Um bom ensaio técnico da bateria “Explosão de Elite” da Tradição, marcando a estreia de Thiago Praxedes como mestre no carnaval carioca. Um ritmo com bom balanço de terceiras e uma ala de chocalhos ressonante foi notado, além da clássica afinação mais pesada da bateria da Tradição.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
Na cabeça da bateria da Tradição, um naipe de cuícas tocou de forma sólida. Uma ala de tamborins correta contribuiu dando volume às peças leves executando um desenho rítmico simples, mas de modo eficiente. Um bom naipe de chocalhos deu brilho musical à parte da frente do ritmo fazendo nitidamente um bom ritmo. Uma ala de agogôs também de se exibiu em bom nível, embora precise tomar cuidado para não acelerar nos primeiros versos do refrão do meio, no momento de executar sua convenção.
Uma parte de trás do ritmo da bateria da Tradição que contou com sua afinação tradicionalmente mais pesada, com marcadores pulsando com firmeza, mas sem excesso de força. O bom balanço das terceiras contribuiu com a cozinha da bateria “Explosão de Elite”. Caixas de guerra tocadas embaixo de forma reta foram consistentes, aliadas a um naipe de repiques correto, que junto da ala de taróis ajudou a preencher a musicalidade dos médios com eficácia. Foi possível perceber frigideiras que auxiliaram tanto em ritmo, quanto em bossas.
Bossas simples, mas funcionais permitiram execuções fluídas pela pista. Arranjos praticamente intuitivos que seguiam o que pedia o samba-enredo da escola do Condor. A subida de três mais elaborada mostrou ser eficiente, além de dar versatilidade rítmica à bateria da Tradição. No refrão do meio, uma paradinha deixava marcadores de primeira, segunda e terceira só marcando, enquanto as frigideiras davam molho contínuo no miolo da “Explosão de Elite. Já no refrão principal, uma bossa dava boa pressão graças a afinação mais pesada dos surdos. Funcionalidade foi a marca conceitual da criação conceitual da azul e branca do bairro do Campinho.
A bateria “Explosão de Elite” da Tradição fez um bom ensaio técnico na abertura da segunda noite de ensaios do grupo de acesso da Liga RJ. Um ritmo eficiente, marcado por bossas funcionais e com simplicidade criativa foi apresentado, na estreia de mestre Thiago Praxedes na Sapucaí.