Por Gustavo Lima, Naomi Prado, Lucas Sampaio, Fábio Martins, Nabor Salvagnini e Will Ferreira
Com o enredo “Exu Mulher” – assinado pelo carnavalesco Rodrigo Meiners. a Pérola Negra, que foi a quinta escola a desfilar, venceu o Grupo de Acesso 2, no Carnaval 2025 de São Paulo e conquistou o direito de estar no Grupo de Acesso 1 em 2026. A Camisa 12 ficou com o vice-campeonato e também sobe. Brinco da Marquesa e Raizes do Samba vão para Especial de Bairros.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
“Tem momentos que temos que dar um passo para trás, como vivemos no ano passado (escola foi rebaixada) para dar outro para frente. Foi um ano muito difícil, a gente não pode negar, mas nós trabalhamos muito, a gente tinha certeza que o título ia acontecer. Eu disse para comunidade acreditar”, comemorou a presidente Sheila Monaco.
Como foi o desfile da Pérola Negra
A Pérola Negra teve o objetivo de impactar mesmo estando no Acesso 2. Geralmente as escolas apostam em carros reduzidos pelo tempo menor que o grupo tem, mas a Vila Madalena fez o seu abre-alas com uma grandiosidade que pegou todos de surpresa. A promessa da agremiação era de surpreender, mas não a ponto de fugir completamente do ‘roteiro’ do Acesso 2 e levar um abre-alas padrão Grupo Especial. Além disso, muitas informações e esculturas realistas foram usadas nas duas alegorias. O quesito, além da comissão de frente de fácil leitura e o carro de som foram os destaques do desfile.
Como foi o desfile da Camisa 12
A Camisa 12 apresentou um desfile coerente, tendo como destaque a bateria de mestre Lipi. Alguns componentes não sabiam a letra do samba, mas, apesar disso, o canto foi regular. Com o enredo “Edun Ará Asé Idajó – Força que faz a Justiça”, assinado pelo carnavalesco Delmo de Morais, o Camisa 12 foi a décima escola a desfilar pelo Grupo de Acesso 2, terminando seu desfile com 48 minutos.