InícioSão PauloEspecial Barracões SP: Imperador do Ipiranga contará a história da mágica no...

Especial Barracões SP: Imperador do Ipiranga contará a história da mágica no Sambódromo do Anhembi

Com diretoria renovada, escola da Vila Carioca apresentará enredo lúdico com narrativa histórica em busca do sonhado retorno ao Grupo de Acesso 1

A série “Barracões” convida os apaixonados por carnaval a conhecerem o mundo mágico da Imperador do Ipiranga. Da criação do primeiro truque de mágica, passando pelo reconhecimento de uma das mais intrigantes manifestações artísticas e a consagração de grandes mágicos que marcaram a história. A proposta da escola da Vila Carioca para o desfile pelo Grupo de Acesso 2 é iludir e impressionar o público com as surpresas do enredo “Abrakadabra”, assinado pelos carnavalescos Anselmo Brito e Ivan Pereira.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Em 2024, a Imperador realizou um desfile que, apesar do grandioso conjunto visual e ser bem recebido pelo público, ficou apenas em quarto lugar após a apuração e não garantiu o sonhado retorno ao Grupo de Acesso 1. A reformulada diretoria chega para trazer à escola novas ideias dentro das propostas que renderam o esperado sucesso a outras agremiações, com destaque para o diretor de carnaval Rapha Maslionis, um dos destaques na trajetória surpreendente da Unidos de São Lucas, vice-campeã e promovida no ano de retorno ao Sambódromo do Anhembi.

Proposta lúdica, mas contando uma história

O carnavalesco Anselmo Brito atuou no ano anterior como um mentor da equipe que desenvolveu o desfile da Imperador do Ipiranga. Para 2025, o artista chega para assinar o projeto da escola apresentando um enredo com características similares, no sentido de se ter uma ambientação lúdica. De acordo com Anselmo, a ideia é falar sobre a trajetória dos mágicos ao longo da história.

imperador barracao25 1

“A ideia parte do carnaval passado. A Imperador fez um carnaval que chamou a atenção por vir na contramão de todo mundo, e desfilou em 2024 com um enredo falando do universo infantil. Nós entendemos que teríamos que trazer algo que não fosse uma trilogia, mas que viesse nesse mesmo caminho. Eu já tinha uma ideia porque eu também sou muito apaixonado por esse universo de mágicos, de magia, e após assistir um grande espetáculo, também chamado ‘Abrakadabra’, saiu a ideia de falarmos sobre a história dos mágicos”, declarou.

Enredo desenvolvido com a ajuda de mágicos

Para falar da história desses fascinantes artistas, Anselmo Brito contou com a ajuda dos próprios. A pesquisa para o desenvolvimento do enredo foi ampla, contando com a visita a diferentes lugares e contato com profissionais que fazem a magia acontecer, despertando a curiosidade e inspirando o carnavalesco.

“Quando eu adentrei nesse universo mágico primeiro tive que ter ajuda, e nada melhor do que um grande mágico para poder me ajudar a desvendar esse universo e poder ter esse compromisso de iludir a todos. Para isso, eu tive a ajuda do mágico Dimy, que me proporcionou o conhecimento desse universo. Esse conhecimento veio através de pesquisas, de mágicos, a Casa dos Mágicos, a qual eu sou muito grato, e a Fábrica da Ciência, que também contribuiu para esse universo de pesquisas. O que mais me chamou a atenção eu acho que é isso que todo mundo tinha curiosidade: de onde eles surgiram? Como que surgiram? E por que eles surgiram? Essas respostas, quando adentrei nesse universo através da pesquisa, eu tive e é dessa maneira que eu vou compartilhar com todos os espectadores do CARNAVALESCO que estarão no Anhembi e toda a imprensa, para desvendarem junto comigo esse grande universo mágico”, disse.

imperador barracao25 3

Anselmo afirmou que os mágicos não apenas ajudaram a desenvolver o enredo, como farão parte do espetáculo desenvolvido para impressionar o público do Anhembi com surpresas e mágicas.

“Foi fascinante (contar com a ajuda dos artistas). Primeiro porque eu visitei o estúdio que o mágico Dimy tem lá em São Caetano, que tem um galpão fantástico. Melhor do que isso, eu me aventurei não só na pesquisa, mas conheci mágicas e truques. Eu me senti meio que o ‘Mister M’ desvendando os mistérios desse universo mágico. Mas é claro que o objetivo da Imperador não é revelar truques, mas sim iludir você e todo mundo”.

Do primeiro truque de mágica aos grandes espetáculos

Contar a história do ilusionismo no mundo inevitavelmente passa por uma época em que tudo que não houvesse uma explicação na religião era visto como algo ruim. O primeiro truque de mágica nasceu da ideia de causar espanto, e para transformar a ilusão em arte foi preciso a humanidade amadurecer. Anselmo Brito explica como que a Imperador contará na Avenida os caminhos que levaram os mágicos de seres renegados aos detentores de uma das mais fascinantes manifestações artísticas, muito influenciado pelo nascimento de um dos personagens mais icônicos da história da literatura, o Mago Merlin.

