnico 26 01 1
Foto: Allan Duffes/CARNAVALESCO

“É uma mistura intensa de emoções, mas, sem dúvida, muito especial. Estamos de volta ao desfile especial após 52 anos, e eu me tornei a rainha da bateria da minha escola do coração. É uma gratificação enorme, uma honra imensa. Sinto-me um exemplo e uma inspiração, resgatando o nosso lugar e representando a nossa comunidade. O samba raiz faz parte da nossa ancestralidade e é a cultura do povo preto. Portanto, sinto-me como um espelho para as crianças, uma referência no samba. Sobre sua fantasia, ela disse ser segredo!”, disse Dedê Marinho, rainha da bateria.

O CARNAVALESCO entrevistou alguns integrantes da Unidos de Padre Miguel para saber a opinião deles sobre a importância de ter uma rainha da bateria que venha da comunidade.

“Desfilo na UPM há 11 anos e já passei por diversos segmentos da escola. Comecei como passista e hoje trabalho na área de comunicação. A Dedê foi passista comigo quando ainda era uma criança. Ela representa as pessoas da comunidade e o chão da escola, além de lembrar que nosso esforço é valorizado. O cargo que ela ocupa atualmente é o desejo de muitas, e vê-la neste lugar nos motiva a continuar lutando, não apenas pela escola. A UPM oferece oportunidades para que seus componentes alcancem novos horizontes dentro e fora da agremiação. Acredito que, além da representatividade, ela trilha novos sonhos e caminhos, proporcionando inspiração para não desistir. A UPM sempre oferecerá oportunidades, permitindo que sigamos em frente sem abandonar a escola”, disse Elisabeth.

materia dede3
Elisabeth

Uma torcedora se emocionou ao relatar que sua filha chora ao dizer que deseja ser como Dedê um dia.

“Meu coração se enche de emoção. Tenho uma filha de sete anos, e quando ela vê a Andressa, chora, pois enxerga nela uma referência. Ela diz que, quando crescer, quer ser igual a ela. Minha filha está aqui ao meu lado, emocionada. Somos da Vila Vintém, e ela está sempre comigo e com o pai na quadra. É maravilhoso testemunhar uma menina da nossa comunidade se tornando rainha. A Dedê é um exemplo para todos nós, um grande orgulho!”, declarou Rafaela, torcedora da escola.

materia dede4
Rafaela

“Estou chegando à UPM este ano, mas já acompanhava o desfile em anos anteriores. Também sou passista e, ao ver a Dedê reinando em uma bateria tão tradicional do Carnaval carioca, senti-me representada, assim como todas as meninas que sonham em ocupar um lugar de destaque. Para nós que estamos nesse segmento, sonhar em um dia reinar à frente da bateria da nossa escola é algo muito gratificante!”, afirmou Thamara.

materia dede
Thamara
- ads-

Carnaval com 15 escolas no Especial do Rio? Foliões aprovam ideia de expansão

A proposta de aumentar o número de escolas no Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro para 15 agremiações, em vez das atuais...

Tucuruvi anuncia renovação de Hudson Luiz

O Tucuruvi divulgou na noite desta segunda-feira a renovação do intérprete Hudson Luiz. Recheado de elogios na comunidade e com identificação imediata, o cantor...

Tuiuti realiza feijoada e concurso para eleger segundo casal no Dia de São Jorge

O feriado do Santo Guerreiro será de celebração na quadra do Paraíso do Tuiuti. Nesta quarta-feira, a partir das 13h, a sede da agremiação...