InícioSão Paulo‘Brincando com responsabilidade’, Águia de Ouro executa ensaio técnico com destaque para...

‘Brincando com responsabilidade’, Águia de Ouro executa ensaio técnico com destaque para canto e bateria

Por Gustavo Lima e fotos de Fábio Martins (Colaboraram Naomi Prado, Lucas Sampaio, Nabor Salvagnini e Will Ferreira)

Abrindo o quarteto do Grupo Especial que ensaiou neste sábado, no Sambódromo do Anhembi, o Águia de Ouro realizou o seu treino com a instrução do presidente Sidnei Carrioulo para ‘brincar com responsabilidade’. Sendo assim, foi visto alas compactas e um forte canto da comunidade, como é de costume pelas bandas da Pompeia. A bateria “Batucada da Pompeia”, dando ótima sustentação ao samba e fazendo a bossa do baião, localizada no refrão do meio, também foi destaque. O entrosamento dos intérpretes Douglinhas Aguiar e Serginho do Porto, que já vem de longos anos, merece um adendo.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Abrindo o sábado de carnaval, o Águia de Ouro tem como enredo “Em Retalhos de Cetim, a Água de Ouro do jeito que a vida quer”, assinado pelo carnavalesco André Machado.

Comissão de frente

A ala, comandada pelo coreógrafo Ruy Oliveira, prezou pela organização dos componentes. Claro que pode haver surpresas no dia do desfile oficial ou no próximo ensaio que a agremiação terá, mas o fato é que não foi revelada tanta coisa, bem como no primeiro treino. A dança consistia em alinhamentos e trocas de lugares dos bailarinos da ala para preencher o espaço. A parte mais criativa estava no tripé, onde tinha um componente representando o tema do enredo Benito di Paula. Este homem também descia e evoluía pela pista, acenando e interagindo com o público – Pode ser uma das estratégias de saudação, visto que é um item obrigatório para conquistar a nota.

AguiaDeOuro et Comissao1 1

Mestre-sala e Porta-bandeira

João Camargo e Monalisa Bueno tiveram um contratempo no ensaio. Na frente do segundo módulo, um forte vento bateu e o pavilhão acabou enrolando no mastro, porém a porta-bandeira conseguiu fazer a manobra para corrigir de forma muito rápida. Tirando tal falha, o desempenho da dupla mais uma vez foi seguro e mostram cada vez mais estar evoluindo como parceiros. A coreografia dentro do samba está aperfeiçoada e, especialmente a Monalisa, tem uma forma muito particular de executar os seus giros, colocando velocidade durante todo o percurso da avenida, até mesmo fora dos módulos.

“Ensaio técnico realmente é ensaio técnico. Esse último ensaio foi realmente para consagrar tudo o que a gente vem trabalhando. Há de fato uma coesão de parceria, uma oportunidade que a gente teve de mostrar o nosso trabalho ao longo desses meses e aqui na pista hoje a gente conseguiu. Com esse vento, a Monalisa foi guerreira, com uma dificuldade enorme de controlar esse pavilhão e ela com muita maestria e eu ali com certeza dando todo o apoio que ela merece. Acredito que o carnaval é a melhor festa, a maior manifestação popular e é uma troca muito linda de amor, de parceria, de respeito e de integridade. Estamos satisfeitos, tenho certeza que no dia 1º de março, a gente convida todos vocês a assistir o nosso desfile com certeza prestigiar o nosso trabalho, vai ser impecável”, disse o mestre-sala João Camargo.

AguiaDeOuro et PrimeiroCasal 4

“O João sempre fala e agora eu estou pegando essa fala dele. A nossa sinergia, essa energia que a gente coloca na nossa dança, isso é muito positivo. E de verdade, de coração, eu não vejo nenhum ponto para melhorar, até porque falta pouco tempo para o desfile e agora já foram os dois treinos, vamos para o jogo”, completou a porta-bandeira.

Harmonia

É clichê analisar o canto da comunidade da Pompeia e sempre enaltecer. É a principal característica da agremiação da Zona Oeste de São Paulo. Mais uma vez os componentes da escola deram o nome cantando para Benito di Paula. É um samba-enredo que permite verificar o alto volume do canto, visto que as vogais da obra, quase a todo instante, são jogadas para cima. A condução da dupla de cantores Douglinhas Aguiar e Serginho do Porto junto ao carro de som ajuda para o sucesso do quesito. A parte mais nítida do canto se localiza no refrão principal– principalmente na última “Meu amigo Charlie Brown”, sendo acompanhada de palmas.

AguiaDeOuro et InterpretesDouglinhasSerginho 1

A diretora de carnaval, Jacqueline Meira, enalteceu o canto da comunidade. “O canto da escola, que sempre voltamos para casa com o coração aliviado, com o coração grato, que a escola é maravilhosa, os componentes são incríveis e a escola vem cantando, vem se divertindo, curtindo muito esse processo todo. Acho que de tudo isso o que fica é isso mesmo, o amor e a alegria da nossa comunidade”, comentou.