“Nós vamos convidar todos para uma viagem. Nós vamos fazer uma viagem no tempo, e para isso vamos para o Egito, onde tudo começou. Essa história é fabulosa porque ela começa no Egito e isso é descrito em um papiro no Museu dos Mágicos. A primeira mágica surgiu no Egito a pedido do Faraó. O Grande Faraó queria causar uma grande impressão diante dos súditos, fazer algo inédito. A ideia dele era causar medo, mas na verdade nada mais do que surge um truque mágico, que foi a primeira decapitação. A primeira mágica foi feita através de uma decapitação, que era o corte da cabeça, mas que na verdade era apenas um truque. Ele queria assustar seus súditos dizendo: ‘olha, se não for do jeito que eu quero, as cabeças vão rolar’, e assim foi feito o primeiro truque. Nós vamos começar lá no Egito, e logo depois já vamos para um outro período que é a Era Medieval, onde eu trago as nossas baianas abrindo o nosso desfile. Elas vêm representando aquilo que era a visão que naquele período se tinha dos mágicos, em que os atos que eles faziam eram bruxarias, que tinham algum pacto, alguma semelhança com bruxas, e a Inquisição levou muitos deles até a fogueira por conta de acharem que os truques dos mágicos nada mais era do que feitiçaria. Esse é o próximo passo para contar a história do mágico porque não é só de magia ou de alegria que viveram esses mágicos, eles também foram perseguidos ao longo da história. E aí nós vamos nos deparar com um outro universo medieval, aonde nós vamos cair no Grande Castelo da Magia. Nesse castelo nós vamos ter como morador um dos personagens mais importantes da história, que nada mais é do que o próprio Mago Merlin. Ele será ilustrado no nosso Abre-alas, o grande castelo medieval aonde o Mago Merlin foi o primeiro a dizer ‘não, tudo que acontece nada mais são do que truques’, e aí ele lança o primeiro livro para mostrar que tudo isso não passava apenas de truques, ilusão de ótica, era um verdadeiro teatro. Para que? Para que essa função do mágico pudesse chegar até onde chegou tendo esse prestígio e respeito. Logo depois, vamos seguir nesse caminho para mostrar como esses mágicos foram reconhecidos. Diferente do que todo mundo pensa, o primeiro palco, o primeiro lugar onde os mágicos faziam suas apresentações era no teatro. É o teatro sendo uma peça muito importante e palco para os grandes mágicos. Para depois eles se tornarem conhecidos mundialmente, e todos os continentes e nações conhecerem os truques de magia, eles começam a embarcar no circo, que passa a ter uma grande importância para o mágico”, explicou.

O desfile da Imperador mostrará ao público que a magia está mais presente na vida das pessoas do que se pode imaginar. De truques cinematográficos à computação gráfica presentes em filmes e séries, Anselmo mostra que as ilusões de ótica foram fundamentais para o desenvolvimento do cinema. A modernidade também permitiu o surgimento de alguns dos nomes mais famosos e populares da história dos mágicos.

imperador barracao25 2

“Também nós vamos retratar no nosso desfile que os truques mágicos eles estão presentes em várias partes da arte, entre elas o cinema. Hoje aquilo que chamamos de efeitos especiais nada mais é do que um truque de mágica. Também vamos celebrar um dos mágicos mais importantes da história, o mágico Houdini que ousou no seu tempo criando uma das mágicas mais conhecidas e desafiadoras até hoje, que até levou ele à morte, que era entrar dentro de uma caixa, ser acorrentado, ser jogado dentro do mar e quando resgatavam aquela caixa ele já não estava mais lá dentro, de uma forma surpreendente e mágica saia vivo daquilo. Não podemos deixar de falar de um outro mágico polêmico, mas que contribuiu muito que foi o Mister M. O Mister M é uma figura importante para os mágicos, mesmo com as suas polêmicas. Por uns ele é odiado, e nós, curiosos, adoramos ele afinal quem nunca quis desvendar um truque de magia? Nós vamos falar também de Mister M, e nessa viagem nós vamos retratar muitas outras questões importantes dos mágicos. Quem não sabe da importância da cartola para o mágico? De dentro da cartola muitas coisas surgem, desde o coelho, baralhos, pombas. São elementos importantes que nós vamos mostrar: as ferramentas, os instrumentos usados pelos mágicos com o poder de ilusão. Mais do que isso, nós vamos apresentar essa palavra muito forte que é a ilusão. Nós vamos iludir as pessoas na Avenida, nosso objetivo é esse. Além de encantar pela trajetória por esse universo tão interessante, também poder iludir a todos. E aí nós vamos finalizar o nosso desfile de uma forma muito interessante, que é poder mostrar a importância do mágico, do espetáculo do mágico, que são grandes espetáculos. Nesse carro nós vamos trazer um mágico e ele vai fazer uma surpresa na nossa alegoria. É um carro que também vai ter elementos de magia. Nós vamos apresentar alguns truques de mágicos. Quem nunca viu os truques dos dados, dos baralhos, o que de dentro da cartola pode sair? E também vamos trazer uma outra figura: o coringa. Mas o que tem a ver o coringa com a história dos mágicos? Muito, porque o coringa é um elemento surpresa. Ele é o animador, a chave do mágico. Por isso que existe nos baralhos o personagem coringa, como elemento surpresa. Esse coringa vem para isso, para divertir, confundir, que é o papel dele na história do universo mágico. É toda essa trajetória que nós vamos passar no Sambódromo, o objetivo é contar história onde começou, a importância do mágico dentro da história e finalizar com aquilo que o mágico mais faz, que são os seus grandes espetáculos de magia”.

