InícioGrupo EspecialVigário Geral faz ensaio com grande destaque para bateria e a comissão...

Vigário Geral faz ensaio com grande destaque para bateria e a comissão de frente

Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira tiveram sintonia e bateria de mestre Luygui teve um ótimo desempenho

Por Matheus Vinícius  e fotos de Magaiver Fernandes (Colaboraram Allan Duffes, Marcos Marinho, Guibsom Romão, Marielli Patrocínio e Rhyan de Meira)

Era 19h30 do domingo, 09 de fevereiro, quando a Vigário Geral pisou na Avenida Marquês de Sapucaí, logo após o Arranco de Engenho de Dentro. A azul, vermelha e branca abriu o desfile com uma comissão de frente dinâmica e com bastante energia para representar o seu homenageado, Francisco Guimarães – jornalista negro relevante durante a Primeira República. A bateria de mestre Luygui também merece elogios pela condução, assim como o mestre-sala Diego Jenkis e a porta-bandeira Thaina Teixeira que se exibiram com precisão e competência.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Um ponto negativo do ensaio da Vigário foi no quesito Harmonia, já que muitos componentes passaram sem entoar seu samba-enredo. Em contrapartida, o carro de som de Danilo Cezar fez um bom trabalho na Sapucaí. Os diretores de carnaval e harmonia, Ismar Silva, Renato Cosme e Ney Junior, avaliaram positivamente o ensaio técnico.

“Depois vamos assistir, mas inicialmente, dentro da nossa logística e de tudo que nós programamos foi melhor. Esperávamos a escola cantando, mas foi surreal de canto pelo que vimos. Animação e andamento foram perfeitos. Evolução foi perfeita. Saiu tudo como nós queríamos e até melhor. Para o desfile oficial, lógico, vamos melhorar o canto, apesar de acharmos que foi ótimo. Nós vamos buscar um canto impulsionado. De verdade, eu posso dizer que o intuito e o trabalho da Vigário são para vir para as cabeças e disputar o título”, analisou Ismar.

vigario et25 7

O diretor Renato Cosme complementou já pensando no desfile oficial: “Se Deus quiser, no dia do desfile, estaremos melhor ainda, mais afiados e com mais animação. Vocês vão ver muitas coisas lindas nos nossos carros, com nossas musas. Vai ser tudo show de bola! A escola já está linda e nós vamos chegar no pedaço de cima [da tabela da Série Ouro]”, declarou.

Ney Junior acredita que há margem para melhorar o canto dos componentes: “Foi gratificante o nosso ensaio hoje. A escola cantou bem, foi compacta. E agora é esperar o dia do desfile para mostrar que a Vigário chegou para fazer um belíssimo desfile. Podemos melhorar o canto da escola, algumas alas eu acredito que podem melhorar. No dia do desfile estaremos 100%, com uma plástica muito bonita. Nós confiamos nos nossos componentes que vamos fazer um lindo desfile”, acrescentou Ney.

Freddy Ferreira analisa a bateria da Vigário Geral no ensaio técnico

A Acadêmicos de Vigário Geral será a terceira escola a desfilar no sábado de Carnaval da Série Ouro, 1º de março, com o enredo “Ecos de um Vagalume” desenvolvido pelos carnavalescos Alex Carvalho e Caio Cidrini.

Comissão de Frente

vigario et25 1

Coreografados por Handerson Big, os integrantes do quesito representavam jornalistas do final do séc XIX, com suas bolsas-carteiro e figurino de época, e entre eles estava aquele que representou Francisco Guimarães. Entre os passos sincronizados e ágeis dos componentes foi possível notar movimentos de dança urbana e de referências à religiosidade de matriz africana. No encerramento da apresentação, os componentes cobriam a boca com as mãos causando um impacto de crítica.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Diego Jenkis e Thaina Teixeira apresentaram um bailado mais próximo do tradicional, demonstrando bastante sintonia e confiança no casal. Na parte do “sino da igrejinha”, o casal executava movimentos que remetem a terreiro. Um detalhe que não passou despercebido foi o fato de que a porta-bandeira se apresentou no último módulo descalça, por conta de um problema que teve com o salto em a 3ª e 4ª cabine de jurados.

