InícioGrupo EspecialTijuca realiza último ensaio técnico na Sapucaí mostrando organização e casal inspirado

Tijuca realiza último ensaio técnico na Sapucaí mostrando organização e casal inspirado

Matheus André e Lucinha mostraram grande entrosamento em suas apresentações

Por Luiz Gustavo (Colaboraram Matheus Vinícius, Freddy Ferreira, Raphael Lacerda, Luan Costa, Gabriel Radicetti, Juliana Henrik, Carolina Freitas, Marcos Marinho e Matheus Morais)

A Unidos da Tijuca pisou na Marquês de Sapucaí na noite da última sexta para o teste de luz e som que serão usados nos dias de desfile. Com dez dias faltando para a apresentação oficial o ensaio de fato foi um treino do que a escola preparou ao longo desses meses, e o que se viu na avenida foi uma agremiação extremamente organizada, com uma evolução azeitada e total controle do andamento com que a escola avançava ao longo da Sapucaí, alas bem compactas. A Tijuca conquistou 40 pontos em evolução no último carnaval e mantém o quesito no mesmo nível para o próximo desfile. Outro destaque do ensaio da azul e amarelo foi o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Matheus André e Lucinha Nobre, mostrando muita desenvoltura e entrosamento após uma estreia onde o casal deixou décimos pelo caminho. Dessa vez realizaram uma ótima apresentação nas quatro cabines, destaque maior para os giros precisos de Lucinha, à vontade e transmitindo muita energia.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

A escola acabou tendo um número de componentes menor que no primeiro ensaio, provavelmente por ser num dia útil de trabalho dificultando a presença de alguns integrantes da Tijuca. Os componentes presentes na Sapucaí entregaram um canto satisfatório na maior parte do ensaio, em alguns momentos o canto soou mais morno, sem maior explosão, mas no geral a escola cumpriu com o samba na ponta da língua dos desfilantes.

Fernando Costa, diretor de carnaval da agremiação, falou sobre o ensaio técnico e os problemas com o som.

“O som falhou muito, falhou já na regressiva, perdemos minutos logo no início, falhou também no meio da pista, seria bom não falhar mas ensaio é para isso, estamos testando pro dia e tenho certeza que no dia não irá falhar, porém acabou prejudicando um pouco. Eu venho puxando a escola, venho falando pelo rádio mas o meu maior termômetro são os componentes quando chegam aqui no final, e hoje chegou todo mundo feliz, está todo mundo agradecendo, dando parabéns, e a gente está pronto pro dia 03, segunda-feira, aguardem a Tijuca que a gente virá queimando a Sapucaí”.

A Unidos da Tijuca busca retomar uma boa colocação na segunda de carnaval com o enredo “Logun-Edé – Santo Menino que Velho Respeita”, desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira, estreando na agremiação.

Comissão de Frente

tijuca luz e som 25 2
Foto: Alexandre Vidal/Divuglação Rio Carnaval

A comissão coreografada por Ariadne Lax e Bruna Lopes trouxe um componente representando Logun-Edé com a cauda de pavão, que é um dos símbolos do orixá cultuado no candomblé brasileiro e outras religiões de diáspora africana. Em determinado momento da coreografia, a cauda era erguida pelos demais integrantes dando efeito de balançar e também servindo para esconder a troca de figurino dos componentes que se transformavam em Oxóssi e Oxum, os orixás pais de Logun-Edé, que o entregaram seus símbolos maiores, a flecha e o espelho. Uma comissão de passo marcado que se apresentou de forma muito precisa nos quatro módulos.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Excelente apresentação de Matheus André e Lucinha Nobre. A experiente porta-bandeira flutuou na Marquês de Sapucaí, muito solta e desenvolta, executando seu bailado com a categoria de seus grandes momentos. Já o jovem Matheus está em seu terceiro ano como primeiro mestre-sala e mostrou um enorme amadurecimento, uma apresentação firme e muito bem sincronizada com a dança de Lucinha. Em seu segundo ano de parceria, o casal exibiu um entrosamento capaz de garantir um grande desempenho no desfile oficial.

tijuca luz e som 25 3
Foto: Alexandre Vidal/Divuglação Rio Carnaval

“Eu quis usar a anágua, apesar de não ter o peso real da fantasia no dia do desfile. Queria ter uma noção do tamanho, mesmo sabendo que aqui está só a anágua, sem penas e outros detalhes. Mas já estamos com a coreografia toda montada para o desfile. Faltando apenas uma semana, optei por não usar a saia porque acho que isso pode comprometer a dinâmica da fantasia. Nossa prioridade nesses últimos 15 dias tem sido a fantasia e a dança na avenida. Por isso, resolvi incrementar esse ensaio com a ajuda da Ágatha Lacerda, chefe de ateliê lá do barracão da Unidos da Tijuca, uma profissional maravilhosa que me acompanhou em todo o processo do Carnaval. Hoje também estamos testando os movimentos com a Camille, com a Daniele Ramalho e com a preparação física do Luiz Felipe. Na verdade, temos uma equipe enorme que trabalhou com a gente o ano inteiro. Nosso presidente atendeu tudo o que pedi, não deixou faltar nada. Estou muito feliz, tranquila e realizada. Eu e o Matheus não chegamos a um auge, porque acho que isso é só o começo. Mas, hoje, estou satisfeita e feliz. Tenho um mestre-sala que é um verdadeiro parceiro, que dança a minha dança, e eu danço a dança dele. A gente se entende muito bem, e é gostoso dançar com ele. Além disso, ganhei um amigo. A família dele – o filho, a esposa – entrou na minha vida com muito amor. E é isso… O amor de Logun Edé nos uniu, e eu estou muito feliz”, disse a porta-bandeira.

