728x90
InícioGrupo EspecialLavagem da Sapucaí: Fé, resistência e samba na luta contra a intolerância...

Lavagem da Sapucaí: Fé, resistência e samba na luta contra a intolerância e a purificação do solo sagrado

Celebrando a fé, se manifestando contra as intolerâncias e terminando em grandes sambas, a tradicional Lavagem da Sapucaí chegou em sua 15ª edição, reunindo inúmeros sacerdotes de candomblé e umbanda, um padre e um pastor com discursos potentes, além de sambistas de todas as idades que cruzaram a avenida com suas crenças e alegria.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

lavagem25 7
Foto: Eduardo Hollanda/Divulgação Rio Carnaval

Com o intuito de abrir os caminhos, purificar a avenida e proteger as escolas que irão desfilar, baianas, casais de mestres-salas e porta-bandeiras de todas as agremiações vestem roupas brancas e desfilam pela Sapucaí com defumador, buquê e vassouras de ervas energizando o terreiro sagrado do samba.

Uma bateria formada por ritmistas de todas as agremiações e comandada pelo Mestre Casagrande deu o ritmo para o cortejo da lavagem, que foi ao som de sambas antológicos cantados por intérpretes como Gera, Rixxa, Preto Jóia e entre outros grandes cantores, embalando a celebração.

lavagem25 6
Foto: Eduardo Hollanda/Divulgação Rio Carnaval

A Lavagem da Sapucaí vai além da sua beleza e tradição. Os discursos da cerimônia reforçam a necessidade e a importância desse evento. Entre as falas mais marcantes da noite, destacou-se a do pastor Cosme Felippsen, que, além de sacerdote, é um militante do movimento negro.

“Lamento profundamente por muitos dos meus irmãos em Cristo abandonarem a cidade em época de carnaval e fazerem retiros, dizendo que a cidade está na mão de Satanás. Digo a vocês que a cidade e o carnaval não é do demônio, e sim dos cariocas e de todos que amam a vida. Demônio não é sambar, demônio é a fome que muitas famílias ainda passam na nossa cidade, enquanto grandes igrejas continuam enriquecendo seus pastores que também podem ser chamados de falsos profetas e usurpadores da fé. Vale a pena lembrar que mais da metade dos brasileiros são descendentes da Mãe África e originalmente os povos iorubás e bantus não tinham essa imagem do demônio de pecado. Mas já que muitos querem falar de pecado, eu denuncio o pecado aqui agora. Abandone seus pecados da ganância, do racismo religioso. Respeitem os terreiros de umbanda, candomblé, encantaria, tambor de mina, jurema e qualquer crença brasileira”, disse o pnascido na primeira favela do Brasil, o Morro da Providência, e sacerdote da Assembleia de Deus, participante do MNE “Movimento Negro Evangélico”.

A ilustre e lendária passista e coordenadora Nilce Fran também esteve presente na lavagem e falou sobre a importância de estar presente na Sapucaí para reverenciar a sua fé.

lavagem25 5

“Para mim, uma mulher preta de axé, candomblecista que creio na minha fé, essa lavagem é uma bênção. Vamos com Deus e com fé. Sapucaí não é só para sambar, mas também para reverenciar, manifestar e combater a intolerância”, declarou a coordenadora de passistas da Portela.

Candomblecistas estavam presentes em massa para o cortejo, mas não apenas para celebrar a religião, mas reivindicar e mostrar como os adeptos podem se amparar institucionalmente. É o caso do pai de santo Rodrigo Gonçalves.

lavagem25 2

“Já estou na lavagem há 5 anos. Na verdade, eu estou representando a Coordenadoria da Diversidade Religiosa aqui do Rio de Janeiro. E é importante a gente ressaltar que é uma festa popular do povo negro, é o movimento do povo negro. E existe a intolerância religiosa, por isso nós da Coordenadoria recebemos diversas ligações, diversas denúncias. E a importância de estar aqui é alertar nessa festa popular do mundo todo que intolerância religiosa é crime. E para as pessoas denunciarem no 1746”, ressaltou o pai de santo portelense, de 40 anos.

lavagem25 4

“Já venho para a Sapucaí há 20 anos. Todos os anos estou na lavagem e todo ano é uma emoção diferente, todo ano a gente fica feliz em estar aqui representando a nossa cultura, pedindo boas energias pedindo para que o mal não chegue para cada um que entra aqui dentro, pedindo segurança, proteção e que tudo aquilo que cada pessoa se propõe a fazer aqui, que ela entra e ela saia em segurança”, declarou Vane Vieira, representante comercial, de 51 anos que é portelense.

Presença massiva e representativa da lavagem, as baianas são símbolos de purificação e religiosidade. As baianas no carnaval representam Tia Ciata,baiana, grande sambista, mãe de santo e curandeira que foi uma pessoa influente para o surgimento e resistência do samba carioca. A figura da mãe baiana na avenida representa acolhimento, proteção, tradição e respeito. Por isso elas estão sempre presentes na lavagem.

lavagem25 1 1

“Estou no meu quarto ano aqui e é uma experiência muito especial, a gente poder trazer uma boa energia para a Marquês de Sapucaí, para que as escolas passem bem, para correr tudo bem no carnaval, que todas as escolas fiquem lindas, que não aconteça nenhum acidente. Eu sou componente da Mangueira há 20 anos. Mas da ala de baianas em 5”, contou a psicóloga Isabela Guedes, de 53 anos.

O padre Antônio Sobrinho da Igreja de São Jorge de Niterói discursou antes da lavagem para abençoar o carnaval que se inicia.

lavagem25 3

“Na margem da nossa passarela do samba, nós vamos invocar que o Senhor abençoe os nossos foliões, que abençoe a nossa querida Liesa e abençoe a todos nós nesta noite”, pediu o padre antes de iniciar um Pai-Nosso rezado por toda a Sapucaí.

A Lavagem da Sapucaí emocionou os presentes e reafirmou sua importância como um ato de fé, resistência e celebração. A presença de autoridades como o prefeito Eduardo Paes e o presidente da Liesa, Gabriel David, reforçou o prestígio e a relevância do evento para o carnaval carioca.

lavagem25 9
Foto: Alexandre Vidal/Divulgação Rio Carnaval
lavagem25 8
Foto: Alexandre Vidal/Divulgação Rio Carnaval
- ads-

Com carnaval pronto, Leandro Vieira destaca o conjunto da União de Maricá na busca do título da Série Ouro

O carnaval da União de Maricá está pronto. Faltando poucos dias, a agremiação vai se apresentar na Marquês de Sapucaí na próxima sexta-feira em...

Liesa realiza cadastros gratuitos para ingressos populares para os desfiles do Grupo Especial para o Carnaval 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) inicia nesta terça-feira um cadastro inédito para que o público possa garantir...

Caminho do bi! Perfeita, Viradouro mantém nível altíssimo em todos os quesitos

Por Lucas Santos (Colaboraram Luiz Gustavo, Freddy Ferreira, Allan Duffes, Guibsom Romão, Juliana Henrik, Gabriel Radicetti, Marielli Patrocínio, Matheus Vinícius e Rhyan de Meira) A...