InícioGrupo EspecialPilares! Tinga e Macaco Branco conduzem ensaio técnico da Vila Isabel marcado...

Pilares! Tinga e Macaco Branco conduzem ensaio técnico da Vila Isabel marcado pela Evolução alegre e técnica

Por Alberto João e fotos de Allan Duffes (Colaboaram Luiz Gustavo, Gabriel Radicetti, Raphael Lacerda, Guibsom Romão, Matheus Morais, Matheus Vinícius e Rhyan de Meira)

Em um dia de exposição apoteótica da bateria da Vila Isabel, na noite do último no sabado, na Marquês de Sapucaí, mestre Macaco Branco e a “Swingueira de Noel” mostraram na pista porque estão no hall dos melhores do carnaval. A escola do bairro de Noel teve também como destaques a exibição elegante do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Marcinho e Cris, o cuidado na apresentação da comissão de frente, e, principalmente, a alegria dos componentes que compraram a ideia do enredo e se divertiram assombrando o público no Sambódromo. Este ano, a Vila Isabel traz para a Sapucaí o enredo “Quanto mais eu rezo, mais assombração me aparece”, sobre o fantasmagórico mundo do terror e das sombras, com assinatura do carnavalesco Paulo Barros.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

“O ensaio hoje foi maravilhoso! Se o desfile fosse hoje, a gente teria feito um bom trabalho pAra ajudar a nossa escola em busca desse título, Tão sonhado. A gente tem que voltar a ganhar títulos, porque a Vila Isabel é uma escola grande. É uma escola com uma comunidade maravilhosa, com uma comunidade de verdade, que é o povo do samba. Hoje o som não é o do dia do desfile. Então, claro que tem algumas coisas em termos de sonoridade que vão melhorar, até porque no dia do desfile vai ter sonoridade na avenida toda. Mas foi um canto coeso, a bateria da Vila veio alegre, todas as bossas cravadinhas, exatamente perfeitas, tudo no andamento e sem oscilação. Hoje, a gente já fez tudo que a gente vai usar no desfile”, explicou mestre Macaco Branco.

Comissão de Frente

vila isabel ensaio tecnico 2025 2

A comissão de frente, dos coreógrafos Marcio Jahu e Alex Neoral, caprichou no figurino e na exibição. Ponto alto na hora que aparecia Gael, filho de mestre Macaco Branco e da musa Dandara. A performance foi a mesma realizada no minidesfile na Cidade do Samba. Projetando o enredo e toda capacidade da dupla de coreógrafos, além do carnavalesco Paulo Barros, a expectativa está alta demais para apresentação no dia do desfile oficial. Ainda no ensaio técnico, na Sapucaí, o grupo interagia com o tripe, inclusive, o pequeno Gael.

Mestre-sala e Porta-bandeira

A dupla da Vila Isabel é muito entrosada e dança com fluidez. Com liberdade para executarem o que sabem, ou seja, sem apetrechos nas fantasias, como infelizmente aconteceu no desfile de 2024, Marcinho e Cris, bailam com perfeição pela pista. A elegância é visível. O quesito traz muita segurança para escola. Além dos movimentos executados com extrema habilidade, a sinergia entre eles é o ponto alto de cada apresentação. Dançaram demais! Muita sincronia e vigor.

vila isabel ensaio tecnico 2025 6

“Foi ótimo. A gente está dançando para o público essa coreografia pela segunda vez, então o feedback que a gente vai ter nos próximos dias vai nos guiar um pouco mais, mas a princípio, essa é a nossa coreografia oficial. Nós estávamos um pouco tensos, obviamente, para apresentar e, de fato, sentir essa energia daqui, mas graças a Deus deu tudo certo. Estamos trabalhando muito, diariamente, em vários momentos do dia, às vezes. Então, a gente está bem empenhado para trazer essa nota 10 para escola”, comentou o mestre-sala.

“A gente vem fazendo o nosso ensaio de rua, estávamos com duas coreografias, mas vínhamos sempre apresentando a coreografia de quadra. Então, essa é a segunda vez que a gente está fazendo essa coreografia. Mas acredito que tudo que foi proposto foi feito. O vento em algum momento nas cabines de dois jurados resolveu entrar no meu caminho, mas eu bati de frente com ele, pois ensaio é para isso e a gente já está ansioso por segundo. Essa coreografia é a oficial, nada de surpresas, nada de diferente, uma dança gostosa, uma dança leve, uma dança tradicional, que é isso que eu acho que o público e o torcedor esperam”, completou a porta-bandeira.

