InícioGrupo EspecialPotência e clareza! Carro de som nos ensaios técnicos do Especial é...

Potência e clareza! Carro de som nos ensaios técnicos do Especial é aprovado

Com 150 mil watts de potência e inspiração baiana, carro de som promete elevar a experiência musical dos desfiles na Sapucaí

O carnaval do Rio de Janeiro ganhou um reforço tecnológico muito esperado por todos os sambistas. Um carro de som equipado com painéis de LED vazados, inspirados nos trios elétricos de Salvador, está na temporada de ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial, no Sambódromo. A novidade combina potência, clareza e direcionalidade do som, garantindo qualidade e uniformidade para todas as agremiações.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

som et 2
Fotos: Marcos Marinho/CARNAVALESCO

Wellington Martins, técnico de som responsável pelo projeto, explicou ao CARNAVALESCO que o carro foi montado especialmente para o evento deste ano, mas o planejamento começou há meses. “Ao longo do ano, fomos formulando e entendendo as necessidades do carnaval. Trouxemos uma tecnologia baiana e adaptamos para o Rio de Janeiro. Hoje, temos 150 mil watts de potência disponíveis, mas estamos utilizando apenas 45 a 50%”, detalha.

A preocupação com a qualidade do áudio foi um dos pilares do projeto. Mário Jorge Bruno, produtor e um dos responsáveis pelo som da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), reforça que o carro foi projetado para oferecer clareza e potência, beneficiando principalmente a ala musical e a bateria das agremiações. “O som é bem direcional, sem espalhar muito. Conseguimos atingir um padrão que atende a todo o contingente da escola”, comemora.

som et 1

O carro de som, que já atende 12 escolas de samba – oito do Grupo Especial e quatro do Grupo de Acesso –, foi projetado para manter um padrão de qualidade uniforme. “A responsabilidade é garantir que todas as escolas tenham o mesmo nível de atendimento, com potência e clareza no som”, afirma Wellington.

Para Mário Jorge, a evolução tecnológica é um desafio constante. “A tecnologia avança, e nós precisamos acompanhar para manter a excelência no trabalho. Esse carro foi pensado para oferecer conforto e qualidade a todas as escolas”, diz.

A entrada do novo carro no Grupo Especial do Rio de Janeiro marca um novo capítulo na história do carnaval carioca, com a adaptação de uma tecnologia consagrada nos mega trios elétricos da Bahia. Wellington adianta que, para o próximo ano, já estão sendo avaliadas melhorias. “Sempre há algo para aprimorar. Estamos vendo a demanda e, no próximo ano, estaremos ainda melhores”, promete.

- ads-

Vem com tudo! Mangueira divulga primeiros spoilers do Carnaval 2025

A Estação Primeira de Mangueira divulgou as primeiras imagens do trabalho que vem sendo desenvolvido em seu Barracão para o Carnaval 2025. São detalhes...

Confiança no trabalho! Imperatriz renova com toda equipe para o Carnaval 2026

O Carnaval 2025 ainda nem chegou, mas a Imperatriz Leopoldinense já tem motivos de sobra para comemorar ao lado de sua comunidade. Antes mesmo...

Chuva não assusta o Salgueiro, comunidade canta forte e casal faz ensaio impecável

Por Malli Patrocínio e Juliana Henrik Nem a chuva que caiu sobre o Andaraí, na noite da última quinta-feira, foi capaz de silenciar o canto...