Por Naomi Prado e fotos de Fábio Martins (Colaboraram Lucas Sampaio, Gustavo Lima, Nabor Salvagnini e Will Ferreira)
A Unidos do Peruche realizou no último sábado seu primeiro ensaio técnico no Sambódromo do Anhembi para 2025. O canto e a evolução da comunidade perucheana foram destaques. Ainda que estivesse um clima de muito calor, os componentes não diminuíram o rendimento e seguiram firmes no treino.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
A escola será a terceira a desfilar no sábado de carnaval no Grupo de Acesso 2, levando para avenida o enredo “ Axé Griô! Carlão do Peruche, o cardeal preto do samba”, assinado pelo carnavalesco Chico. A agremiação fará uma homenagem ao Seo Carlão, um dos fundadores da escola, grande baluarte do carnaval paulistano.
Comissão de frente
A ala dirigida pelo coreógrafo Carllos Alvez, realizou uma encenação baseada na letra do samba-enredo, alternando com alguns passos afros e até emitindo sons. A comissão apresentou um tripé e nele tinha uma criança coreografando igual aos demais componentes que estavam no chão. Além disso, dois personagens aparentaram ser elementos principais dentro da comissão de frente. Vestidos com tecidos afro, eles reverenciaram a escola e a cabine de jurados.
Mestre-sala e Porta-bandeira
A dupla Patrick e Sophia, apresentou um desenho de pista com muita coesão, fazendo passos que são alusão ao samba- enredo. Para a apresentação aos jurados, o casal investiu em também representar o enredo além de passos originais do quesito. O mestre- sala apresentou uma excelente variedade de jogo de perna já a porta-bandeira em determinados momentos enfrentou o vento mas manteve o pavilhão desfraldado. O casal apresentou muito sincronismo e segurança.
Harmonia
Foi uma ótima tarde para a harmonia do Peruche. Em determinado momento algumas caixas de som do Anhembi pararam de funcionar e pudemos ouvir o bom canto da comunidade. O intérprete Renan Bier interpretou o samba-enredo com maestria, trazendo toda a comunidade e o público presente para apreciarem a obra.
Evolução
Em sinergia com a harmonia, a evolução também foi um ponto positivo. Além do bom canto dos componentes, os perucheanos dançaram o samba. A escola apostou em uma evolução leve, fazendo com que os integrantes aproveitassem o momento e sentissem de fato a homenagem ao Seo Carlão.
Samba-enredo
O Peruche levará para 2025 um samba que contém uma melodia fácil de gravar e junto com isso um refrão principal que tem potencial de encantar o público. Como citado acima o cantor Renan Bier apresentou maestria ao interpretar a obra pois além do talento do puxador, a ala musical cantará um bom samba e podendo ajustar a harmonia e potência do carro de som tem bons requisitos para alcançar a excelência.
Outros destaques
A bateria de mestre Marcel realizou um ensaio com muitas bossas e um bom andamento. As bossas foram coesas e harmônicas com a parte musical da escola. Os ritimistas apostaram não só na boa performance musical mas também em coreografia em uma das bossas apresentadas. A corte da bateria também apresentou um bom desempenho ao fazerem o recuo além de mostrarem muito glamour.
O primeiro ensaio técnico do Peruche foi marcado por muita alegria e canto. Com uma harmonia e uma evolução significativa a escola tem potencial para alcançar o resultado esperado.
Veja mais imagens do ensaio