Freddy Ferreira analisa bateria da Vila Isabel no ensaio técnico na Sapucaí

Harmonia e Samba

vila isabel ensaio tecnico 2025 1

A tão questionada obra para o Carnaval 2025 rendeu no canto dos componentes. Infelizmente, o início foi complicado, mas por zero culpa da escola. O carro de som atrapalhou e Tinga teve que repetir o esquenta. O fato esfriou o treino. Assim, após as alas iniciais, ainda impactadas pelo problema técnico do som, os integrantes mostraram, como vem acontecendo nos ensaios de rua no Boulevard 28 de Setembro, uma harmonia  marcada por toda alegria do “Povo do Samba”. Importante ressaltar o trabalho cuidadoso dos “harmonias” o tempo inteiro incentivando o canto dos desfilantes. O carro de som oferece todo o suporte para o intérprete, que mais uma vez, segura e conduz com intensidade sua escola de coração.

“Ensaio maravilhoso, a escola tá muito feliz com nosso enredo, esse samba. Um samba leve, alegre, tenho certeza que fará um sucesso danado na avenida. E com o ensaio com teste de som será ainda melhor, pois todo mundo se escuta, a comunidade consegue acompanhar melhor o samba, mas foi um ensaio positivo, a Vila tá feliz e vamos fazer um grande desfile, vamos assombrar essa Sapucaí”, afirmou o intérprete Tinga.

No verso “silêncio” a iluminação do Sambódromo interagia com a comunidade. Toda pista ficava escutura e o público delirava com a performance da Vila Isabel. O samba é de autoria de Raoni Ventapane, Ricardo Mendonça, Dedé Aguiar, Guilherme Karraz, Miguel Dibo e Gigi da Estiva. Pode ser criticado, o que é normal, mas é fundamental também entender que pela comunidade e pelo enredo a obra atende todos os requisitos.

Evolução

A Vila Isabel deu aula de Evolução na Avenida. Os componentes se divertiram o tempo inteiro. Muita alegria e descontração. Totalmente dentro da proposta do enredo e do samba. Uma apresentação de manual do quesito. O  diretor de carnaval, Moisés Carvalho, estão de parabéns pelo trabalho que estão desenvolvendo nesta temporada. Vale destacar que muitos integrantes desfilaram maquiados e criaram um clima de terror pela pista.

vila isabel ensaio tecnico 2025 9

“O que a gente fez nesse primeiro ensaio, é o que a gente vem fazendo na 28 de Setembro. A escola evoluindo, cantando, brincando. Era essa a nossa proposta. Fazendo o samba acontecer como vem acontecendo. E é isso que a gente vai fazer no próximo ensaio dia 22, que com certeza, será melhor ainda, porque com o som de hoje a gente foi um pouco prejudicado em função do carro de som. Mas com certeza no próximo ensaio iremos estar com o teste de som e luz da avenida. E daremos um sacode. Em resumo, a gente sempre acha que tem que ser melhor, isso aí é uma discussão diária nas nossas reuniões. Se a gente for bom, semana que vem a gente tem que ser melhor ainda. E a gente vai brigar, é isso que a gente vai discutir durante a semana, para que na quarta-feira que vem a gente esteja cantando mais, evoluindo mais, com um entrosamento melhor ainda do que vem acontecendo com o carro de som e com a bateria. Mas quero parabenizar a harmonia hoje, que trabalhou incansavelmente em função do som, não deixou a escola cair em momento nenhum, a escola evoluiu muito, brincou muito. Isso é fruto de um trabalho que a gente vem fazendo durante alguns meses”, analisou Moisés Carvalho, diretor de carnaval.

Outros Destaques

A rainha de bateria, Sabrina Sato, esbanjou carisma pela Avenida. É impressionante a fora que a artista consegue dialogar com o público. O tempo inteiro! Experiente no posto, ela sabe os exatos momentos de participar e ajudar no ensaio. É realmente uma atração.

vila isabel ensaio tecnico 2025 12

Ponto fora da curva é o excessivo número de musas na Vila Isabel. Não tem necessidade! As meninas de comunidade são impecáveis, como Dandara Oliveira, porém, outras não acrescentam para a Evolução e poderiam muito bem desfilar em alegorias.

- ads-

Com forte Harmonia, Mancha Verde transforma o Anhembi em um pedaço da Bahia

Por Will Ferreira e fotos de Fábio Martins (Colaboraram Naomi Prado, Lucas Sampaio, Nabor Salvagnini e Gustavo Lima) A Mancha Verde, definitivamente, entrou no espírito...

Aula de canto! Grande Rio passa por cima de problema de som e faz ótimo ensaio técnico na Sapucaí

Por Luiz Gustavo e fotos de Allan Duffes (Colaboaram Gabriel Radicetti, Raphael Lacerda, Guibsom Romão, Matheus Morais, Matheus Vinícius e Rhyan de Meira) A Grande...

Comissão reivindica e emociona, Gilsinho dá aula e portelense canta alto no ensaio técnico

Por Guibsom Romão e fotos de Allan Duffes (Colaboaram Gabriel Radicetti, Raphael Lacerda, Luiz Augusto, Matheus Morais, Matheus Vinícius e Rhyan de Meira) Com um...