InícioSérie OuroMaricá incorporou! Performances da comissão de frente, casal e canto causaram forte...

Maricá incorporou! Performances da comissão de frente, casal e canto causaram forte impacto no público na Sapucaí

Vermelho, amarela e branca demonstrou que tem quesito para brigar pelas primeiras posições da Série Ouro

Por Matheus Vinícius  e fotos de Magaiver Fernandes (Colaboraram Allan Duffes, Marcos Marinho, Guibsom Romão, Marielli Patrocínio e Rhyan de Meira)

A terceira escola a entrar na Sapucaí no último domingo, no Sambódromo, foi a União de Maricá. Em seu segundo ano na Série Ouro, a agremiação se apresentou de forma muito animada e compacta, apesar da grande quantidade de componentes. A comissão de frente de Patrick Carvalho arrebatou o público que assistia e o casal Fabrício Pires e Giovanna Justo foi responsável por arrancar aplausos sinceros da arquibancada e da frisa. O impacto das apresentações iniciais elevaram o nível para um desfile praticamente sem defeitos da União de Maricá. Foi um ensaio com muitos aspectos positivos do início ao fim.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

A escola vai narrar na Avenida a história da entidade da umbanda carioca Seu Sete da Lira através do enredo “O Cavalo de Santíssimo e a Coroa do Seu Sete!”, desenvolvido pelo multicampeão Leandro Vieira. Maricá será a sexta agremiação a desfilar pela Série Ouro, na sexta-feira, 28 de fevereiro.

“Excelente! A gente veio mostrar o que já faz lá em Maricá. A gente cantou e evoluiu para caramba. Eu gostei muito do rendimento do samba, que é um samba leve, um samba pra frente. Tudo que a gente programou deu certo. A gente tinha esse paradão que queria fazer também para mostrar o canto da escola, coisa que a maioria das escolas não tem feito, a gente resolveu fazer. Então, tudo certo, estamos prontos já para o desfile oficial. Teve um teste que eu fiz hoje, que a gente vai inserir no desfile, que é uma questão de andamento e marcações. Aqui é muito importante. O ensaio técnico, além do show e mostrar o trabalho para o grande público, é importante para a gente que está no dia a dia da escola, para fazer alguns testes, para colocar em prática algumas coisas e saber se deu certo ou não. E aqui tudo deu certo, a gente vai botar para frente. O paradão deve ser usado no desfile. A gente vai conversar com a equipe, existe essa possibilidade sim, já que hoje foi legal”, avaliou Wilsinho Alves, diretor de carnaval.

Freddy Ferreira analisa a bateria da União de Maricá no ensaio técnico

Comissão de Frente

O coreógrafo preparou uma comissão de frente impressionante e cheia de energia. Todos os componentes estavam vestidos em trajes brancos de filhos de santo, exceto o que representava o Exu, usando um cartola vermelha, muitas contas douradas e uma calça preta. Todos os passos foram dados com precisão e com firmeza com referências da umbanda.

matica et25 2

No primeiro módulo, alguns componentes apresentaram problemas com os lenços na cabeça. Como solução, a comissão optou por tirar os lenços nas três apresentações seguintes. Apesar de não demonstrar dificuldade em dançar com a cartola, o Exu fez seu solo colocando a cartola e dançando ao redor dele.

Outra ousadia desta comissão de frente foi utilizar a iluminação cênica da Sapucaí na exibição para o último módulo de jurados, aumentando assim a expectativa para o que Patrick Carvalho está planejando para o desfile oficial. As luzes acrescentaram dramaticidade e profundidade à coreografia muito bem elaborada pelo coreógrafo.

Mestre-sala e Porta-bandeira

O mestre-sala Fabrício Pires e a porta-bandeira Giovanna Justo se apresentaram com um bailado aguerrido e com muita conexão. Eles foram expressivos com movimentos que retrataram alguma incorporação de entidade. Também fizeram valer a iluminação cênica na última cabine de jurados que deu mais foco ao seu bailado. Infelizmente, durante a apresentação no 2º módulo de jurados, a bandeira embolou devido ao vento e Giovanna teve que superar esse obstáculo. Nas outras cabines, o casal foi impecável.

matica et25 6

“Isso aqui é um termômetro para nós que fazemos parte do artístico do carnaval. Passar aqui nessa terra sagrada que é a Marques de Sapucaí para ter esse privilégio de ensaio, é ótimo porque a gente se erra, se acerta aqui, a gente está no ensaio. Esse tempo aqui para gente é ótimo, para mim hoje foi excelente. Tudo que nós pensamos, realizamos aqui, e eu só tenho que agradecer por esse ensaio de hoje que para mim foi maravilhoso. Sempre tem uma questão com o vento porque a gente fica em um vão, comissão e a gente, mas só que eu molho muito minha bandeira, ela está toda molhada, o peso vai todo na bandeira. Eu senti o vento, mas senti pouco”, disse a porta-bandeira.

