Por Gustavo Lima e fotos de Fábio Martins

A Estrela do Terceiro Milênio realizou o seu primeiro ensaio técnico no Sambódromo do Anhembi. Tiveram dois destaques, mas o principal foi a comissão de frente liderada por Régis Santos. Esse teatro promete bastante no desfile oficial. Foi passada uma sensação de bastante crítica intensa, o que está correto, pois o enredo fala de um manifesto LGBT. Outro destaque vai para a bateria “Pegada da Coruja”, de mestre Vitor Velloso. Os seus grandes apagões potencializaram o forte canto do Grajaú. A atenção fica para o quesito evolução, onde abriu um espaço entre o casal e a ala de trás, o que pode tornar algo grave se não for corrigido nos próximos ensaios.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

“Nós, logicamente, esperávamos um grande ensaio técnico, mas me surpreendeu a força da comunidade. Nós estamos ensaiando desde julho, ensaiando ala por ala e foi tomando corpo. Foram chegando muitas pessoas e tínhamos uma preocupação porque esse enredo acabou trazendo muita gente da comunidade, um pessoal que não estava muito acostumado em desfilar em carnaval. Mas o que eu percebi é que eles entenderam qual que é a do desfile, se envolveram no projeto, estão cantando demais, a comunidade cantou muito. É aquele sentimento de que estamos no caminho certo, que realmente vamos apresentar um espetáculo belíssimo no dia do desfile”, analisou o presidente Silvão.

TerceiroMilenio et 13 1

Comissão de frente

A ala, que é comandada por Régis Santos, mostrou suas credenciais de uma comissão de frente impactante. Isso é pelo fato da ala incorporar o enredo e ser questionadora quanto ao preconceito contra o grupo LGBTQIAPN+. A coreografia é terminada em uma passada do samba e feita inteiramente em cima de um grande tripé. Dentro de todo esse teatro, os bailarinos se vestiram cada um com roupa diferente (imagina-se que no desfile cada um irá representar um personagem). Ainda na dança, gritos como: “isso é pecado”, “não pode acontecer” eram ouvidos. No final, a interpretação que fica é que o grupo consegue a libertação e vencem o preconceito.

TerceiroMilenio et Comissao 1

Mestre-sala e Porta-bandeira

O casal Arthur Santos e Waleska Gomes teve uma atuação de bom nível. A dupla se soltou com a coreografia dentro do samba, a partir do segundo módulo, pois era perceptível que no primeiro módulo, eles ainda estavam se ajustando junto com a evolução da escola. A coreografia representa bem a obra e ganha destaque no refrão do meio. Individualmente, Waleska carregou a elegância que o acompanha desde o início de sua carreira, o que indiretamente potencializa o jovem Arthur.

TerceiroMilenio et PrimeiroCasal 2

Harmonia

O canto do Grajaú é um dos pontos fortes da escola. A comunidade da Coruja cantou forte o ensaio todo, aumentando o tom cada vez mais que entrava na pista. Isso era ainda mais perceptível quando a bateria “Pegada da Coruja” realizava os apagões. Houve uma oscilação nas últimas alas, que não acompanharam o alto ritmo dos primeiros setores. Apesar disso, o saldo do quesito é positivo, devido ao fato de a maioria das alas obedecer ao que foi imposto. A bateria confiou e a comunidade respondeu.

“A gente veio realmente para ver os erros que podem acontecer e arrumar no próximo, e a gente sentiu a nossa comunidade da mesma forma que vimos nos nossos ensaios. Cantamos muito, evoluímos, a nossa comunidade está de parabéns. Todos os nossos departamentos se entregaram muito e a gente tem certeza que no próximo ensaio vai vir com mais força ainda. Temos um pouco mais de um mês pela frente para ajeitar, para melhorar mais, para chegar à perfeição até o dia do desfile”, destacou o diretor de harmonia, Wilson Japa.

TerceiroMilenio et InterprtesGrazziDarlan

Evolução

Houve um problema em que a escola precisa se atentar. Próximo ao recuo de bateria teve uma grande abertura entre o casal de mestre-sala e porta-bandeira e a ala que vinha atrás. Não há a certeza de configuração de buraco, mas vale a máxima atenção da escola em corrigir esse detalhe para não virar algo maior. De resto, as fileiras estavam entre todas as alas estavam bem alinhadas e permitiu que o componente pudesse cantar e dançar o samba-enredo de forma espontânea.

