InícioSérie OuroFreddy Ferreira analisa a bateria da Ponte no ensaio técnico

Freddy Ferreira analisa a bateria da Ponte no ensaio técnico

Um bom ensaio técnico da bateria “Ritmo Meritiense” da Unidos da Ponte, sob o comando de mestre Darllan Nascimento, em sua estreia na Marquês de Sapucaí. Uma bateria da Ponte bem afinada, com boa pressão de surdos em bossas e caixas consistentes foi apresentada. O andamento que no primeiro recuo estava mais acelerado, mas foi arrefecendo pela pista, enquanto o ritmo foi assentando. Após estar estabilizado, foi possível notar uma execução de bossas cada vez mais caprichada e entrosada.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Na parte da frente da “Ritmo Meritiense”, uma ala de chocalhos de alta potência técnica se exibiu de forma destacada, adicionando valor sonoro na cabeça da bateria. Um naipe de cuícas sólido e uma ala de agogôs eficiente contribuiu com o preenchimento musical das peças leves, inclusive em bossas. Um bom naipe de tamborins tocou com precisão um desenho rítmico simples, mas que demonstrou ser bastante funcional.

Na cozinha da bateria da Ponte, uma afinação de surdos privilegiada foi percebida. Marcadores de primeira e segunda foram precisos e firmes durante o cortejo. Surdos de terceira foram responsáveis pelo balanço envolvente da parte de trás do ritmo. Um naipe de caixas com consistência rítmica foi exibido, assim como uma ala de repiques de notória técnica musical ajudou dando molho aos médios.

A bossa de maior destaque musical era a do refrão do meio, que se aproveitava do bom balanço das terceiras junto do toque ressonante dos agogôs, junto de mais alguns naipes. Um arranjo de bom gosto, que se pautou pelas nuances melódicas do samba da escola de São João de Meriti para consolidar seu ritmo. Já a paradinha da cabeça do samba proporcionou boa pressão à bateria da Ponte, graças a boa afinação de surdos e efetiva contribuição do naipe de tamborins. Mais um arranjo que também se deixou levar pela melodia da obra meritiense, numa criação musical bem intuitiva.

Uma boa apresentação da bateria “Ritmo Meritiense” da Unidos da Ponte, sob o comando do estreante mestre Darllan Nascimento. Um ritmo com boa pressão de surdos foi exibido. Um treino bastante proveitoso para ajustar os últimos detalhes visando o desfile, como segurar um pouco mais a mão no início para não colocar muito na frente e já chegar no primeiro módulo com um andamento confortável para executar as paradinhas de maneira confortável.

- ads-

Freddy Ferreira analisa a bateria da Porto da Pedra no ensaio técnico

Um ensaio técnico excelente da bateria "Ritmo Feroz" da Unidos do Porto da Pedra, sob o comando de mestre Pablo. Um ritmo de bastante...

Freddy Ferreira analisa a bateria da Bangu no ensaio técnico

Um ensaio técnico muito bom da bateria "Caldeirão da Zona Oeste" (CZO) da Unidos de Bangu, comandada por mestre Laion. Um ritmo bastante consistente...

Freddy Ferreira analisa a bateria da Tradição no ensaio técnico

Um bom ensaio técnico da bateria "Explosão de Elite" da Tradição, marcando a estreia de Thiago Praxedes como mestre no carnaval carioca. Um ritmo...