Anselmo garante que a própria comunidade da Imperador do Ipiranga, nascida de um grupo carnavalesco voltado para crianças, aparecerá no desfile na forma de uma das alas. “A nossa comunidade também está inserida no enredo. Nós vamos ter uma ala que é a nossa comunidade, a magia que tem a nossa comunidade, no sentido subjetivo, no sentido de alegria mesmo, de dizer que a magia da nossa comunidade é adentrar na passarela para poder trazer a sua alegria e buscar esse tão sonhado título que estamos almejando”.

Carta na manga: o trunfo da Imperador do Ipiranga em 2025

Se no ano anterior a comissão de frente encantou o público que compareceu ao Sambódromo do Anhembi, para 2025 a Imperador do Ipiranga apostará ainda mais alto no segmento. Anselmo Brito aposta no quesito como o grande trunfo da escola para chamar a atenção do público logo nos primeiros minutos de desfile.

“A nossa comissão de frente (é o trunfo). Ano passado ela surpreendeu, assim como acho que todo o desfile do ano passado foi marcado por vários momentos inesquecíveis, que nos deram tantas alegrias. Aquele desfile nos trouxe muitas alegrias, muitos prêmios. Novamente buscamos essa receita, e novamente a nossa comissão de frente é diferente porque é ousada para o grupo, com cara de Grupo Especial, com ousadia de Grupo Especial, com investimento de Grupo Especial. E é um dos trunfos, eu creio que temos outros, mas eu vou destacar de início uma boa abertura. A escola vai abrir muito bem com a nossa comissão de frente, dando já um recado de como será o desfile, como nós vamos iludir a todos”, afirmou.

Mensagem de Anselmo Brito para a comunidade da Imperador do Ipiranga

“Eu convido toda a nossa comunidade, todo mundo do samba, todos os apaixonados pelo CARNAVALESCO, que vem fazendo um trabalho belíssimo o qual eu sou muito grato mais uma vez por estar recebendo vocês, que cada vez mais só vem abrilhantar o carnaval de São Paulo. Minha gratidão. O que eu posso dizer é convocar a todos a participar desse grande espetáculo, o qual eu convido a todos vocês a ver uma Imperador novamente desfilando na Passarela do Samba e fazendo um grande espetáculo cheio de surpresas e novamente com alegorias, que o forte da nossa escola é a plástica que vem esses anos aí, novamente vindo muito bem. Nós vamos vir plasticamente muito bem, com muito bom gosto e com muito luxo, que é a cara da escola. E uma escola diferente, esse ano eu diria que é uma Imperador diferente porque o enredo pede. Nós vamos fazer uma grande ópera a céu aberto, um grande teatro onde cada componente já está sendo preparado pela nossa comissão de carnaval, juntamente com o nosso diretor de carnaval, diretores de harmonia. Para que? Para que o nosso componente não seja apenas um brincante ali, que ele realmente vista essa fantasia e naquele momento ele vai ser um grande personagem. Ele sabe da importância dele para esse grande desfile, para sairmos desse ‘quase’, buscarmos esse tão sonhado título e levar a nossa escola ao Grupo de Acesso 1. Você, mais do que nunca, está convidadíssimo a viajar com a gente nessa linda história e se fascinar com o nosso desfile. Nossa palavra-chave é o ‘Abrakadabra’. Que o ‘Abrakadabra’ seja o nosso troféu, que nós consigamos tirar de uma das inúmeras cartolas que nós vamos levar para a Avenida esse troféu desse tão sonhado título para a nossa comunidade”.

Ficha Técnica
Enredo: “Abrakadabra”
Componentes: 700
Alegorias: 2 carros
Alas: 10
Diretor de barracão: Mestre Dentinho
Diretor de ateliê: Comissão de ateliê
Ordem de desfile: Sétima escola a desfilar no dia 22 de fevereiro de 2025 pelo Grupo de Acesso 2

- ads-

Botafogo Samba Clube repudia decisão de tirar identificação da escola da fachada do barracão

A Botafogo Samba Clube, que estreia na Série Ouro, no Carnaval 2025, emitiu uma nota repudiando uma decisão que determina a retirada imediata da...

Liesa divulga relação de julgadores para o Carnaval 2025 com sete estreantes

A Liesa divulgou nesta quinta-feira a lista com os jurados que irão avaliar os desfiles competitivos do Grupo Especial do Rio de Janeiro para...

Após ser alvo de intolerância religiosa, Wander Pires desabafa: ‘É tão difícil sambista ser respeitado?’

O intérprete da Viradouro, Wander Pires, publicou nas redes sociais que recebeu ataques de intolerância religiosa na última quarta-feira. Segundo ele, a pesssoa o...