Por Lucas Sampaio (Colaboraram Gustavo Lima, Naomi Prado e Nabor Salvagnini)
A Nenê de Vila Matilde realizou seu primeiro ensaio técnico, na noite da última sexta-feira, no Sambódromo do Anhembi em preparação para o desfile no carnaval de 2025. A comissão de frente e o primeiro casal abriram os caminhos para os trabalhos seguros realizados por todos os quesitos da escola, que fechou os portões aos 51 minutos debaixo de uma forte chuva que caiu nos momentos finais do treinamento. A Águia da Zona Leste será a sexta a se apresentar pelo Grupo de Acesso 1 com o enredo “Um quê de poesia e um tanto de magia, nessa arte de encantar o imaginário popular…”, assinado pelo carnavalesco Danilo Dantas.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
O diretor de harmonia Rodrigo Oliveira acredita que a primeira passagem da Nenê pelo Anhembi em 2025 servirá como importante base para a preparação para o próximo ensaio técnico da escola.
“Passar pela primeira vez é um misto de coisas. Nós chegamos aqui com o coração pulsando, parece que é a primeira vez que vamos pisar no Anhembi. Isso é para mim, é para o presidente, é para a diretoria, é para o componente, é para quem está realmente pela primeira vez. Passar aqui pelo primeiro ensaio técnico dá essa sensação, mas nós que temos uma função e nos concentramos ao máximo para executar da melhor forma. Acho que tem várias situações que estão, pela primeira vez aqui, eu preciso analisar e ver se eu preciso acrescentar ou diminuir determinada situação, então acho que o próximo ensaio encorpa muito mais e traz mais referências para o desfile oficial. Não que esse não traga, pelo contrário, ele vai me trazer muita referência para ajustar melhorar e fazer melhor no dia 14 de fevereiro para nós arrasarmos no dia 2 e voltar com a Nenê para o Grupo Especial”, declarou.
Rodrigo demonstrou confiança no desempenho de vários quesitos da escola, apontando que ocorrerão trabalhos para aprimorar a evolução para o próximo ensaio.
“A escola está muito bem em diversos quesitos. Os quesitos que nós trabalhamos aqui hoje me satisfizeram muito, eu gostei demais. A comissão de frente está muito envolvente, muito alegre, a bateria está com uma pegada incrível, como é característica da bateria da Nenê de Vila Matilde, nós estamos com um casal que está numa sintonia perfeita, um samba que está funcionando em uma cadência maravilhosa. Acho que hoje engrandecemos vários quesitos que precisavam testar aqui. Eu acho que evolução é o quesito que nós sempre trabalhamos mais, então eu colocaria ele como um quesito para avaliar vários pontos e melhorar, mas os outros quesitos eu vejo muito bem apresentados aqui hoje e com grande evolução para as próximas necessidades que a escola vai apresentar tanto na sua quadra como aqui no Anhembi e para o desfile oficial”, afirmou.
Comissão de Frente
A comissão de frente da Nenê realizou uma apresentação com duração de uma passagem do samba e contou com um elemento alegórico. O segmento vem representando um grupo de artistas itinerantes, comum na Europa de séculos passados, onde eram conhecidos por viajar entre vários vilarejos fazendo apresentações. Com dois personagens que pareciam ser os protagonistas e os demais também fazendo parte desse grupo, as interações referenciavam planejamento, viagem, ação e despedida. O tripé aparenta ter pouco uso, apesar de ser carregado por outros dois personagens os quais, ainda descaracterizados, não sugeriam ter um papel a mais além de carregar a estrutura, ainda apenas de metal, mas que lembra um grande carro de tração animal o qual esses profissionais utilizavam em suas viagens.
A coreografia da comissão é animada e caricata, e os atores demonstraram boa sintonia e conexão com seu propósito descrito por uma integrante consultada antes do início do ensaio. Certamente contribuirá para uma boa abertura do desfile da escola no carnaval de 2025, sendo um dos elementos mais interessantes deste primeiro ensaio.
Mestre-sala e Porta-bandeira
O primeiro casal da Nenê, formado por Edgar Carobina e Graci Araújo, demonstraram bom entrosamento e realizaram uma agradável dança, mesmo encarando a chuva em parte da passagem pelo Sambódromo do Anhembi. Movimentos cravados e certeiros, carregados de elegância, mostram que é mais um quesito com o qual a Nenê pode contar para o desfile oficial.
A dupla demonstrou confiança com a boa atuação ao realizar uma análise geral do desempenho neste primeiro ensaio técnico.
“Foi positiva conseguimos ter a percepção de como seria a evolução da escola, onde de fato conseguiria retomar a pausa do recuo da bateria foi dentro do que todos esperavam. Quanto a execução da coreografia deu muito certo, sobre adrenalina, graças a Deus conseguimos controlar e foi um desfile lindo da escola. Estamos bem confiantes. Pretendemos estar no próximo ensaio já com a indumentaria. Acredito que hoje, como tivemos a noção de onde vamos começar e terminar, acho que é mais adequação de coreografia e espaçamento. Mas vamos manter a alegria! Estamos muito entusiasmados, vai ser o desfile da minha vida, vai ser a estreia com o Edgar. E hoje, spoiler, talvez venha o bebezinho do Edgar”, declarou Graci.
“Foi um ensaio muito produtivo. Nós tínhamos duas opções, plano A e plano B. O plano B não podemos falar, mas o plano A foi esse que ensaiamos hoje. Tudo tranquilo, tentamos executar a coreografia um pouco mais próxima da ala da frente, podemos chegar juntos no final do jurado. O ensaio de hoje foi muito positivo, muito bom e teve nada de erro. Hoje foi 100% e agora vamos chegar no mil. Além disso, tem uma mamãe na maternidade! Enquanto eu estava subindo a serra, minha esposa está na maternidade, então é um misto de emoções hoje muito bom”, afirmou Edgar.
