InícioSão PauloComissão de Frente se sobressai em conjunto melhorado no segundo ensaio técnico...

Comissão de Frente se sobressai em conjunto melhorado no segundo ensaio técnico da X-9 Paulistana

Escola da Zona Norte apresentou evolução geral e chega firme para a disputa do carnaval no Grupo de Acesso 1

Por Lucas Sampaio e fotos de Fábio Martins (Colaboraram Naomi Prado, Gustavo Lima, Nabor Salvagnini e Will Ferreira)

A X-9 Paulistana realizou no último sábado seu segundo ensaio técnico no Sambódromo do Anhembi em preparação para seu desfile no carnaval de 2025. A evolução no desempenho da comissão de frente se destacou em um conjunto geral de melhoras da escola, que encerrou sua passagem pela Avenida após 59 minutos. A X-9 será a sétima a se apresentar pelo Grupo de Acesso 1 com o enredo “Clareou! Um novo dia sempre vai raiar”, assinado pelo carnavalesco Amauri Santos.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Serjão, um dos diretores de harmonia da X-9 Paulistana, ficou satisfeito com a evolução geral da escola ao analisar o segundo ensaio técnico, apontando elementos observados em que foram trabalhadas correções.

“No primeiro ensaio técnico tivemos uma questão de algumas alas que não tinham participado de ensaios gerais e hoje conseguimos ter uma resposta de evolução, de harmonia, uma sintonia muito grande. Hoje foi um ensaio muito bacana, perto do que esperamos para o dia do desfile oficial”, avaliou.

O diretor exaltou o quesito samba-enredo ao apontar os elementos de principal destaque na X-9 Paulistana, além de sinalizar um importante ajuste feito para otimizar o desempenho geral da escola.

“O ponto forte é o nosso samba e os nossos intérpretes. Nossa comunidade agora pegou o samba, fizemos alguns ajustes, que são os pontos a melhorar. Tínhamos feito uma bossa e essa palma estava atravessando a nossa bossa, portanto hoje abortamos as palmas e a bossa ficou bem legal, ficou limpa”, afirmou.

Comissão de Frente

X9 et Comissao 1

Ensaiada pelo coreógrafo Pedro Vinicius, a comissão de frente da X-9 Paulistana realizou uma apresentação com duração de uma passagem do samba. O vigor da coreografia cresceu significantemente em relação ao primeiro ensaio, e a expressividade dos dois personagens principais da atuação ficou ainda mais evidente, transmitindo com ainda mais clareza a mensagem de superação proposta pelo enredo. A confiança dos atores fizeram do quesito aquele que mais evoluiu entre os treinamentos gerais da escola da Zona Norte, sendo assim o principal elemento de destaque dessa segunda passagem da X-9 pela Avenida.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Novamente, o vento tentou atrapalhar os trabalhos de Igor Sena e Julia Mary, primeiro casal da X-9 Paulistana, mas foi em vão. A dupla soube lidar com a adversidade e conseguiu cravar seus movimentos obrigatórios com segurança em todos os quatro módulos de jurados, mantendo a energia e o carisma já apresentados no primeiro ensaio. O quesito sai do último treinamento geral com ainda mais expectativas para conquistar as notas almejadas neste carnaval.

X9 et PrimeiroCasal 1

Julia apontou o desafio proporcionado pelos ventos ao avaliar o desempenho do casal no segundo ensaio técnico da X-9 Paulistana.

“No primeiro ensaio tivemos alguns pequenos ajustes para realizar, e hoje no segundo ensaio conseguimos acertar esses pequenos ajustes. Deu tudo certo, apesar do vento que estava tremendo hoje, mas graças a Deus nós ajustamos e fizemos as correções necessárias para o grande dia”, analisou.

O casal levantou os aspectos que conseguiram evoluir e foram capazes de manter se comparado com o primeiro ensaio técnico.