Evolução

O andamento da escola, diferente do último ensaio, seguiu como sempre é visto do Águia de Ouro nos últimos anos. Alas e fileiras compactas entre si com uma evolução reta, sem a tal dança para o lado e para o outro ou o ‘zigue-zague’. Vale destacar que a Pompeia está apostando bastante em alas coreografadas. Já dentro das alas comuns não há coreografias, sendo somente o balançar dos braços de um lado para o outro no refrão do meio.

AguiaDeOuro et Baianas

No ensaio passado, houve um clarão entre a bateria e a ala das ciganas, que fica a frente da “Batucada da Pompeia”. Isso aconteceu na entrada do recuo. Entretanto, neste treino, foi corrigido e nenhum buraco foi visto.

Apesar disso, Jacqueline declarou que pediu para os componentes brincarem no ensaio e enalteceu a evolução. “Nós combinamos que hoje íamos brincar, já corrigimos as falhas que tínhamos para corrigir. Nós viemos trabalhando muito ainda na quadra, então falamos: ‘óh pessoal, é nosso último treino! Vamos tirar uma onda, vamos curtir, vamos nos divertir!’. Nosso carnaval é muito feliz, então hoje o pessoal veio, claro que ainda com a responsabilidade, mas se divertindo bastante. “Acho que nós viemos com uma evolução bem redonda, apesar de termos deixado as pessoas muito à vontade. A lição de casa foi executada sem que nós fizéssemos esforço”, disse.

Samba

De fato é um dos sambas mais criticados do carnaval de São Paulo, mas como citado anteriormente, a comunidade está fazendo acontecer. E o que se vê do Águia de Ouro nos últimos anos é isso: Eles querem que funcione. Por exemplo, a dupla Douglinhas e Serginho do Porto reduziram os cacos, como fazia em anos anteriores. Pode ser uma estratégia para apenas o samba-enredo ser a estrela dentro da avenida.

AguiaDeOuro et MusaDomenica 1

Mas nem tudo é burocrático. No carro de som havia um sanfoneiro que era perceptível nas caixas de som do Anhembi em alguns momentos.

“Sou suspeito de falar dessa gente. Eu adore. Acho que hoje conseguimos extravasar um pouco mais, foi responsabilidade, mas não foi tanta assim. Acho que deu para se divertir um pouco. O samba é 50% do jogo. Quando tem um bom samba, a escola tudo acontece de melhor, todos os setores funcionam bem. Acho que o astral melhorou, estava mais solto hoje”, disse Douglinhas Aguiar.

“Hoje foi bem legal, porque já tinha um som todo na avenida, deu para sentir o que vai ser o desfile. O samba é fácil, ele rende. O Águia de Ouro está de parabéns. Carnaval é energia e graças a Deus a nossa energia está sendo positiva, temos um samba maravilhoso, fácil de assimilar. Isso ajuda muito no desfile de uma escola de samba. Vamos aguardar agora o dia do desfile. Estaremos aqui com o nosso homenageado e o nosso amigo Xande de Pilares que também que vai vir cantando com a gente”, completou Serginho do Porto.

Outros destaques

A bateria “Batucada da Pompeia”, de mestre Juca, deu uma ótima sustentação ao samba e brincou com a bossa do baião, localizada no refrão do meio, onde cita Luiz Gonzaga. A rainha de bateria, Renata Spalicci esbanjou sorrisos á frente da sua batucada. A escola levou tripés embalados logo após a comissão de frente. A ver o que será no dia do desfile.

Veja mais imagens do ensaio

AguiaDeOuro et RainhaRenataSpallici 1 AguiaDeOuro et Passistas AguiaDeOuro et MusaBruna 1 AguiaDeOuro et MusaAdriana 2 AguiaDeOuro et MestreJuca 5 AguiaDeOuro et DiretoraCarnavalJacque 3 AguiaDeOuro et Comissao 2 AguiaDeOuro et CarnavalescoAndreMachado 2 AguiaDeOuro et AlaCiganos AguiaDeOuro et 9 1 AguiaDeOuro et 14 1 AguiaDeOuro et 12 2 AguiaDeOuro et VelhaGuarda 1 AguiaDeOuro et 10 1 AguiaDeOuro et 11 2

- ads-

Com forte Harmonia, Mancha Verde transforma o Anhembi em um pedaço da Bahia

Por Will Ferreira e fotos de Fábio Martins (Colaboraram Naomi Prado, Lucas Sampaio, Nabor Salvagnini e Gustavo Lima) A Mancha Verde, definitivamente, entrou no espírito...

Pilares! Tinga e Macaco Branco conduzem ensaio técnico da Vila Isabel marcado pela Evolução alegre e técnica

Por Alberto João e fotos de Allan Duffes (Colaboaram Luiz Gustavo, Gabriel Radicetti, Raphael Lacerda, Guibsom Romão, Matheus Morais, Matheus Vinícius e Rhyan de...

Aula de canto! Grande Rio passa por cima de problema de som e faz ótimo ensaio técnico na Sapucaí

Por Luiz Gustavo e fotos de Allan Duffes (Colaboaram Gabriel Radicetti, Raphael Lacerda, Guibsom Romão, Matheus Morais, Matheus Vinícius e Rhyan de Meira) A Grande...