InícioSão PauloRosas de Ouro realiza segundo ensaio técnico embalada pelo grande desempenho da...

Rosas de Ouro realiza segundo ensaio técnico embalada pelo grande desempenho da ala musical

Azul e Rosa apresentou melhora no desempenho da bateria e consolidação do trabalho do primeiro casal. Harmonia é elemento que requer atenção para o último treinamento

Por Lucas Sampaio e fotos de Fábio Martins (Colaboraram Gustavo Lima, Will Ferreira, Nabor Salvagnini e Naomi Prado)

A Rosas de Ouro realizou neste sábado seu segundo ensaio técnico no Sambódromo do Anhembi em preparação para o desfile no carnaval de 2025. Novamente a ala musical teve uma atuação deslumbrante, conduzindo com maestria a comunidade da Brasilândia da abertura ao fechar dos portões, ocorrida após 62 minutos na Avenida. A Roseira será a sexta a se apresentar na sexta-feira, dia 28 de fevereiro, pelo Grupo Especial com o enredo “Rosas de Ouro em uma Grande Jogada”, assinado pelo carnavalesco Fábio Ricardo.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

O desafio do ensaio ficou para a chuva intermitente ao longo de toda a passagem da Azul e Rosa. O desgaste causado pela situação climática, presente em boa parte da noite de sábado, faz com que seja preciso redobrar os cuidados para manter a comunidade no clima. O diretor de carnaval Evandro Rosas acredita que a Roseira conseguiu superar esse desafio ao analisar o segundo treinamento geral realizado no Anhembi.

“Acho que nós conseguimos evoluir do primeiro ensaio para esse. Fizemos algumas adequações técnicas de desfile com os diretores de ala e com toda a coordenação, e acho que hoje surtiu efeito aqui. A evolução da escola está mais compacta, está mais técnica, sem perder a emoção. Nós estamos conseguindo fazer pequenos ajustes para no dia do desfile estarmos tranquilos”, declarou.

RosasDeOuro et 6 1

O foco de atenção da direção da Rosas de Ouro é a excelência técnica de acordo com Evandro. O diretor também apontou o fator que mais lhe agrada na preparação da escola neste ciclo do carnaval de 2025.

“Da visão que temos aqui, nós não conseguimos ver um todo. Nós vamos estudar os vídeos para ver direitinho como a escola se comportou ao longo da Avenida, para conseguirmos ter uma noção do que precisa melhorar, mas acho que estamos no caminho certo, a nossa preocupação mesmo é a questão de evolução, no canto temos trabalhado com a escola desde setembro. Óbvio que vamos reforçar isso, mas o canto hoje é uma coisa que nos orgulha. Queremos estar aqui no dia do desfile extremamente técnicos com a evolução para ela fluir tranquila e a escola sair feliz”, afirmou.

Comissão de Frente

RosasDeOuro et Comissao 2

Ensaiada pelo coreógrafo Arthur Rozas, a comissão de frente da Rosas de Ouro realizou uma apresentação com duração de duas passagens do samba. O destaque mais curioso da passagem do quesito neste segundo ensaio é a caracterização dos componentes, que vieram vestidos de jogadores da mortal competição que acontece na série “Round 6”, com um personagem principal em cima do tripé fantasiado da famosa boneca-robô que aparece na trama.

Dito isso, as roupas acabaram contribuindo para esconder os mistérios que a comissão de frente pretende apresentar. O elemento alegórico conta com três enormes roletas características de máquinas caça-níquel, com a qual o protagonista interage em dados momentos. A coreografia no geral, porém, é inconclusiva, podendo ganhar mais significado prático no dia do desfile com a devida caracterização. Em dado momento, chama atenção o fato de que cerca de 30 atores ficam visíveis, entre os que estão no tripé e os que estão no chão, o que leva ao questionamento se a apresentação vista neste sábado de fato é exatamente a mesma que a escola presente apresentar na Avenida.

Mestre-sala e Porta-bandeira

RosasDeOuro et PrimeiroCasal 3

O primeiro casal da Roseira, formado por Uilian Cesário e Isabel Casagrande, conseguiram superar o desafio de dançar na condição climática intermitente. Foi notável uma crescente no desempenho da dupla ao longo da passagem, em especial no segundo módulo de julgamento onde há um leve desnível na pista que provoca empoçamento de água. Ambos mostraram estarem prontos para encarar qualquer situação que venha a ocorrer no desfile da escola.