X9 et 2 1

“No último ensaio tivemos alguns pequenos ajustes para realizar com relação à coreografia. Como já tinha esses pequenos ajustes e algumas movimentações ainda que estávamos analisando para ver se ia caber dentro do regulamento, reunimos tudo em uma coisa só e conseguimos acertar hoje no nosso segundo ensaio”, apontou Julia.

“Melhoramos em algumas movimentações que tinham para esse ensaio, ajustamos nos ensaios que fizemos durante a semana e hoje foi bem melhor, graças a Deus. Acho que o que conseguimos manter foi a nossa sintonia, mesmo com os imprevistos do vento. No primeiro olhar, conseguimos lidar com essa ventania e deu tudo certo”, afirmou Igor.

Harmonia

Houve uma melhora significativa no canto da comunidade da X-9 Paulistana no segundo ensaio técnico. As correções realizadas em relação ao primeiro surtiram efeito, os pontos de preocupação maior foram sanados. Os componentes demonstraram mais espontaneidade e contribuíram positivamente para a melhora no desempenho geral da escola.

Evolução

X9 et 7

Outro elemento de segurança no ensaio, a evolução da X-9 na Avenida foi tranquila e fazendo bom aproveitando do tempo regulamentar de desfile. Os componentes puderam desfilar livremente entre as alas e a separação entre cada uma e as marcações de alegorias foi adequada por todo o percurso na Avenida. Tecnicamente falando, a escola está pronta para buscar as esperadas notas do quesito no carnaval.

Samba-Enredo

O desempenho do carro de som comandado por Daniel Collete, Helber Medeiros e Royce do Cavaco também foi um ponto de melhora na X-9 Paulistana. Royce esteve mais participativo no começo do ensaio em relação ao primeiro, aplicando cacos em momentos em que anteriormente só se ouvia Daniel. O trio conseguiu desenvolver mais suas qualidades e fizeram um trabalho ainda melhor juntos, o que traz ainda mais esperanças de uma boa apresentação do quesito no dia do desfile oficial.

X9 et InterpreteDanielCollete

“Graças a Deus foi legal. Fico só escutando as outras pessoas, falaram que foi melhor que o primeiro que já foi muito bom, com coisas para consertar. Já ficamos com uma motivação a mais para poder chegar no dia do desfile. O samba é lindo, é bom de se cantar. É um samba limpo, com uma mensagem maravilhosa que nos traz motivação para sempre termos um amanhã”, avaliou Daniel Collete o desempenho do carro de som e do samba no ensaio.

X9 et InterpreteHelber

“Foi maravilhoso. Sempre temos pontos a melhorar, como tivemos no primeiro ensaio e agora também. Acho que estamos uns 90%, 95% preparados. O carro de som está superpreparado, só tem fera! Daniel Collete, Royce do Cavaco e nossa aula musical que está fortíssima. Estamos preparados e ansiosos pelo dia do desfile”, analisou Helber Medeiros.

Daniel Collete e Helber Medeiros apontaram os elementos que consideraram de manutenção e evolução no desempenho do quesito se comparado com o primeiro ensaio técnico da X-9 Paulistana.

X9 et InterpreteRoyce

“Tranquilidade, que no outro ensaio deu muito certo e agora já sabíamos o que tinha que fazer, porque o primeiro passo dado. Nossa motivação melhorou porque estamos sempre como se fosse a primeira vez. Tem 25 anos, tem 30 anos, é sempre lindo ver o Royce cantar e meu filho cantar junto”, afirmou Daniel.

“Mantivemos a nossa cronologia de ensaio, cronologia de desfile no carro de som acertamos em alguns pontos, que tem alguns contracantos dentro do nosso canto, é forte, pesado gostamos disso, mantivemos todas as questões e só aprimoramos mesmo essa questão de canto, aí nossa escola com certeza veio cantando mais. Melhorou a nossa energia e alegria, que nos ensaios isso já vem cada dia mais. No último ensaio foi maravilhoso lá na quadra e trouxemos essa alegria, essa energia para o ensaio técnico agora”, disse Helber.