“Hoje nós apresentamos cerca de 80% do que pretendemos trazer para o desfile. Vão ter alguns ajustes e tem algumas coisas que a gente não colocou por serem movimentos específicos de fantasia e para o ensaio técnico não funcionariam tanto. Estou bem satisfeita, a gente pegou bastante vento, o que não é um problema, mas dificulta um pouco o desenvolvimento dentro das cabine, mas a gente conseguiu apresentar da forma que ensaiamos. Estou muito feliz com o trabalho, muito feliz com a energia, com a nossa entrega. A gente está ensaiando praticamente todos os dias aqui há Sapucaí. Está sendo tudo muito pensando e desenvolvido com muito carinho e muita dedicação”, disse a porta-bandeira.

vigario et25 3

“Eu chego aqui na linha final com o sentimento de muita felicidade e muita gratidão. Primeiramente, agradeço à Deus, aos nossos Orixás e à presidente Betinha que mais um ano deu a oportunidade de continuarmos conduzindo o primeiro pavilhão dessa escola que faz parte da minha história e da minha vida. Estou muito feliz, é um sentimento de felicidade. Antes de entrar na última cabine, nós olhamos para a nossa coreógrafa, que é a Bia Oliveira, e eu falei assim ‘gente, tem mais duas?’, porque a gente tava com tanta vontade, com tanta felicidade que a gente nem sentiu passar essa quarta cabine que esse ano nós intensificamos o trabalho justamente por ter mais um cabine. Mas, fluiu tudo perfeitamente. O vento tentou nos atrapalhar, mas eu tenho uma porta-bandeira, que me desculpem as outras portas-bandeiras do Carnaval, mas eu tenho a melhor e ela conseguiu driblar todas as adversidades da natureza que o que vem de Deus, a gente não pode que é um ruim. Estou muito feliz”, completou o mestre-sala.

Harmonia

É relevante destacar a condução do intérprete Danilo Cezar à frente do carro de som. O trabalho foi bem executado pela equipe e em parceria com a bateria de mestre Luygui. Infelizmente, a escola não respondeu à altura, afinal os componentes não tiveram uma boa desenvoltura cantando o hino deste ano. Muitas alas passaram com canto irregular.

“Eu achei legal. No último ensaio que a gente fez no Parque Madureira, a escola tava cantando. A evolução do carro de som foi boa. Bateria deu um show, como sempre, Mestre Luygui, sempre deu um show. Acho que o trabalho foi feito. É só esperar mesmo, continuar ensaiando e esperar o desfile”, comentou o intérprete.

vigario et25 24

Samba

A composição de Marcelinho Santos, Tem-Tem Jr, João Vidal, Romeu D’Malandro, Julio Cesar, Telmo Augusto, Mauricio Amorim, Marcos Barbeiro, Edu Casa Leme, Ricardo Simpatia e Totonho garantiu uma boa levada por parte do carro de som e da bateria. Em contrapartida, o samba não entrou integralmente na cabeça da maioria dos desfilantes. O segundo refrão é a parte que rende mais devido às palavras mais fortes com “vadeia” e “bambeia”.

Evolução

vigario et25 29

A escola veio pequena e optou pela bateria não entrar no recuo. Para administrar melhor o tempo, a agremiação optou por segurar um pouco os últimos componentes ao final do ensaio. Apesar disso, a escola passou bem organizada ala a ala, não apresentando problemas graves neste quesito.

Outro destaque

A bateria de mestre Luygui merece uma menção honrosa neste ensaio técnico. Apresentou duas bossas muito interessantes: uma simulava um funk batidão no refrão principal e outra um ritmo ponto no trecho “O sino da igrejinha faz belém-blém-blom”. Além disso, fez teve um ótimo desempenho ao longo de todo ensaio e deu ritmo adequado para a evolução dos desfilantes.

vigario et25 21

“Saio daqui bem feliz, muito satisfeito com o que a bateria Swing Puro apresentou. Tivemos umas semanas bem difíceis por causa da guerra lá em Vigário Geral, além da chuva, e com isso tivemos que cancelar alguns ensaios, mas eu confio muito na minha equipe, confio muito na minha bateria e eu sempre tive certeza que a gente iria apresentar um grande espetáculo hoje aqui no ensaio técnico. Destaco os meus surdos, primeiro, segundo e terceira, por causa da jogadinha que a gente tem, além das caixas de guerra que sustentam o nosso ritmo e o conjunto também do tamborim com chocalho”, afirmou o mestre.

- ads-

Freddy Ferreira analisa a bateria da Vigário Geral no ensaio técnico

Um ótimo ensaio técnico da bateria "Swing Puro" do Acadêmicos de Vigário Geral, sob o comando de mestre Luygui. Um ritmo com potência da...

Comissão de frente do Arranco brilha no ensaio técnico na Sapucaí

Por Marcos Marinho e fotos de Magaiver Fernandes (Colaboraram Allan Duffes, Matheus Vinícius, Guibsom Romão, Marielli Patrocínio e Rhyan de Meira) O Arranco do Engenho...

Freddy Ferreira analisa a bateria do Arranco no ensaio técnico

Um ensaio técnico muito bom da bateria "Sensação" do Arranco do Engenho de Dentro, sob o comando de mestre Gilmar. Um ritmo seguro, equilibrado...