Por Luan Costa e Juliana Henrik

Como já é tradição neste pré-carnaval, o Boulevard 28 de Setembro foi tomado pela energia “assombrosa” – no melhor sentido da palavra – de mais um ensaio de rua da Unidos de Vila Isabel. A comunidade marcou presença em peso, tanto pelo número expressivo de componentes quanto pela multidão de espectadores que lotaram o local para prestigiar a escola. Nem mesmo o forte calor foi capaz de diminuir a empolgação. Essa explosão de alegria e harmonia foi impulsionada por uma dupla que transborda sintonia, talento e amor pela azul e branca do bairro de Noel: Tinga, com sua voz poderosa e carisma inconfundível, e Macaco Branco, liderando a bateria com maestria. Juntos, eles deram o tom de uma noite especial.

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Mesmo com algumas críticas ao samba-enredo deste ano, o ensaio mostrou que ele funciona bem na rua, contagiando tanto os componentes quanto o público. O canto forte da comunidade foi o diferencial para que o Boulevard fervesse.

Em 2025 a Vila levará para a avenida o enredo “Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece”, desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Barros. O tema explorará figuras folclóricas e assombrações presentes no imaginário popular brasileiro. A azul e branca será a última escola a desfilar no segundo dia de apresentações do Grupo Especial.

O diretor de carnaval da azul e branca, Moisés Carvalho, compartilhou sua avaliação do ensaio ao CARNAVALESCO. Ele destacou a alegria da comunidade e o entrosamento entre carro de som e bateria.

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Moisés Carvalho com o carnavalesco Paulo Barros. Fotos: Juliana Henrik/CARNAVALESCO

“Perfeito, evolução perfeita! Comunidade cada dia que passa, cada quarta-feira ensaiando mais. É o que a gente busca todo ensaio. Uma melhor evolução, um melhor campo. A escola feliz, contente, brincando. Carro de som muito entrosado com a bateria, É isso que a gente trabalha. Sobre o samba eu não preciso falar nada, É só você olhar para o lado que você vai ver”, pontuou o diretor.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

A apresentação de Marcinho e Cris Caldas foi envolvente do início ao fim, demonstrando uma performance impecável. A dupla executou a coreografia oficial com precisão, evidenciando que a sintonia entre eles permanece em perfeita harmonia. O vigor de Marcinho e a elegância de Cris criaram uma verdadeira simbiose, onde seus movimentos se complementavam, transmitindo a sensação de que atuavam como um único corpo.

Mesmo sob o forte calor, ambos entregaram uma performance de excelência em todas as marcações dos jurados, arrancando aplausos do público a cada movimento. Um dos destaques foi o uso inteligente da letra do samba para guiar a coreografia. Na parte do verso “silêncio”, por exemplo, eles interagiram com o público, pedindo silêncio de forma divertida.

Harmonia e Samba

A sintonia entre o intérprete Tinga e o mestre de bateria, Macaco Branco, prova, ano após ano, que sempre há espaço para evolução. O carro de som da Vila está impecável, com uma execução afinada e envolvente. A introdução do samba, enriquecida pela participação de uma sanfona, trouxe um charme especial e um toque único à apresentação.

Tinga, com seu vigor e energia de sempre, impressionou mais uma vez. Mesmo sob o forte calor, o intérprete comandou o ensaio com maestria, demonstrando carisma e técnica impecáveis. Os elogios também se estendem à “Swingueira de Noel”, comandada por mestre Macaco Branco, que encantou o público com várias paradinhas, incluindo uma coreografada na cabeça do samba, agregando ainda mais dinamismo à apresentação.

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Esse desempenho musical de altíssimo nível contagiou a comunidade, que cantou o samba com extrema empolgação. Apesar de alguns momentos menos explosivos, no geral, a obra foi interpretada com entusiasmo por todos os componentes. Um destaque especial vai para o verso “Silêncio, ao som do último suspiro vai chegar”, logo após o refrão do meio, que foi cantado com muita força, assim como todo o refrão principal. Alguns componentes sofreram com o calor excessivo e passaram mal, foi o caso de algumas passistas.

Evolução

O ensaio deixou evidente que a Vila Isabel é uma escola com uma comunidade extremamente preparada e comprometida com o desfile. O número de componentes impressionou, porém, mesmo com o tamanho expressivo da escola, não foram observados descompassos, clarões ou sinais de desorganização. Pelo contrário: o que se viu foi uma apresentação fluida, com todos os integrantes desfilando com extrema leveza e espontaneidade.

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As alas coreografadas, que chamaram atenção pela quantidade, mostraram uma performance muito bem ensaiada, mas ao mesmo tempo natural, sem perder a essência do carnaval, cada integrante parecia estar realmente se divertindo.

Porém, um detalhe acabou chamando atenção de forma negativa: o grande número de acompanhantes à frente da bateria. A concentração de pessoas formou uma espécie de “cercado VIP”, que comprometeu a fluidez da evolução em alguns momentos. O problema foi especialmente evidente durante a entrada da bateria no recuo, quando o excesso de pessoas causou certo truncamento no andamento.

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Outros Destaques

O carnavalesco Paulo Barros marcou presença no ensaio e foi bastante tietado pelos componentes e torcedores da Vila. Ele abriu o desfile da escola, posicionado à frente do casal de mestre-sala e porta-bandeira – a comissão de frente não participou do ensaio – e esbanjou simpatia. Ao final, Paulo se juntou à festa e “se jogou” com a bateria, comemorando mais um ótimo ensaio.

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