Outros Destaques

O forte sol no final da tarde não desanimou os ritmistas da bateria “Pulsação Nota 1000”. A bateria novamente teve grande atuação no ensaio, aplicando bossas caprichadas em pontos-chave do samba e realizando apagões bem respondidos pelas alas da escola, sem sofrer atravessamentos ao retornar ao ritmo normal.

X9 et Baianas

Mestre Keel Silva demonstrou satisfação com o desempenho de seus comandados ao avaliar o desempenho do quesito no segundo ensaio técnico da X-9 Paulistana.

“Esse ensaio foi muito melhor do que o outro. O outro eu já tinha gostado, mas esse nós pegamos para simular o desfile mesmo. O outro foi para tirarmos a tensão, viemos brincando a Avenida toda. Hoje viemos brincando só no final porque ali já não tem mais jurados, fizemos o espetáculo com o povo que está nos prestigiando. Conseguimos fazer os ajustes que precisávamos, sinto que já estamos praticamente 99% prontos para o desfile. Obviamente sempre tem alguma coisa para ajustar, mas deixamos bem encaminhado”, avaliou.

X9 et MestreKeel

Ao apontar os elementos de melhora e ainda a serem ajustados até o dia do desfile oficial, o mestre contou que a bateria se manteve em constante preparação neste ciclo, encarando diferentes situações que foram capazes de consolidar o trabalho realizado.

“O ponto de destaque, além do conjunto da bateria inteira é que estamos ensaiando nessa chuva que está tendo em São Paulo. Com vento, com frio, não deixamos de ensaiar, mas o ponto de destaque maior eu deixo para os arranjos, para as bossas que estamos fazendo. Os arranjos são para a escola, não são nem para a bateria, nós fazemos os arranjos para impulsionar a escola. Eu sinto que a escola está vindo junto, está nos abraçando nos arranjos. Quanto a pontos para melhorar é questão de ajustar com o diretor de harmonia, alinharmos melhor as coisas quando vão andar, quando vão parar, mas é coisa mínima porque hoje teve chuva em alguns lugares aqui em São Paulo. A X-9 tem alas em outros lugares que não conseguiram vir e isso segura um pouco o passo, mas na pista não vai ser assim, vai ser mais e é o único ponto. Isso daí é detalhe, é coisa mínima que conseguiremos arrumar na pista”, afirmou.

X9 et MadrinhaValeria

A X-9 Paulistana conseguiu em seu último ensaio técnico corrigir as falhas que preocupavam em relação ao treinamento realizado anteriormente no Sambódromo do Anhembi. Demonstrando foco na busca por um bom resultado, a atual campeã do Grupo de Acesso 2 reforçou a impressão de que a disputa do domingo de carnaval será uma das mais acirradas já vistas, honrando assim o legado de seu pavilhão bicampeão do carnaval.

Mais imagens do ensaio

X9 et 8 X9 et 6 X9 et 4 X9 et 12 X9 et Comissao1 X9 et Bateria X9 et PresidenteAdamastor X9 et VelhaGuarda

- ads-

PodCARNAVALESCO RJ: veja o programa com Marquinho Marino e João Vitor

https://www.youtube.com/live/m0UzicyZb-c

Em dia de novo papa, conheça a escola de samba de São Paulo que tem padre como presidente

Na Zona Leste de São Paulo, um padre comanda uma escola de samba que vem conquistando espaço no carnaval paulistano. Padre Rosalvino, salesiano, de...

Freddy Ferreira: ‘Enredo da Viradouro sobre mestre Ciça emociona sambistas e cativa ritmistas’

O “conclave” festivo da Unidos do Viradouro realizado em sua quadra de ensaios na noite de terça-fera decretou que mestre Ciça (o Papa do...