Uilian fez uma análise do desempenho do casal no segundo ensaio, destacando os elementos de evolução em relação ao primeiro.

“Nesse ensaio nós conseguimos adaptar alguns pontos técnicos. Nós cortamos algumas partes e incrementamos em outras para tentar deixar a nossa apresentação um pouco mais objetiva. Hoje acho que foi um treino importante para nós conseguimos sentir a energia da pista, eu saio muito satisfeito. Foi um ensaio muito diferente do primeiro, enquanto técnico, pelas alterações, mas também muito importante para conseguirmos entender o que de fato vai para o terceiro e último ensaio e sendo assim para o desfile também”, avaliou.

RosasDeOuro et Baiana 2

Isabel apontou os pontos positivos os quais o casal saiu satisfeito da Avenida e os elementos que ainda podem ser melhorados para o terceiro ensaio técnico da Rosas de Ouro.

“De positivo eu acho que é a resistência. Mesmo que a chuva estava pouca, e que bom que parou, mesmo assim nos cansa por causa do chão que estava escorregadio, temos que ter mais cuidado. Nós tiramos algumas coisas hoje da coreografia, mas deu super certo mesmo nós conversando porque nós não ensaiamos, então também é um ponto positivo. Sempre tem alguma coisinha para ajustar, porém é pouca coisa e eu estou bem feliz. Foi tudo bem, eu gostei”, afirmou.

Harmonia

Em meio aos bons quesitos apurados no ensaio da Roseira, a harmonia é um que pode ser ainda melhor. Algumas alas apresentaram canto discreto, como uma vestida de camiseta rosa e portando balões da mesma cor que continha componentes que mal se expressavam mesmo diante do segundo módulo de jurados. É notável, porém, que há uma crescente no clamor do samba em especial nas alas que ficam mais próximas à bateria da escola após a saída do recuo. É um ponto para a escola observar para o terceiro ensaio, chamar a comunidade para se divertir e brincar o carnaval.

Evolução

RosasDeOuro et Passistas 1

Em um contexto geral, na Avenida a Rosas de Ouro se comportou bem. O fluxo na Avenida foi estável e o recuo da bateria ocorreu bem, com direito a uma manobra em que os ritmistas voltaram à pista antes de entrar em definitivo no box. Uma abertura maior que a desejável, porém, foi observada dentro de uma ala de ação justificada, onde a coreografia que ocorre logo após um destaque ficava muitos momentos parada enquanto a escola andava. A coordenadora destes componentes estava visivelmente preocupada com isso, chamando-os constantemente para fecharem o espaço.

Samba

Carlos Jr, mais uma vez, esteve em noite inspirada. O intérprete da Rosas de Ouro mostrou estar muito à vontade com seu carro de som e interagia constantemente com eles, em especial no refrão do meio do samba, onde fez por várias vezes um “ping-pong” com os versos “Pra conquistar a glória / Lutar, fazer história!”. Certamente foi o maior destaque do segundo ensaio técnico da Roseira no Anhembi.

RosasDeOuro et PresidenteAngelina 3

Cada vez mais se sentindo mais em casa junto à comunidade da Brasilândia, Carlos Jr falou sobre o trabalho que o carro de som vem realizando e exaltou seus companheiros de microfone.

“O carro de som tem trabalhado pra caramba esse ano. Conseguimos uma coisa que o ano passado eu não consegui, que é reunir meu time dentro do estúdio, dentro da quadra, trabalhar em particular, trazer pessoas novas com talento como a Mônica Soares, como essa menina Kari, que está sendo lançada no mundo do samba, tivemos a felicidade de conhecer ele e trazer. Essa rapaziada, eu tenho um menino de Santos, que é o Xará, é um cantor lá de Santos, ele vem lá da Baixada, que tem uma dedicação enorme. Estou muito feliz com eles, com o trabalho que estão tendo, com o respaldo e pela confiança que eles estão tendo em mim”, disse.

RosasDeOuro et 8

O intérprete acredita que o samba é um fator motivador para a Rosas de Ouro superar os resultados abaixo do esperado dos últimos anos, apontando a obra como um fator de união para a comunidade.

“O samba é de motivação. Fala de jogo, mas estamos vivendo um jogo, isso aqui é um jogo. Resolvemos no enredo trazer esse jogo e esse novo momento para nós mesmos porque a Rosas de Ouro vem há alguns anos sofrendo. Temos que pegar o que fizemos de errado e tentar consertar, e esse enredo e esse samba traduzem isso. Uma forma mesmo, por dentro de nós, dentro da nossa casa, se moldar, se conquistar de novo, se relacionar, não adianta conquistar as pessoas de fora se nós dentro não estamos unidos. Então trouxemos esse samba para se unir”, afirmou.