Harmonia e Samba

A escola foi correta em seu canto, grande parte dos seus componentes não deixou de cantar nenhum trecho do samba e sustentaram até o final do ensaio, porém não foi um canto explosivo e em alguns momentos caiu a intensidade, amornando o ensaio. O bom samba da Tijuca pode extrair mais dos seus integrantes. Samba esse que foi bem executado pelo carro de som, em que pese alguns problemas com o som da avenida que
atrapalharam a escola. Durante alguns minutos a voz do intérprete Ito Melodia não foi ouvida por falhas na equalização do som, mas enquanto o som funcionou o carro de som teve um bom desempenho. Ito contou com o auxílio luxuoso de Tem-Tem Jr., que vive grande momento e ajudou a sustentar tons mais agudos, como no refrão central.

tijuca luz e som 25 1
Foto: Alexandre Vidal/Divuglação Rio Carnaval

“Foi maravilhoso! Foi tudo o que estávamos esperando. A Sapucaí vem com a gente, o samba acontece muito, a bateria é muito forte, a comunidade canta muito. Foi bom ensaiar com esse som porque a comunicação fica mais facul com o público. A Tijuca cantou e o povo cantou junto. A escola evoluiu com um andamento maravilhoso, o samba não cai, a bateria não cai e a escola evolui o tempo todo. Eu estou muito feliz. Logun-Edé! Axé, Tijuca”, comentou o intérprete Ito Melodia.

Evolução

tijuca luz e som 25 5
Foto: Eduardo Hollanda/Divuglação Rio Carnaval

Uma escola precisa, organizada e segura na avenida, foram os predicados que a Tijuca mostrou em relação à sua evolução ao longo de todo o ensaio técnico. Alas plenamente compactadas, ritmo de andamento mantido durante todos os minutos que a escola esteve na pista, sem descompassos. Por estar tão compacta, uma ou outra ala chegou a se aproximar em demasia, deixando o espaço entre elas sem divisão, mas no geral foi um quesito cumprido com louvor pela Unidos da Tijuca, que busca novamente a nota máxima em evolução após conquistar em 2024. Trabalho muito competente da direção de carnaval e harmonia.

Bateria e Outros Destaques

tijuca luz e som 25 4
Foto: Alexandre Vidal/Divuglação Rio Carnaval

Uma bateria “Pura Cadência” da Unidos da Tijuca de mestre Casagrande com a cozinha com uma afinação primorosa de surdos, que junto do ótimo balanço das terceiras e das ressonantes caixas de guerra complementaram de forma soberba a parte de trás do ritmo. Já na parte da frente do ritmo, um naipe de chocalhos acima da média tocou integrado a uma eficiente ala de tamborins. Uma ala de cuícas de qualidade técnica diferenciada também auxiliou na sonoridade das peças leves. Bossas intimamente ligadas a obra tijucana mostraram seu valor sonoro. A pressão da paradinha da cabeça junto do molho único das caixas merece destaque. Uma bateria “Pura Cadência” da Tijuca que aguarda com esperança e otimismo a chegada do carnaval!

“É difícil falar, porque eu sou o mestre de bateria. Como é que você vai falar da sua própria bateria? Mas, eles me surpreendem a cada ensaio. No ensaio anterior, eu achei que estávamos até um pouco mais para frente, mas hoje encontramos a métrica quase perfeita. Não vou dizer que foi perfeita, mas o andamento com o canto encaixou direitinho. O peso no chão está muito bom, estamos muito bem. Em alguns anos, tivemos sambas mais difíceis de tocar, e a bateria teve que “salvar” o samba, como vocês dizem. Mas esse não, cara. Esse samba é muito bom de tocar, tem uma métrica excelente, e isso deixa a bateria muito à vontade. Acho que um grande achado foi o toque do agueré, incorporado com os próprios instrumentos da bateria. Isso foi valioso demais! Com todo respeito a outros instrumentos, mas precisamos valorizar os nossos. Quando encontramos esse toque do agueré, encaixando as caixas de guerra… Ficou sensacional! Sensacional mesmo. Não tenho mais palavras. Só quero agradecer. Hoje foi nosso último grande ensaio, mas ainda temos um na nossa comunidade, no Domingo. O que esses ritmistas fizeram durante o ano todo… Carnaval em março, ensaios toda semana, foi muito cansativo. Essa semana foi puxada, ensaiamos quatro vezes, e isso não é mole. Fazer o ritmista sair de casa, às vezes sem ter dinheiro para a passagem, sem uma alimentação adequada… Isso preocupa a gente. Mas hoje veio todo mundo! A bateria estava completa, graças a Deus. Eu não tenho mais palavras. A palavra certa para definir esse momento é gratidão”.

Alas como baianas e passistas passaram muito bem-vestidas, mostrando um esmero da escola. Baianas com vestidos de diferentes cores e passistas com uma roupa que fazia alusão ao fundo do mar.

- ads-

Marlon Cruz e Handerson Big comandarão a comissão de frente da Acadêmicos de Niterói em 2026

A Acadêmicos de Niterói anunciou mais um reforço para o seu time de estreia no Grupo Especial. A azul e branca da Cdade Sorriso...

Galeria de fotos: premiação do Estrela do Carnaval SP 2025

CLIQUE EM CADA IMAGEM PARA AMPLIAR A FOTO

Foi unânime! Presidentes decidem manter fechamento das notas após o fim de cada dia de desfile

Em plenária realizada na última segunda-feira, na sede da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), os presidentes das 12 escolas de samba do...