InícioGrupo EspecialFreddy Ferreira: 'Qual o tamanho ideal de uma bateria que desfila na...

Freddy Ferreira: ‘Qual o tamanho ideal de uma bateria que desfila na Sapucaí?’

Baterias grandes demais podem sofrer prejuízos acústicos pela pista de desfile

Um tema pouco explorado que merece total atenção de mestres, diretores e ritmistas é o tamanho ideal de uma bateria de escola de samba. Tempos atrás vir com trezentos ritmistas ou mais era quase uma cultura rítmica carioca. Cada vez mais esse número vem sendo reduzido ao longo do tempo e hoje em dia dificilmente alguma bateria ainda desfila com três centenas. Sejam por questões estruturais e financeiras referentes às próprias escolas ou mesmo pela avaliação do potencial risco acústico durante o percurso do desfile.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Foto: Alexandre Vidal/Divulgação Rio Carnaval

Quantificar em números a bateria ideal é uma tarefa árdua, mas o detalhe técnico crucial para esse tipo de avaliação é medir na verdade o seu tamanho (extensão). A distância entre as caixas de som pela pista de desfile é de 15 metros de uma para a outra. Uma bateria com mais de 45 metros pode sofrer algum tipo de prejuízo acústico, por causa do atraso gerado a partir da quarta caixa de som da Avenida, após o caminhão do carro de som. Dentro do carro de som existe uma espécie de GPS que deixa as três torres de som posteriores da pista sincronizadas com o carro. Somente o retorno de vozes e cordas fica ativo e mais baixo, desligando assim o da bateria, para que o som ambiente aproveite a sonoridade única do ritmo. Esse tipo de cálculo é realizado levando em conta o caminhar da bateria pela pista, exatamente para manter a acústica ambiente propícia para a melhor passagem possível do ritmo pela Avenida.

Baterias maiores que 45 metros podem ser afetadas por um ambiente acústico irregular. Mestres que estiverem mais próximos da quarta caixa do que da terceira tendem a ouvir o som da Avenida levemente atrasado, em relação ao ritmo que está sendo feito por sua bateria. Outro fato que exemplifica isso é quando se está na arquibancada e uma bateria bem grande se aproxima, mas enquanto se locomove parece estar atravessando o ritmo. Assim que ela para de frente para o setor é possível perceber que está tudo em ordem, com o ritmo equilibrado. Isso ocorre, pois a própria locomoção também leva em conta essa teoria das três caixas de sons subsequentes e andar rápido demais com o ritmo também pode potencialmente gerar complicações acústicas pelo som da Avenida. O ideal é sempre entrar e sair dos módulos andando de forma mais ponderada, sem acelerações ou atropelos, assim como por todo o cortejo.

Outro fator a ser levado em conta é a própria organização dos ritmistas pela Avenida. A formação das filas pode ser um agravante muitas vezes sequer notado para elevar a extensão da bateria. Normalmente são formadas fileiras de doze ritmistas, seis do lado par e outros seis do lado ímpar, podendo variar para a formação de dez ritmistas, com cinco de cada lado. A segunda automaticamente aumentará o tamanho do ritmo pela pista. Por vezes, o próprio tamanho da fantasia usada pelo ritmo influencia de modo direto tanto essa organização das fileiras, como a extensão da bateria na Avenida. Fantasias volumosas ou mesmo com chapéus elevados precisam de uma distância maior entre uma fileira e outra, até para garantir a plena execução dos movimentos, visando consolidar os toques. Isso acarreta necessariamente em uma bateria maior em extensão na Sapucaí, podendo gerar eventuais prejuízos sonoros.

Como é possível perceber, ritmo de bateria de Escola de Samba sempre viverá dilemas acústicos eternos, já que seu trabalho é executado através da física envolvendo a propagação do som. Refletir de forma crítica sobre seus eventuais desafios, portanto, é um jeito de buscar uma evolução da nossa cultura rítmica, auxiliando numa passagem cada vez mais regular e consistente de todas as baterias. O ato de caminhar pela pista enquanto toca precisa sempre de atenção e ponderação. Assim a propagação de uma conjunção sonora impecável de todos os naipes ficará em evidência, sem sofrer qualquer tipo de transtorno ou abalo acústico.

- ads-

Ministra Anielle Franco visita barracão do Salgueiro e exalta enredo do Carnaval 2025

Na tarde da última sexta-feira, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, visitou o barracão do Acadêmicos do Salgueiro, na Cidade do Samba, antes...

‘Nenhuma violência contra mulher deve ser tolerada’! Governo Federal e Liesa lançam campanha na Cidade do Samba

Em uma iniciativa de combate à violência contra as mulheres, na última sexta-feira, ocorreu na Cidade do Samba, localizada na Zona Portuária do Rio...

Bateria ‘Fantástica’ brilha no ensaio técnico da Brinco da Marquesa no Anhembi

Por Lucas Sampaio e fotos de Rebeca Schumacker (Agência Enquadrar) O Brinco da Marquesa realizou na noite da última sexta-feira seu único ensaio técnico...