Em um dia recheado de atividades por conta da festa de seu padroeiro, o Paraíso do Tuiuti encerrou o 20 de janeiro realizando mais um ensaio de rua em São Cristóvão, com forte presença da comunidade. Feliz e bem animada, a agremiação teve um treino com os componentes leves e cantando muito o samba para o próximo carnaval, em que levará para a avenida o enredo “Quem tem medo de Xica Manicongo?”, do carnavalesco Jack Vasconcelos, sendo a segunda a desfilar na terça-feira de carnaval, o inédito terceiro dia de desfiles do Grupo Especial.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
O presidente Renato Thor falou sobre o ensaio do Tuiuti estar sendo justo no dia de seu padroeiro São Sebastião, e uma análise do mesmo sobre o ensaio.
“Hoje foi uma jornada dupla e deu tudo certo. É dia do nosso padroeiro, dia de São Sebastião, todo ano a gente faz esse evento do Cozido de São Sebastião oferecendo de graça para a comunidade e recebemos Grande Rio, Salgueiro, um show com o artista Renan Oliveira e logo após o nosso ensaio de rua, e mais uma vez o Paraíso do Tuiuti mostra que está com vontade, a comunidade comprou o samba e está empenhada, mesmo hoje começando um pouco mais tarde, você vê a comunidade presente cantando, gritando o samba e o Paraíso do Tuiuti cada vez se preparando mais para alcançar o seu objetivo”.
“Ensaio muito bom. Essa virada de ano já traz um ânimo diferenciado pra gente, é cultural da escola esperar essa virada do ano para a comunidade vir mais, para os componentes estarem mais presentes. Então, é uma crescente, onde o ensaio de semana passada já foi muito bom, hoje foi muito bom, apesar de ser um dia longo, o dia do padroeiro da escola, ter atividade o dia inteiro na escola, mas a avaliação é muito boa. A escola está crescendo muito em relação a tudo. Tudo que a gente está testando hoje, a gente testou outra coisa, e o quê estamos testando, a escola tá correspondendo. Então, é manter nessa crescente”, afirmou Rodrigo Soares, um dos diretores de carnaval da agremiação, sobre o ensaio desta segunda.
Comissão de frente
Comandada por Cláudia Motta e Edifranc Alves, os integrantes da comissão do Tuiuti realizaram uma coreografia que descrevia o enredo com os movimentos, de forma a contar a história de Xica, representada por quatro integrantes da comissão, com uma apresentação forte e bem potente.
Mestre-Sala e Porta-Bandeira
Raphael e Dandara, mais uma vez, demonstraram o entrosamento do casal ao se apresentarem hoje com a dança envolvente e graciosa, bem tradicional com alguns movimentos relativos a trechos do samba quando cantados.
Harmonia
O Quilombo do Samba cantou muito na noite deste feriado. As alas vieram com o samba na ponta da língua, mantendo o samba firme enquanto a bateria ficou uma passada inteira sem tocar. A voz da escola, Pixulé, com seu carro de som, deixaram o samba no ritmo certo para o canto do componente em todo o tempo do ensaio.
“É um ensaio maravilhoso, em que a comunidade está cantando, não só a comunidade, o povo, o mundo do samba que veio hoje para cá e está cantando Xica Manicongo, isso para mim é mais que gratificante, é maravilhoso. O ponto alto desse ensaio é justamente o povo cantando”, comentou Pixulé ao fim do ensaio de rua da escola.
Evolução
A escola de São Cristóvão esteve com seus componentes bem animados e soltos nesta segunda-feira, ao longo do ensaio pelas ruas de São Cristóvão. As alas passaram bem, com algumas coreografadas, como a primeira ala após o casal e a ala imediatamente atrás da bateria da escola.
Samba-enredo
Pixulé mais uma vez comandou brilhante o Tuiuti mantendo o bom rendimento que o samba vem apresentando nos ensaios em São Cristóvão, com o povo cantando bem os versos escritos por Cláudio Russo e Gustavo Clarão.
Outros destaques
A “SuperSom” sob o comando de mestre Marcão deu novamente um show durante o percurso seguido pela escola, com momentos como o apagão durante uma passada inteira do samba, entre outras bossas e ritmos realizados. Mayara Lima, rainha da bateria, veio à frente, com seu samba na ponta do pé encantando os espectadores do ensaio de rua da agremiação.