InícioGrupo EspecialPresidente da Liesa explica cadastramento para ingressos populares do Sambódromo nos desfiles...

Presidente da Liesa explica cadastramento para ingressos populares do Sambódromo nos desfiles do Carnaval 2025

Sobre a relação dos julgadores do Grupo Especial para o Carnaval 2025 o presidente da Liesa citou que os nomes devem ser divulgados em breve

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) programa com todas 12 agremiações do Grupo Especial do Rio de Janeiro uma grande novidade para distribuição dos ingressos dos setores populares (1, 12 e 13) da Marquês de Sapucaí para os desfiles de domingo, segunda e terça no Carnaval 2025. Cada quadra receberá dias, que ainda vão ser divulgados, para inscrições dos interessados em receberem o ingresso. Para ter direito será preciso apresentar documentos oficiais e fazer na hora a biometria facial. Os critérios também vão ser informados pela Liesa.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

setor popular
Foto: Fernando Frazão/Divulgação Agência Brasil

“Vão ter duas datas por quadra de escola de samba para as pessoas fazerem seus cadastros com a documentação e com reconhecimento facial para poder terem acesso aos ingressos dos setores populares (1, 12 e 13). É uma forma da gente limitar a venda dos ingressos populares que não poderiam ser vendidos e garantir que eles estão de fato chegando em quem realmente precisa desses ingressos”, explicou ao CARNAVALESCO o presidente da Liesa, Gabriel David.

Segundo Gabriel David, a Liesa também já trabalha com espaços especiais na área de concentração para os segmentos das escolas de samba.

“Temos um comitê de concentração. Semana que vem já terá algumas coisas montadas lá (na Sapucaí). Tem uma questão de fechamento de rua, que deixa algumas coisas mais para perto do desfile em si, mas vai ter, como a gente falou, espaço especiais”.

Sobre a relação dos julgadores do Grupo Especial para o Carnaval 2025 o presidente da Liesa citou que os nomes devem ser divulgados em breve. “O Thiago (Farias), coordenador de jurados, fez uma apresentação para os presidentes. Eles têm uma etapa de avaliação para a gente confirmar as mudanças ou não. Só para deixar claro, isso acontece todos os anos. Não é nada novo”.

Teto de gastos no Grupo Especial

Gabriel David também respondeu sobre a proposta do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, de criar um teto de gastos para os orçamentos das esclas de samba do Grupo Especial.

“O prefeito me mandou uma mensagem com a matéria da subvenção de Maricá, falando que achava isso um um problema para o futuro do carnaval, que poderia tirar competitividade e a capacidade de competição das escolas. Fui para a reunião, falamos sobre uma série de assuntos e muito, muito rapidamente ele me perguntou como é que estava a questão das finanças das escolas. Eu expliquei, até porque eu já estou pleiteando que a gente está entregando muito mais para cidade, inclusive, em arrecadação de impostos do que no ano passado. Acho que no final desse carnaval a gente precisa rediscutir o valor da prefeitura de subvenção para as escolas. A gente estava chegando perto de um valor total que é o valor dos desfiles campeões, na casa dos R$ 16 e 17 milhões. Se a gente conseguisse chegar lá, se a lLga conseguir repassar esses valores para todas as escolas, a gente consegue discutir um teto de gastos para que o investimento da prefeitura seja protegido”, esclareceu o presidente da Liesa.

Escola campeã de 2025 receberá prêmio especial

O presidente da Liesa revelou ao CARNAVALESCO uma novidade para o Carnaval 2025. Através da parceria com a Mamba Water a escola campeã do Grupo Especial de 2025 receberá água potável (quantidade que ainda será definida) para ser distribuída para comunidade carente escolhida pela agremiação.

“A Mamba Water entrou com uma ação social no Carnaval 2025. É uma água em lata, que é muito melhor do ponto de vista de reciclagem (sem uso da garrafa de plástico). A gente já tem uma coordenação de sustentabilidade, que vem trabalhando ao longo deste ano. O bacana dessa água é que a cada latinha vendida, a gente tá doando 2 litros de água para a comunidade da escola campeã do carnaval. No final, vai ter um um montante considerável de litragem de água que vai estar embutida na premiação do carnaval e essa escola vai determinar uma comunidade muito carente próxima da sua região para poder fazer essa doação”, explicou Gabriel David.

Gabriel responde sobre 15 escolas no Grupo Especial do Rio

O presidente da Liesa também comentou sobre a possibilidade do Carnaval 2026 ter 15 escolas no Grupo Especial do Rio de Janeiro.

“Financeiramente, é inviável ainda. As pessoas falam que o carnaval está crescendo em valor, que a Liga está conseguindo distribuir mais dinheiro para as escolas, mas vamos relembrar que o custo dos desfiles é de R$ 16 a 17 milhões. Se chegarmos nesse valor e aí para 15 escolas e não para 12 vai dar financeiramente. Tem a questão dos barracões na Cidade do Samba, que tem que se entender como ficaria isso. Faltaria um barracão. É uma decisão que mexe no regulamento. Isso tem que ser decidido pelas 12 escolas que estarão no Grupo Especial”, explicou o presidente da Liesa.

Sucesso de público o pré-carnaval 2025

Ao fazer um breve balanço sobre o início da temporada de ensaios técnicos na Sapucaí e os ingressos esgotados para os três dias de desfiles oficiais o presidente da Liesa celebrou os resultados.

“É bacana ver o público de volta na Sapucaí. É muito importante a gente ter os eventos dos ensaios técnicos gratuitos para o povo. O povo está feliz de estar aqui. A gente conseguiu comunicar bem os formatos de entrada, a entrega social as escolas têm que fazer para a cidade todos os anos. Agora é dar continuidade. Estamos no início desta temporada. É uma temporada com muitos dias de evento, muitos dias de operação. Vamos um dia de cada vez. Termos todos os ingressos vendidos para os desfiles oficiais é o sucesso do evento. Está tudo esgotado. A gente tem evoluído muito na capacidade de vendas, a gente tem evoluído muito em critérios de segurança digital e a gente vai seguir evoluindo e dando cada vez mais transparência, o máximo de transparência que a gente pode dar sempre para todas essas vendas, para todos esses dados. É um desafio. O terceiro dia já ajudou um pouquinho, mas de fato o Sambódromo não comporta a procura que o carnaval tem e isso é o sucesso do evento”.

- ads-

Série Barracões SP: Apostando na força do enredo, Pérola Negra promete desfile impactante

A Pérola Negra irá fazer um dos desfiles mais importantes da sua história, tendo uma grande missão de voltar ao Acesso 1. A Joia...

Emoção toma conta de Neguinho em ensaio técnico da Beija-Flor: ‘Esse samba é tudo que a gente queria’

Ele é craque da voz. Se a gente quiser fazer um paralelo com outros setores, na MPB tem aquela música do rei Roberto Carlos,...

Baianas abrem o desfile da Estácio de Sá no Carnaval 2025

A escola do Morro do São Carlos foi buscar na Amazônia a história que levará para seu desfile no próximo carnaval; com o enredo...