TerceiroMilenio et Bateria1

O presidente Silvão falou sobre o que foi apontado, mas classificou como algo nada grave e que deve ser corrigido. “Acredito que o canto ainda pode melhorar um pouco e a evolução também. Depois vou conversar com a equipe técnica, mas detectei ali no meio, perto do recuo, um probleminha com a evolução. Nada muito grave, que eu imagino até que eles já estejam atentos com isso. Acho que no geral foi muito bom, no geral superamos a expectativa do primeiro ensaio, do nervosismo, de entender como é que a comunidade viria. Acho que realmente superamos a expectativa”, comentou.

Samba-enredo

É um samba que exige garra no canto em algumas partes e leveza em outras e cada componente reage de um jeito. Um exemplo: O último verso da primeira parte do samba é “Que vá pro inferno a sua moral” em uma melodia forte, e logo depois vem o refrão do meio com “Abri minha asas mostrei meu valor…”, já com um tom bem suave. Essa ambiguidade talvez seja a magia da obra. O intérprete Darlan Alves que chegou ano passado e Grazzi Brasil que tem mais tempo de casa, estão formando uma dupla bastante digna e que conduz o carro de som com excelência, pois os tom de voz dos dois se encontraram.

TerceiroMilenio et 18 1

“Acho meu carro de som maravilhoso. Claro que nós queremos sempre estar melhores, estamos ensaiando, mas temos entrosamento e não é só profissional. Existe uma amizade, existe todo um lance juntos que vai fluindo bem, e graças a Deus são cantores maravilhosos. Estou em casa e eu tenho orgulho da minha ala musical mesmo, sem eles não daria”, disse Grazzi Brasil.

A cantora elogiou o samba, exaltou os compositores da obra e o canto da escola. “Como sempre, os Gêmeos, o Gui, eles vêm bailando nas composições. O samba deles é um samba que, para mim, é sempre muito fácil de cantar, é muito gostoso. Eu sou fã demais e todo mundo vem cantando. Estamos ensaiando desde agosto e todo mundo pode ver o quanto a Milênio vem com o chão e vem cantando”, declarou.

Outros destaques

A bateria “Pegada da Coruja”, que é regida pelo mestre Vitor Velloso, foi um dos destaques da escola. A batucada brincou na passarela, fez o ‘paradão’ para a escola cantar sozinha, realizou várias bossas, sempre com um clima de muita descontração.

TerceiroMilenio et MestreVitor

“Temos algumas coisas pra ajustar, óbvio, mas foi muito legal. Achei que agora no final deu uma caidinha no andamento, mas ao todo foi muito bom. A gente cancelou nosso ensaio específico por conta da chuva e a gente veio de cara para fazer o primeiro geral. E o resultado foi muito positivo. Agora é lapidar mais ainda pra gente chegar firme no desfile”, contou o mestre Vitor Velloso.

Vitor elogiou o clima da bateria, mas voltou a se atentar sobre a caída do andamento no final. “Foi positivo o clima e a energia. Isso é tudo. Acho que a partir do momento que você tem um clima e uma energia positiva, funciona. De negativo, acho que foi a questão do andamento que deu uma caída nesse último módulo. Mas agora é acertar isso e lapidar as outras coisas e seguir firme”, completou.

TerceiroMilenio et GeovannaBateria

Antes do ensaio, na largada, Grazzi e Darlan cantaram a canção ‘Dancin’ Days’, de Lulu Santos.

Toda a escola foi vestida com a camisa do enredo 2025, o que transformou o ensaio em roxo. Componentes de alas carregando leques, bandeirinhas, bexigões todos nas cores da bandeira LGBTQIAPN+. As baianas ensaiaram no último setor, vestidas com saiotes e roupas das cores da agremiação.

Colaboraram Naomi Prado, Nabor Salvagnini, Lucas Sampaio e Will Ferreira

Veja mais imagens do ensaio

TerceiroMilenio et 15 2 TerceiroMilenio et 12 1 TerceiroMilenio et 17 1 TerceiroMilenio et 19 1 TerceiroMilenio et Bateria TerceiroMilenio et 20 1 TerceiroMilenio et Comissao1 1 TerceiroMilenio et CoreografoRegis TerceiroMilenio et DiretorDeHarmoniaJapa TerceiroMilenio et MalCavalBateria TerceiroMilenio et Passista TerceiroMilenio et SegundoCasal