Harmonia
Primeira escola a ensaiar com o sistema de som do Anhembi instalado, a Nenê demonstrou um canto afiado. A empolgação era nítida no olhar da comunidade da Zona Leste, cantando de forma espontânea e firme o samba da escola. O destaque especial vai para as carismáticas baianas da Águia Guerreira, que garantiram a fluidez do clamor do samba da escola alegremente.
Evolução
Tecnicamente o ensaio da Nenê foi seguro. As alas fluíram tranquilas e com os componentes livres para brincarem o carnaval. O fechar dos portões após 51 minutos demonstra que a escola conta com ampla margem para agregar componentes que eventualmente não participaram do ensaio ou até mesmo dar ainda mais liberdade aos desfilantes, fazendo do desfile algo digno de uma das maiores vencedoras do carnaval paulistano.
Samba-Enredo
Agnaldo Amaral estava bastante focado durante a passagem da Nenê. Conduzindo o carro de som da escola com segurança, o intérprete foi capaz de valorizar o samba e contribuiu para o bom desempenho da obra na voz dos componentes ao longo da Avenida, apesar de em dados momentos fosse notada certa interferência nas caixas de som recém espalhadas pelo Sambódromo. O artista avaliou o desempenho da ala musical e da obra da Águia neste primeiro ensaio técnico.
“A performance do carro de som foi boa e vai ficar melhor, com certeza. O som algumas vezes dá algumas interferências, mas no geral foi salutar. O samba se desenvolveu bem, estando com ponto no ouvido não ouço muito a escola cantando, mas pelos comentários todo mundo cantou, portanto eu acredito que foi bem também”, declarou.
A chuva que caiu no Anhembi pode ter causado alguns problemas técnicos na parte final do ensaio da Nenê, mas Agnaldo gostou do comprometimento do quesito no ensaio.
“Para o próximo ensaio vamos manter essa intensidade e com mais garra. Tem que ficar sincado porque quanto ao som a chuva algumas coisas interferiram de repente e não podemos nos dispersar, mas no geral foi legal, afirmou.
A relação entre Agnaldo Amaral e Nenê de Vila Matilde é longa, e o intérprete segue para mais um ciclo confiante no trabalho realizado pelo seu carro de som, afirmando que no próximo ensaio técnico o desempenho será ainda melhor.
“Papai do Céu vai nos abençoando que no próximo vai estar melhor ainda. No desfile tem que ser 10, nota 10, ensaiamos para isso. Ensaiamos para ajustar algumas coisas, erros sempre vão ter, mas podemos enxugar o máximo possível. É alguma coisa de som, porque tem hora que dá uns delays e tudo mais, mas acredito que vai ficar melhor a cada ensaio. O próximo ensaio vai ser bom, vai ser maravilhoso, pode ser mais abençoado, vai ser melhor ainda. São 11 anos de Nenê, 11 anos à frente do carro de som, com algumas mudanças que sempre tem, mas isso não interfere em nada, tudo pela Águia. E Papai do Céu abençoou, está abençoando e que assim seja. Estamos juntos e misturados, e na dúvida já sabe, né? Pode encostar porque vai ser choque neles”, completou.
Outros Destaques
Se segurança é a melhor palavra para definir o ensaio da Nenê, o toque de ousadia surge da “Bateria de Bamba” comandada por mestre Matheus Machado. A boa aplicação de bossas contribuiu para animar o astral dos componentes mesmo sob condição de chuva. E que chuva que os ritmistas pegaram prestes a fechar os portões! É como se os céus lavassem a alma da comunidade matildense depois do esforço neste primeiro treinamento geral da escola.
Animado pelo desempenho da bateria, mestre Matheus fez um balanço ao final do primeiro ensaio técnico da Nenê e demonstrou estar atento no que pode ficar de alerta.
“A minha análise foi boa! Fizemos um ensaio na semana passada somente de bateria para ajustarmos as questões técnicas da bateria. Antes, já vínhamos fazendo vários ensaios específicos e hoje fizemos um ensaio bacana. Essa chuva no final acabou causando um pouquinho de pressão na afinação, mas foi um bom ensaio. Conseguimos manter o andamento e graças a Deus conseguimos bater do começo até o fim. A batucada da Nenê é uma batucada tradicional e nós estamos inovando um pouquinho, mas viemos mantendo a nossa tradição e a nossa característica”, declarou.
O mestre apontou quais elementos podem ser melhorados para o próximo ensaio técnico, mas saiu confiante com o comprometimento de seus ritmistas para com o projeto da Nenê para este carnaval.
“Acho que é mais atenção. Graças a Deus não tivemos nenhum tipo de problema, é tudo questão de atenção para poder seguir e não ter nenhum tipo de problema nos próximos ensaios. A batida também está ensaiada, mas hoje sabemos que é questão dos detalhes para não perdermos, temos que alcançar essa nota. E dentre o que vamos manter, você deve estar ouvindo essa sensação maravilhosa que eu ia dar para eles pelo ensaio de hoje. Vamos manter a seriedade e fazer um trabalho incrível”, concluiu.
Mais que demonstração de força, a Nenê sai do primeiro ensaio técnico no Anhembi com a segurança de que os trabalhos estão no caminho certo para contribuir positivamente com os grandes desfiles que aguardam os foliões no domingo de carnaval. Vindo de um resultado muito abaixo do que a própria apresentação realizada deu a entender que teria, a Águia da Zona Leste provou neste sábado que não se abalou e segue firme no principal objetivo que é voltar ao grupo no qual é uma das maiores campeãs que São Paulo conhece. Aguardemos ansiosamente pelos próximos passos dessa tão tradicional agremiação.