É bem positivo de verdade. Não é igual todo mundo fala que foi maravilhoso, é bem positivo porque sou bastante crítico. O desse ano eu achei que foi legal, a gente conseguiu fazer bastante coisa, conseguimos impor o que a gente vai fazer no dia com algumas ressalvas pequenas da fantasia e tudo. Estou muito contente, muito feliz e agora só trabalhar um pouco mais para o desfile. Para o dia oficial a expectativa é que a gente faça um excelente desfile para coroar esse trabalho todo que a União de Maricá vem fazendo”, completou o mestre-sala.

Harmonia

O trio de intérpretes Nino do Milênio, Matheus Gaúcho e Bico Doce mostrou que estão em sintonia e conduziu muito bem o samba neste ensaio. Os componentes cantaram forte e integralmente o samba mostrando que este quesito não será um problema para a União de Maricá – a escola evidenciou que tem chão. O apagão da bateria de uma volta no samba no começo do desfile assinalou a capacidade da comunidade de Maricá de não deixar esse hino cair.

Samba

A obra de Wanderley Monteiro, Rafael Gigante, João Vidal, Vinicius Ferreira, Jefferson Oliveira, Miguel Dibo, Hélio Porto e André Do Posto 7 funcionou muito bem na Marquês de Sapucaí. A comunidade vestiu a camisa deste samba e estava com ele decorado de ponta a ponta. Além disso, é um samba animado que contagiou toda escola.

matica et25 25

“Eu sou chato, mas para mim é Maricá campeã, fizemos um belíssimo ensaio com a nossa escola toda cantando, foi perfeito”, avaliou Bico Doce.

“Estou numa felicidade gigante, felicidade gigante. Para mim que estou desde o início da escola, vi a chegada do Nino e a chegada do Bico. Tenho ensaiado muito, tenho trabalhado muito e hoje foi mais um grande ensaio. Se Deus quiser, chegaremos firme dia 28 para fazer um grande desfile, que foi fruto de um grande trabalho. Vamos que vamos!”, comentou Matheus Gaúcho.

Evolução

matica et25 29

A escola veio grande para brincar carnaval. A União de Maricá demonstrou muita organização e maturidade ao trazer para o ensaio técnico alas dispostas de forma compacta e coesa. O cortejo vermelho, amarelo e branco foi festivo como a entidade homenageada e fluido, contribuindo para um bom andamento da escola.

Outros Destaques

A bateria do mestre Paulinho Steves teve ousadia e muita qualidade musical. Como comentado anteriormente, houve um apagão acompanhado, provavelmente, de atabaques que provocou o canto mais forte da comunidade. Toda essa desenvoltura enquanto os ritmistas desfilaram todos descalços defendendo sua bateria.

matica et25 20

“Tudo que eu pedi a minha bateria, ela atendeu, nós estamos ensaiando há mais de oito meses e eu peço a energia, a alegria e felicidade. O balanço é positivo 100%, mas como eu cobro eles, eu não quero chegar só a 100%, eu quero passar na avenida com 1000%. Temos mais duas semanas pro Carnaval e pode ter certeza que quando a bateria da Maricá descer a Marquês de Sapucaí vai ser 1000%”, afirmou o mestre.

- ads-

Freddy Ferreira analisa a bateria da União de Maricá no ensaio técnico

Um ensaio técnico excelente da bateria "Maricadência" da União de Maricá, comandada por mestre Paulinho Steves. Um ritmo bastante energético e potente foi apresentado,...

Vigário Geral faz ensaio com grande destaque para bateria e a comissão de frente

Por Matheus Vinícius  e fotos de Magaiver Fernandes (Colaboraram Allan Duffes, Marcos Marinho, Guibsom Romão, Marielli Patrocínio e Rhyan de Meira) Era 19h30 do domingo,...

Freddy Ferreira analisa a bateria da Vigário Geral no ensaio técnico

Um ótimo ensaio técnico da bateria "Swing Puro" do Acadêmicos de Vigário Geral, sob o comando de mestre Luygui. Um ritmo com potência da...