Outros Destaques

Em meio aos jogos da Roseira, façam suas apostas no “jogo da tigresa” Ana Beatriz Godói! A fantasia da Rainha da “Bateria com Identidade” chamou atenção do público no Sambódromo do Anhembi e abrilhantou o desempenho dos ritmistas, que mais uma vez deram o tom animado com bossas bem encaixadas nos momentos-chave do samba.

RosasDeOuro et RainhaAnaPaulaGodoi

Comandante da orquestra popular da Azul e Rosa, mestre Rafa fez um balanço do desempenho do quesito no segundo ensaio técnico realizado pela Rosas de Ouro.

“É 90%. Nós acertamos detalhes de bossa já e agora é acertar o andamento, que tem que ser um pouquinho mais feroz. Acho que a só vamos acabar entregando isso no último ensaio ou no dia do desfile porque é emoção. A emoção vai fazer com que eles toquem um pouquinho mais para frente”, avaliou.

Mestre Rafa apontou que a bateria chegou para o segundo ensaio mais focada. Na primeira passagem da escola no Anhembi nesta temporada, ainda era recente a trágica perda de Renan Oliveira, o Bitão, um dos diretores do quesito. O artista aproveitou para exaltar o trabalho de seu quesito no treinamento.

RosasDeOuro et MestreRafa 5

“Para mim ocorreu tudo bem e o andamento não iria interferir em uma pontuação, ou se a escola precisasse ser campeã com esse andamento, ganharia também. Não teve nada que desabonou o trabalho da bateria hoje, igual que foi no primeiro. No primeiro o surdo passou, tamborim não sei o que, chocalho não sei o que lá, mestre Rafa também errou, essas coisas. Não tinha clima também, tínhamos perdido um amigo, um irmão, um diretor. Estava muito recente, não que não esteja agora, mas estava bem mais recente e nos preparamos melhor para vir nesse segundo ensaio. Foi muito legal, foi muito bom, conseguimos fazer o que tinha que ser feito hoje, só faltou o andamento. Isso não desqualifica, não tira o mérito do trabalho dos ritmistas e diretores”, disse.

Do ponto de vista analítico, o segundo ensaio da Rosas de Ouro foi correto, mas o astral da comunidade pode melhorar. A escola conseguiu cravar bem os quesitos musicais e de dança, e está bem encaminhada na evolução, mas a queda no desempenho da harmonia não pode ser ignorada. Que a Roseira consiga ajustar as observações feitas e incorporem as energéticas palavras da presidente Angelina Basílio na arrancada do treinamento, para assim chegar no terceiro ensaio técnico mostrando plena capacidade de provar a todos que o caminho para os tempos áureos está sendo pavimentado.

Veja mais imagens do ensaio

RosasDeOuro et 13 1 RosasDeOuro et 15 1 RosasDeOuro et CoreografoArthurRozas RosasDeOuro et DiretorCarnavalEvandroRosas RosasDeOuro et CarnavalescoFabioRicardoEnredistaRoberto RosasDeOuro et DiretorCarnavalVictor 1 RosasDeOuro et DiretorHarmonia 2 RosasDeOuro et DiretorHarmoniaDante

- ads-

Comissão de frente e bateria são destaques no primeiro ensaio do Tucuruvi

Por Gustavo Lima e fotos de Fábio Martins (Colaboraram Will Ferreira, Lucas Sampaio, Nabor Salvagnini e Naomi Prado) A Acadêmicos do Tucuruvi realizou o seu...

Com Sabrina Sato à frente, Ritimão se destaca no primeiro ensaio técnico dos Gaviões da Fiel

Por Will Ferreira e fotos de Fábio Martins (Colaboraram Gustavo Lima, Lucas Sampaio, Nabor Salvagnini e Naomi Prado) Com um dos sambas mais elogiados do...

Tempo de ‘Traviarcado’! Comissão de frente representativa, casal perfeito e bateria impecável marcam ensaio técnico do Tuiuti

O tempo é do "Traviarcado". Em uma linda e fundamental homenagem para a comunidade LGBTQIAPN+, no enredo sobre Xica Manicongo, o Paraíso do Tuiuti...